Connect with us

Curral Novo do Piauí

Educação de Curral Novo do Piauí realiza mobilização do Busca Ativa Escolar

Publicado

em

Com o objetivo de garantir o acesso de crianças e adolescentes à escola e assegurar o recenseamento escolar contínuo, a Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de março, uma mobilização social do Busca Ativa Escolar.

A atividade teve concentração na sede da Secretaria de Educação, e de lá, a mobilização seguiu para o anexo da Escola José Cícero de Morais, em seguida, para a Escola São Francisco de Assis.

A mobilização Social do Busca Ativa Escolar vai além das questões escolares, e além da Secretaria de Educação, foram articuladas ações entre áreas da Saúde, Assistência Social, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com a organização, a Busca Ativa Escolar é uma estratégia na garantia de direitos de crianças e adolescentes, em especial, o direito à educação conforme determina o artigo 227 da Constituição Federal. Além disso, a Busca Ativa também é uma grande aliada na prevenção da exclusão e do abandono escolar, sendo que, sua metodologia contribui para identificar adolescentes fora da escola ou em risco de abandono.

Em seu discurso, a secretária de Educação de Curral Novo do Piauí, Erasma Alves, destacou a importância da realização da ação e a integração com a sociedade em geral.

“Trabalhamos de forma intensificada para identificar crianças e adolescentes fora da escola, mas além de identificar, solucionarmos o problema e acompanharmos a criança ou o adolescente já no ambiente escolar. E para que possamos encontrar quem está fora da escola é necessário um envolvimento da sociedade e toda a comunidade escolar por meio de ações em rede e diálogos com as famílias através de uma aproximação acolhedora e um envolvimento das escolas que emitirão alertas ao identificar faltas frequentes dos alunos”, frisou.

A secretária ainda destacou que é necessário a realização de mobilizações para enteder o que leva crianças e adolescentes fora da escola, para que então sejam traçadas estratégias que assegurem que eles continuem na escola.

“É necessário entendermos as razões que levam nossas crianças e adolescentes a estarem fora da escola, a partir daí, estabelecermos as estratégias não apenas para atraí-los para a escola mas, mas para assegurar que eles, de fato, permaneçam estudando. São várias as razões que afastam os jovens da escola, entre elas, barreiras socioculturais como preconceito (de raça, de gênero), violência, barreiras econômicas como a pobreza, dentre outras. Por isso, a Busca Ativa vai além das questões apenas escolares e nós enquanto Secretaria de Educação defendemos a ideia de que haja ações como essa”, garantiu.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS