Connect with us

Curral Novo do Piauí

Mutirão itinerante aproxima a Justiça da população em Curral Novo do Piauí

Publicado

em

Curral Novo do Piauí, situado a 484 km de Teresina, foi o primeiro município do Estado a receber, em 2022, o projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado Piauí, que disponibiliza aos moradores diversos serviços de cidadania.

A Jornada da Justiça Itinerante teve início no dia 24 de janeiro, e encerra nesta sexta-feira, a 28. Os atendimentos acontecem na praça da Igreja São Francisco de Assis, no Centro da cidade, onde estão estacionadas as unidades móveis de vários órgãos.

São vários os serviços ofertados, desde o reconhecimento de paternidade pelo projeto “Eu tenho pai”; retificação de registro civil de casamento, paternidade e óbito, divórcio consensual, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito, segunda via de registro civil, casamento comunitário, primeira e segunda via de Registro Geral (RG) e exame de DNA, além de informações do PROCON/PI.

“A Justiça Itinerante tem sede em Teresina, no Fórum central, mas também vai aos municípios. Trabalhamos atendendo a população mais necessitada de serviços básicos, trazendo o mínimo de dignidade e desafogando as Varas Judiciais das Comarcas de ações de fácil resolução.”, explicou a analista judicial, Robertha de Sampaio Pereira Coelho.

No município, o mutirão da Justiça Itinerante teve total apoio da Prefeitura de Curral Novo do Piauí. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) se tornou a porta de entrada dos serviços. É lá onde é feito o primeiro atendimento, com o acolhimento e direcionamento das pessoas que procuram os serviços gratuitos.

Para o prefeito Junior de Abel, o principal benefício é a acessibilidade. O projeto aproxima a Justiça dos cidadãos no lugar onde vivem. “Se não fosse esse projeto, as pessoas teriam que ir para outras cidades em busca desses serviços. E tendo aqui em nossa cidade, facilita a vida das pessoas.”, disse.

Com o objetivo de atender o maior número de pessoas possíveis, a Prefeitura Municipal mobilizou a população da cidade e da zona rural. “Foi uma grande oportunidade. Por isso a gente chamou a população para aproveitar.”, pontuou o prefeito.

Uma das pessoas beneficiadas pelo mutirão da Justiça Itinerante em Curral Novo foi o Sebastião José do Nascimento, que reside na cidade. Ele procurou o serviço para a 2ª via da Certidão de Nascimento. “Facilitou a vida de muitas pessoas, pois não são todas as pessoas que tem condição de ir até Simões para tirar a 2º via de um documento, e essa é uma oportunidade única de fazer o documento aqui mesmo em Curral Novo. Sem falar dos outros serviços que também tem aqui.”, disse.

Publicidade

Mias fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS