Connect with us

Curral Novo do Piauí

Católicos mantém tradição e celebram 58 anos de devoção a São Francisco em Curral Novo do Piauí

Publicado

em

O dia 04 de outubro, em Curral Novo do Piauí, é tradicionalmente marcado pela celebração da festa do seu padroeiro, São Francisco de Assis. Há 58 anos, fiéis devotos se reúnem para render graças a um dos santos mais populares da igreja católica.

Este ano, o festejo teve como tema “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.”, um trecho de um texto conhecido entre os católicos como a oração de São Francisco.

Após o período de peregrinação com a imagem do padroeiro pelos lares das famílias de Curral Novo, no dia 25 de setembro foi celebra a primeira noite de missa e novena. Neste dia aconteceu, também, pela primeira vez em Curral Novo, o hasteamento da bandeira do padroeiro, conduzido pelo padre Allef, vigário da Área Pastoral, e a leiga Sinobilina simbolizando a abertura.

No dia dedicado a São Francisco, um grande número de fiéis católicos participou da Missa Solene, presidida pelo padre Edivaldo Silva, pároco de Simões, e concelebrada pelo padre Allef Carvalho, vigário da Área Pastoral de Curral Novo, e padre Francisco Ramires, pároco de São Julião.

Na abertura, o padre Edivaldo deu as boas-vindas e falou da alegria de poder celebrar a festa de São Francisco. “Alegria estar mais uma vez em Curral Novo. Agradeço ao padre Allef pela acolhida de sempre. Sejam todos bem-vindos e bem-vindas. Que possamos participar bem desse santo sacrifício, e que São Francisco nos inspire a cada vez mais imitarmos ao senhor Jesus Cristo.”, disse.

A celebração encerrou com a cerimônia de bênção e exposição do Santíssimo Sacramento no altar, um momento de profunda oração, seguida do ato de arreamento da bandeira, que foi conduzido pelo padre Allef, ao lado do prefeito do município, Junior de Abel.

Essa foi a primeira vez que a bandeira foi hasteada e arreada nos festejos de Curral Novo do Piauí, marcando o período de celebração dos festejos, como sendo o marco de abertura e encerramento, respectivamente.

Ao portal Cidades na Net, o padre Allef falou sobre o festejo. Essa é a segunda vez que ele participa da festa de São Francisco. A primeira vez foi ainda no seu estágio diaconal, e agora, participou como sacerdote e vigário da Área Pastoral.

Publicidade

Essa foi a minha segunda experiência vivenciado o novenário e a festa de São Francisco de Assis. Ano passado como diácono, e este ano, como vigário paroquial, com uma maior responsabilidade, e tenho a alegria de dizer que nós temos crescido em vários aspectos. Percebemos uma participação e envolvimento maior de leigos e leigas para que a nossa festa se torne cada vez maior e mais bonita.”, disse, citando aos grupos, pastorais e instituições municipais.

O padre avaliou de forma positiva a realização da 58ª festa de São Francisco. “Foi extremamente positivo. Nós tivemos visivelmente essa participação das pessoas na santa missa, mesmo nesse tempo de incertezas por conta do ano eleitoral. Temos a alegria em dizer que tantas pessoas se somaram em união para realizar os festejos, e tantas outras se aproximaram para celebrar cada noite o novenário de São Francisco de Assis.”, disse.  

O vigário falou sobre o significado do festejo para a comunidade. Segundo ele, é uma oportunidade da comunidade retirar-se espiritualmente. “É um tempo extraordinário dentro do ordinário. Então nós temos a luz da santidade de Francisco de Assis, especialmente em nossa comunidade, a oportunidade de cada vez mais crescermos através do seu testemunho na fidelidade a Jesus, no amor ao Cristo e no caminho do discipulado. Então a nossa igreja se consolida e cresce e se motiva a partir dessa vivência espiritual do testemunho de São Francisco de Assis.”, pontuou.

Após a missa, foi realizado o sorteio do II Show de Prêmios Franciscano. Veja os ganhadores:

Assista a missa:

Veja fotos da missa solene:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS