Connect with us

Curral Novo do Piauí

Curral Novo do Piauí se despede de Abel Francisco, celebra missa e destaca sua história de vida

Publicado

em

Hoje, 16, foi um dia de tristeza para Curral Novo do Piauí, que se despediu de um filho ilustre, Abel Francisco de Oliveira, falecido ontem, segunda-feira, 15 de novembro, aos 74 anos de idade.

O corpo de Abelão, como era conhecido por alguns, foi velado em sua residência, localizada na Rua 1º de Maio, Centro da cidade, por onde passou um grande número de pessoas em um gesto de solidariedade aos familiares, bem como, de despedida.

No início da tarde, próximo das 14h, o corpo de Abel deixou a residência onde morava e seguiu em cortejo até a igreja de São Francisco de Assis, onde foi celebrada a missa de corpo presente, presidida pelo padre Ferdiran Mendes, vigário local.

Familiares e amigos lotaram o templo religioso. Era um adeus a um ilustre cidadão, agropecuarista, líder político e comunitário, que partia da vida terrena deixando uma bonita história de vida e um legado.

Ao final da celebração, foram prestadas homenagens a Abel Francisco. Emanuela Alves, a Manu, contou um pouco da história de vida do mesmo.

Publicidade

Abel Francisco de Oliveira nasceu no dia 6 de Agosto de 1947, em Caibos, município de Simões Piauí,  numa família de 7 irmãos, filho de Teresa Tavares de Oliveira e de Francisco Claro de Oliveira, ambos em memória.

Ficou órfão de seu pai ainda bebê. Logo cedo, teve que começar a trabalhar para ajudar a cuidar dos seus irmãos e comprar medicamentos para sua mãe.

Casou se com Maria Das Graças no ano de 1974, com quem teve 5 filhos – Marinalva, Erisvaldo, Edivaldo (em memória), Edivon e Abel Francisco de Oliveira Júnior, atual prefeito de Curral Novo do Piauí.

O casal mudou-se para a cidade de Curral Novo do Piauí em dezembro de 1985, onde viveu até os 74 anos de idade, e partiu deixando, também, como filho, Daniel Dantas, além dos netos.

Ele foi vereador do município de Simões na legislatura de 1992 à 1995. Era político tradicional. A exemplo dele, dois dos seus filhos também se tornaram políticos. Erisvaldo Gomes foi prefeito de Curral Novo por dois mandatos, e agora, Junior de Abel, exerce o seu segundo mandato.

Publicidade

“Abelão parte deixando como legado a força, a obstinação, a coragem e a perseverança de que um “guerreiro nunca morre” ele se perpetua. Seu exemplo perdurará e seu nome será constantemente lembrado por todos os que tiveram o privilégio de conhecer você”, diz a mensagem.

Após a missa, o corpo foi levado para a comunidade Chapada, zona rural do município de Curral Novo do Piauí, onde foi sepultado.

Veja imagens

Fotos: Márcio Ryan

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS