Connect with us

Curral Novo do Piauí

Curral Novo certifica profissionais da Rede de Proteção e apresenta resultados do Programa VIA

Publicado

em

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e CMDCA, realizou nesta quinta-feira (20), no prédio do CRAS, o evento de certificação dos profissionais da Rede de Proteção do Município.

Além da entrega de certificados para os profissionais da rede de proteção social que participaram das ações do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), em 2022, o evento também contou com a apreciação de resultados do Programa VIA, rede de proteção em Curral Novo do Piauí.

O prefeito Júnior de Abel, a primeira dama e secretária de Finanças, Aparecida Oliveira, o Controlador Interno, Erisvaldo Gomes, as secretárias Nalva de Jesus, de Assistência Social, Vanderlucia Lira, de Saúde e Erasma Alves, de Educação, o vereador Augusto Ângelo, o Major Antônio Milton, o Representante da Auren, Miqueias, a Presidente do CMDCA de Curral Novo, Silmara, e os representantes do CMDCA de Araripina Pernambuco estiveram presentes no evento.

Na abertura, o prefeito fez agradecimentos.”Quero aqui agradecer a presença de todos, agradecer a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social e a Votorantim, a Auren. Parabenizar a toda equipe que realiza esses projetos”.

Logo após, crianças e adolescentes assistidos pelo projeto “Donos do Amanhã”, abrilhantaram o evento com apresentações artísticas, como música e capoeira.

A Secretária de Assistência Social, Nalva, falou um pouco sobre o projeto desenvolvido pela pasta. “É um momento satisfatório, não só pra mim, mas também para as crianças e adolescentes, e eu não poderia deixar de apresentar esses tesouros que são os alunos das oficinas. Hoje alguns já estão até se profissionalizando na área da sua oficina, eu faço questão de apresentar cada um deles. Obrigada a cada um de vocês e também as mamães que nos apoiam sempre”.

As psicólogas Sílvia e Simone e a Assistente Social Sara, apresentaram os muitos resultados que surgiram através das parceiras firmadas pelo munic´´ipio.

A conselheira Tutelar Eulan, agradeceu e destacou a importância das a formações do VIA.”Eu só tenho a agradecer em nome de todas as conselheiras tutelares, pelas formações que o programa VIA trouxe pra gente, que através dessa formação a gente desenvolve o nosso trabalho com mais conhecimento, com mais segurança, a gente saber de fato o nosso papel e o que fazer”.

Gildete, mãe de uma participante do projeto Donos do Amanhã e também do Reforço Escolar, parabenizou pelas ações e disse que sua filha tem se desenvolvido. “O reforço escolar veio como uma dádiva na vida da minha filha, pois durante a pandemia ela foi muito prejudicada, e quando foi no início do ano passado eu recebi o convite para inscrever minha filha no reforço sem nenhum gasto, tudo gratuitamente. E no final do ano minha filha já estava muito desenvolvida, já sabia ler e hoje ela não quer perder nenhuma aula. Parabenizo e agradeço toda a gestão e todos os profissionais que compõem essa equipe.”

A mamãe Socorrinha, também relatou sobre a participação do seu filho nos projetos do CRAS. “O reforço escolar e chegou na vida do meu filho na hora certa, no dia certo, pois eu percebia a necessidade e ficava preocupada, até que fui convidada para uma reunião na qual apresentava o projeto do reforço escolar, e desde aquele dia fiquei muito feliz, por saber quem seria as profissionais, pois todas elas trabalham por amor e com amor e prova disso é que hoje ele já sabe ler e escrever. E quanto a Oficina de Futebol, eu posso dizer que vocês estão realizando o sonho dele, pois ele sempre gostou muito de futebol, hoje ele está lá na oficina, muito feliz, muito realizado. Enfim, eu estou muito pela oportunidade e por tudo que vocês tem feito na vida do meu filho, ele está se sentindo realizado em estar lendo e escrevendo e estar onde ele sempre sonhou”.

O evento seguiu com a psicóloga Débora Lira, responsável pelo grupo “Todo mundo ON”, que reforçou a importância do mesmo. “Tem sido uma verdadeira troca, eu tenho aprendido muito com os meninos e poder acompanhar todo o processo de desenvolvimento deles, que é por mérito deles desde o início até aqui, tem aquecido o meu coração. O sentimento é mesmo de gratidão por todo apoio e toda ideia que é abraçada tanto por Nalva, quanto por todos os profissionais aqui do CRAS, que é uma equipe maravilhosa. Enfim, a minha gratidão a todos vocês que podem contribuir a tornar esse projeto possível, me faz pensar que a gente ta no caminho certo.”

A participante do grupo, Yara Rodrigues, fez uma breve apresentação e relato de experiência. “Através dos encontros da roda de conversa, eu pude refletir sobre quem sou nas atividades em que era trabalhado o nosso auto conhecimento, defeitos e nossas qualidades, pude aprender também a valorizar a minha família, pois cada um teve uma criação diferente e consequentemente demonstram carinho e afeto de uma forma diferente, descobri que o meu valor como jovem na sociedade é muito importante, e através da Psicóloga Débora, tive o incentivo para elaborar metas e fazer o que for preciso para que as mesmas se cumpram. Agradeço primeiramente a Deus por colocar pessoas tão especiais no nosso caminho e agradecer também ao CRAS por desenvolver em conjunto com a Prefeitura Municipal, projetos tão lindos e inspiradores e que eu tenho certeza que ficará marcado para sempre na vida de cada criança e adolescente, assim como a roda de conversa ficou na minha.”

A primeira dama Cidinha Oliveira, também destacou sua alegria pelos projetos desenvolvidos na cidade. “Quero externar minha gratidão a esse lindo projeto, como vocês viram é muito importante, é riquíssimo. Agradecer a parceria da Auren e reafirmando que realmente o recurso de 2023 já está na conta, para ser usado com mais Belos projetos que virão por aí. Enfim, agradeço a todos os profissionais, na pessoa de Nalva e de toda a equipe, é lindo vê o desenvolvimento de cada criança e adolescente.”

O representante da AUREN, Miqueias, externou o seu carinho por Curral Novo e alegria pelos resultados que tem sido alcançados.”Eu tenho um carinho enorme por tudo isso, quem me conhece sabe que sou daqui, eu vi Curral Novo antes mesmo de nascer, andava aqui quando ainda era povoado, então assim, eu tenho um carinho muito grande por tudo isso. Desde o primeiro ano deu certo, desde o primeiro ano vocês fizeram o melhor. E se Curral Novo hoje é uma referência é devido vocês terem secretárias e profissionais competentes, tudo que a gente traz elas entregam o melhor. Nós temos um orgulho muito grande da parceria com Curral Novo e principalmente dos resultados que vocês entregam, então estar aqui hoje, presenciando tudo isso é um orgulho não só meu, mas de toda AUREN.”

Ao final, a representante do instituto aliança, Gláucia, foi convidada para iniciar a entrega dos certificados referentes ao ano de 2022.


Facebook

MAIS ACESSADAS