Connect with us

Curral Novo do Piauí

Desfila Cívico celebra Dia da Independência e retrata história e avanços da cidade de Curral Novo do Piauí

Publicado

em

A cidade de Curral Novo do Piauí celebrou o marco dos 200 anos da Independência do Brasil, com um grande desfile cívico realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, nesta quarta-feira, dia 7 de Setembro.

O Desfile Cívico, que contou com a participação da Escola Municipal José Cícero de Morais e Escola Estadual São Francisco de Assis, percorreu as principais ruas da cidade, saindo de ambas escolas em direção a principal avenida para serem apresentados os blocos.


FOTOS | Desfile Cívico da Independência em Curral Novo do Piauí


A escola José Cícero de Morais trouxe para a avenida o tema “A origem de Curral Novo do Piauí, nossa memória e nossa História: Conhecer para não esquecer”, apresentando à população curral-novense a cultura e o conhecimento histórico municipal.

Já a escola Estadual apresentou o tema “Curral Novo do Piauí no bicentenário da independência, – crescimento e desenvolvimento”, mostrando as transformações e progressos da terra, desde sua emancipação política.

Após o fim do percurso do desfile, o prefeito Júnior de Abel se pronunciou e falou da satisfação pelo evento que remete a uma data tão importante. “O Desfile pra nós é uma grande satisfação, hoje nós estamos comemorando o 7 de setembro, dia da independência, o dia que Dom Pedro I deu o grito da democracia do Brasil, então pra nós brasileiros é uma satisfação enorme poder comemorar essa data. Tá de parabéns a Secretaria de Educação, em parceria com todas as secretárias do município, direção da escola Estadual e municipal, e todos os funcionários do município, enfim, todos os envolvidos estão de parabéns”.

O gestor também contou um pouco sobre a história do município e a alegria em ver a cidade se desenvolver mais a cada dia “Foi mostrado aqui que Curral Novo foi desmembrada de Simões, somos filhos de Simões. Graças a Deus nós temos a satisfação de termos 3 vereadores da cidade que foram vereadores na cidade de Simões, e nisso a gente fica muito feliz em dizer que foi mostrado aqui hoje que em Curral Novo entra recurso, mas também foi mostrado que os recursos são desenvolvidos na cidade, como a nova sede da prefeitura, a ampliação da UBS, que daqui a poucos meses teremos médicos de plantão na nossa cidade e muitos outros exemplos’ disse.

A secretária de Educação, Erasma Alves, parabenizou a todos pelo evento, destacando a importância da data. “O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história, que é a nossa independência. Foi nesse dia em 1822 que Dom Pedro deu início a essa trajetória como nação independente. A escola teve o compromisso de levar pra população curral-novense a origem e a história de Curral Novo do Piauí. Todas as escolas, professores, alunos, os pais, estão de parabéns por este evento.”

Publicidade

Logo após, foram feitas as apresentações. Da escola municipal, as turmas dos maternais abordaram a origem do nome da cidade, e os jardins, apresentaram as principais famílias que povoaram a cidade.

As turmas do primeiro ano apresentaram sobre a igreja católica e a sua origem e fundação. “Da devoção de um povo franciscano nasce uma comunidade cristã”; e as do 2° ano, sobre a educação antes da escolarização, homenageando os primeiros mestres da cidade.

Com muita emoção, foi apresentada uma tabuada centenária de posse do Senhor Líbanio Severo, que foi escrita com caneta de pena e bico de ferro.

A turma do 3° ano levou a avenida uma maquete demonstrando a primeira iluminação do povoado; já o 4° ano, homenageou as parteiras, rezadores, benzedeiras, curandeiros e medicinas caseiras.

O bloco “Educação/Escolarização: Primeira escola, origem e primeiros professores’, foi apresentando pelo 5° ano; e o 6° ano demonstrou como aconteciam as festas e diversões no povoado de Curral Novo, como o Lirandô, uma dança de roda cantada em versos por um grupo de senhoras, o pífano e o forró tradicional.

As delícias e culinária tradicional foram apresentadas pelas turmas do 7° ano. O Regime Político de Curral Novo do Piauí enquanto povoado foi representado pelo 8° ano. A última turma do Ensino Fundamental, o 9° ano, abordou as representações da origem da Agricultura, Comércio e Transportes, remetendo ao período de Curral Novo como povoado.

A Unidade Escolar São Francisco de Assis abordou a história política do município, bloco do 3° ano “B” que exibiu os nomes que marcaram a história política na cidade e todos os mandatos da política curral-novense.

A Saúde também foi homenageada pelo bloco do 1° ano “A”, onde foram apresentados alunos da referida escola e alguns dos profissionais da saúde que estão no dia dia trabalhando no cuidado da população, promovendo saúde e reabilitação para aqueles que precisam.

A turma do 2° ano “A” retratou o Campeonato Municipal de Futebol Amador de 2022 em Curral Novo. Já a educação foi representada por alunos da UAPI – Universidade Aberta do Piauí/UESPI, com Polo na cidade.

A escola também abordou a expansão religiosa; a agricultura e os vaqueiros; os grandes empreendimentos, tais como a energia eólica, a energia solar e o minério de ferro.

Também foram apresentados alguns dos frutos colhidos oriundos desses grandes empreendimentos, tais como a sede da nova prefeitura, a ampliação da UBS, Aquisição de novos veículos, pavimentação na sede e zona rural, construção de garagem pública municipal e entre outros.

A tropa de Elite, tradicional bloco nos desfiles da UESFA, foi representada pela turma do 3° ano “A” e homenageia o exército, a marinha e a aeronáutica.

As bandas marciais “Pedro Rubens”, a “Fanfarra UESFA” de Curral Novo e a Banda Império, de Paulistana, também participaram, abrilhantando ainda mais o desfile Cívico.


Facebook

MAIS ACESSADAS