Connect with us

Curral Novo do Piauí

Secretaria de Saúde de Curral Novo do Piauí realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), promoveu na manhã desta terça-feira, 22, uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

A população concentrou-se na praça da igreja de São Francisco de Assis, e unida pela campanha saiu em caminhada até a UBS Antônio Lopes de Morais, onde aconteceu uma palestra, ministrada pela Dra. Janaína Soares, sobre o câncer de mama e colo de útero.

Durante a palestra, a médica alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são os principais alvos”, relatou a Dra. Janaina.

A profissional repassou os sinais e sintomas do câncer de mama como, nódulo único endurecido, irritação de uma parte da mama, inchaço na pele, dor na mama ou mamilo, entre outros sintomas.

Na ocasião, a médica também chamou atenção para o câncer de colo de útero, um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero. A médica ainda destacou os fatores de risco, sintomas e tratamento da doença.

Publicidade

Logo após, foi servido um lanche, e os interessados puderam realizar os exames preventivos na UBS.

 

Em entrevista, a secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, falou sobre a relevância do movimento Outubro Rosa. “É muito importante à realização, porque estamos fazendo uma ação de prevenção, pois, além dessa passeata que alerta e conscientiza a população, nós também estamos oferecendo o exame de citologia, que é o meio mais eficiente para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer”, destacou Vanderlúcia.

A Secretária ainda expressou a felicidade de ver que a cada ano aumenta mais a participação das mulheres e o interesse em fazer parte da campanha de conscientização contra o câncer de mama.

_Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS