Connect with us

Curral Novo do Piauí

Secretaria de Saúde de Curral Novo do Piauí promove o dia ‘D’ do Outubro Rosa

Publicado

em

A fim de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Curral de Novo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu ações em alusão à campanha “Outubro Rosa”.

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (21), o dia ‘D’ do Outubro Rosa. A iniciativa tem visa  compartilhar informações, promover a conscientização sobre as doenças e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

As atividades iniciaram na praça da Igreja Matriz, quando as mulheres praticaram atividades físicas, incentivadas pelas fisioterapeutas do município, e também houve atividades de zumba.

Logo após, aconteceu uma palestra, ministrada pela Dra. Janaína Soares, sobre o câncer de mama. A mesma, salientou que não há uma causa específica, mas que existem diversos fatores que estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres.

Na oportunidade, a médica ainda repassou informações a cerca dos fatores de ricos, sinais, sintomas e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

As atividades tiveram continuidade na UBS, onde foi servido um café da manhã, e as mulheres interessadas puderam realizar testes rápidos de sífilis e HIV e exames de prevenção.

A secretária de Saúde Vanderlucia Lira, destacou a importância dos exercícios físicos na prevenção da doença. “Coisa bonita é ver tanta mulher reunida! Estamos celebrando o Outubro Rosa, que lembra a nós mulheres do cuidado que a gente tem que ter com o nosso corpo. Foi comprovado que exercício físico ajuda a prevenir o câncer de colo e de mama, ele estimula os hormônios e, sem contar que o exercício nos deixa com um corpo bem legal”, disse.

A gestora da pasta ainda lembrou a importância que o mês de outubro tem para a conscientização das mulheres, bem como expressou sua satisfação em vê a participação das mulheres no cuidado com elas.

“Eu tenho notado que a cada ano o público de mulheres participando vai só crescendo, então a gente fica muito feliz, pois as mulheres estão cada vez mais ativas e preocupadas com o seu bem estar e o cuidado da sua saúde. Todos os dias é dia de se cuidar, cuidar da nossa saúde, mas especialmente nesse mês de outubro, procuramos provocar nas mulheres essa vontade de se cuidar, seja através da realização dos exames, seja através das atividades físicas”, afirmou.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS