Connect with us

Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Prefeito paga contrapartida do Garantia Safra e assegura benefício aos agricultores

Publicado

em

Com o objetivo de assegurar que os agricultores familiares do município de Curral Novo do Piauí tenham direito ao benefício do Garantia Safra, o prefeito Leônidas Lima tem pago regularmente a contrapartida do município junto ao fundo do programa.

Segundo o gestor, ao todo, serão destinados mais de R$ 33 mil para o Garantia Safra. O município já efetuou o pagamento de duas parcelas no valor de 5.500, cada. O aporte do município é divido em seis parcelas. Por cada agricultor cadastrado, a Prefeitura contribui com mais de 40 reais. Dessa forma, o governo municipal garante o benefício para agricultores que tenham perda acima de 50% da produção agrícola. Cada agricultor recebe do benefício R$ 850 reais, divididos em cinco parcelas, direto na sua conta pessoal.

O prefeito Leônidas afirmou que as chuvas registradas no município estão abaixo da média. “Em Curral Novo choveu bem menos que em outros municípios da região. Além de estar abaixo da média, as chuvas vieram em período diferente do calendário de plantio dos agricultores”, disse. Segundo o gestor, muitos agricultores plantaram duas vezes. “Houve perda total na primeira planta e na segunda, as chuvas não foram suficientes. Com certeza a produção será bem menor que o esperado”, disse.

Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já iniciou nos municípios do Piauí a fase de verificação das perdas da produção agrícola de 2014/2015. O processo se dá por meio da solicitação das prefeituras no sistema online do MDA. Recentemente, o secretário de Agricultura de Curral Novo, Samuel Lima, participou de um encontro regional da cidade de Paulistana, onde uma série de informações da equipe do Garantia Safra no Piauí foram repassadas ao município.

Em entrevista, o prefeito Leônidas falou da importância do programa. “O garantia safra tem sido a salvação de muitos agricultores diante dessa seca prolongada. É um benefício que tem ajudado as famílias do campo. E nós, sabendo de sua importância, aderimos ao programa todos os anos e pagamos em dia a contrapartida do município. É um compromisso da nossa administração com o agricultor”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS