Connect with us

Curral Novo do Piauí

Plenária de Saúde em Curral Novo do Piauí debate defesa do SUS

Publicado

em

O Conselho Municipal e a Secretaria de Saúde de Curral Novo de Piauí, promoveram nesta segunda-feira, 27 de março, no auditório da Prefeitura, a Plenária Municipal de Saúde.

A Plenária, um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde, abordou como tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Além dos profissionais de saúde e a população em geral, o evento contou com as presenças da primeira-dama, Cidinha Oliveira, da secretária de Saúde, Vanderlucia Lira, da secretária de Assistência Social, Nalva Macedo, o palestrante, Hamilton da Silva e a vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, a enfermeira, Niedja Xavier.

Na abertura, a secretária de Saúde, Vanderlucia Lira, agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância do evento, na construção de uma saúde melhor. “Esse é um momento impar, em que vamos tratar sobre a saúde do nosso município, o que nós temos, o que queremos, de que forma podemos melhorar os nossos serviços, o que ainda temos a conquistar, enfim, buscar construir propostas de políticas públicas que atendam cada vez mais as necessidades da população”, disse.

A gestora defendeu importância da valorização do SUS. “Precisamos valorizar e defender o SUS, um sistema de saúde, que é de todos nós, todos precisam dele do rico ao pobre. Por exemplo, se o rico sofrer um acidente, quem irá socorrê-lo? o SAMU, que é do SUS. Se nós precisamos de vacina, de imunização, quem que tem? o SUS. Então é de um valor inestimável”, destacou.


A secretária ainda afirmou, que nos últimos tempos, a saúde do município obteve muitas conquistas, proporcionando importantes melhorias no atendimento ao povo, quando enfatizou que a meta é ofertar um serviço cada vez melhor, que atenda as necessidades da população de Curral Novo”, finalizou.

A palestra magna, foi conduzida pelo enfermeiro Hamilton da Silva Lacerda, que apresentou a importância das plenárias municipais, mencionando a necessidade das propostas para a melhoria do setor de saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.

O palestrante ainda discorreu sobre os eixos, para subsidiar os trabalhos em grupos. Sendo os eixos I- Saúde como Direito, II- Consolidação dos princípios do SUS e III- Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Em seguida, houve a divisão dos grupos de trabalho, para a elaboração das propostas, que, posteriormente, foram apresentadas e aprovadas na planária final.

Por fim, foram eleitos quatro delegados para a Conferência macrorregional, sendo eles: a secretária Vanderlucia Lira (Gestor Prestador de Serviço), o enfermeiro Thomás (Representante de trabalhador da Saúde), Diego Lima e José Ocledio (Representante de Usuários do Conselho Municipal de Saúde).

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS