Secretaria de Saúde de Curral Novo do Piauí realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa
Publicado por: Cleilson Silva Almeida | Data: 23/10/19

Secretaria de Saúde de Curral Novo do Piauí realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), promoveu na manhã desta terça-feira, 22, uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

A população concentrou-se na praça da igreja de São Francisco de Assis, e unida pela campanha saiu em caminhada até a UBS Antônio Lopes de Morais, onde aconteceu uma palestra, ministrada pela Dra. Janaína Soares, sobre o câncer de mama e colo de útero.

Durante a palestra, a médica alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são os principais alvos”, relatou a Dra. Janaina.

A profissional repassou os sinais e sintomas do câncer de mama como, nódulo único endurecido, irritação de uma parte da mama, inchaço na pele, dor na mama ou mamilo, entre outros sintomas.

Na ocasião, a médica também chamou atenção para o câncer de colo de útero, um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero. A médica ainda destacou os fatores de risco, sintomas e tratamento da doença.

Logo após, foi servido um lanche, e os interessados puderam realizar os exames preventivos na UBS.

 

Em entrevista, a secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, falou sobre a relevância do movimento Outubro Rosa. “É muito importante à realização, porque estamos fazendo uma ação de prevenção, pois, além dessa passeata que alerta e conscientiza a população, nós também estamos oferecendo o exame de citologia, que é o meio mais eficiente para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer”, destacou Vanderlúcia.

A Secretária ainda expressou a felicidade de ver que a cada ano aumenta mais a participação das mulheres e o interesse em fazer parte da campanha de conscientização contra o câncer de mama.

_Fotos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Seduc realiza primeira revisão Pré Enem neste domingo (9)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará neste domingo, 9 de abril, a primeira revisão preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Pré-Enem 2017. A revisão

ENTRETENIMENTO

Ex-BBB Elana comemora 2 milhões de seguidores com queima de fogos

A ex-BBB Elana Valenária comemorou nessa quarta-feira (24) o número de 2 milhões de seguidores no Instagram. O pai da engenheira fez uma queima de fogos para comemorar a conquista

GERAL

Fusca pega fogo após sair de lava jato no Piauí

Um carro, modelo Fusca, ficou parcialmente destruído após pegar fogo na avenida Nilo Oliveira, no bairro Santa Cruz, em Campo Maior. As chamas iniciaram depois que o proprietário ligou o veículo. Ninguém ficou