Connect with us

GERAL

Devisa intensifica fiscalizações no período carnavalesco em Picos

Publicado

em

A saúde é o bem mais precioso que uma pessoa pode manter. Ao considerar isto, o Departamento de Vigilância Sanitária já iniciou suas atividades alusivas ao carnaval em Picos.

De acordo com Lúcia Albuquerque, coordenadora do DEVISA, todos os ambulantes que se cadastraram já passam por uma pré-fiscalização do que vão oferecer para venda.

“Nós já estamos vendo o cadastro de todos os comerciantes que estarão vendendo produtos no carnaval. Nós temos uma fiscalização agendada para todos os dias. Tem uma equipe que vai passar fiscalizando todas as barracas, verificando a manipulação do produto, a higiene. Verificando tudo que pode ser feito para garantir a segurança da saúde dos picoenses”, declarou ela.

Lúcia Albuquerque disse ainda que o requisito primordial exigido pelo DEVISA são os exames de fezes e urina, a fim de que se constate quimicamente a ausência de qualquer bactéria que possa ser transmitida para o folião.

“Geralmente esse pessoal que trabalha com alimentação a gente exige que se faça exame de fezes e urina, porque esse exame é que vai identificar se o vendedor possui salmonela ou alguma outra bactéria que possa ser transmitida pelo manuseio dos alimentos. Existem muitas pessoas que são assintomáticas. O que isso quer dizer? Elas têm a bactéria, mas não desenvolvem o quadro, contudo, elas podem transmitir a doença. Então é preciso que tenhamos o maior cuidado possível, para que todos atendam às exigências, a fim de que não ponham a saúde dos foliões em risco”, explicou ela.

Publicidade

A coordenadora afirmou que há uma preocupação em relação à saúde dos picoenses, sim, mas que os ambulantes têm atendido as exigências do departamento, o que tranquiliza um pouco mais.

Facebook

MAIS ACESSADAS