Connect with us

Alagoinha do Piauí

É HOJE | 2º Sarau Literário com escritores, poetas e artistas do Vale do Riachão

Publicado

em

Será realizado na noite deste sábado (13), às 18h, o II Sarau Literário, com a participação de poetas, escritores e artistas dos municípios de Santo Antônio de Lisboa, Alagoinha do Piauí,  Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e São Julião que compreendem o Vale do Rio Riachão.

O Sarau será transmitido através de live pelo Facebook do escritor Nilvon Batista. Essa é a segunda vez que o grupo de escritores promove um evento virtual.

A primeira vez aconteceu no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, através das redes sociais, no qual alguns poetas participaram de um sarau literário on-line, além de apresentação artística com a atriz Goretti Smarandesco, de Fortaleza, e o músico, Elves Batista. Na ocasião houve um recital de poesias com vários membros do grupo.

Está surgindo na Região do Vale do Riachão, o grupo Artistas do Vale do Riachão, composto por escritores, artistas e poetas para discutir e disseminar literatura na região.

De acordo com o membro fundador do grupo, Nilvon Batista, a ideia surgiu no início deste ano de 2020, em uma reunião de amigos, que ao relembrarem os lançamentos de livros na cidade de Santo Antônio, perceberam que eram bastante significativos em quantidade e qualidade.

Publicidade

A partir de então, o escritor, Jailson Klein, também membro fundador do grupo, sugeriu a criação de uma academia de letras na região. A ideia foi considerada pertinente pelos escritores e poetas Gilson Chagas e Francisco Valentim que estiveram presentes no encontro.

Nilvon Batista, em conversa com Samuel Nascimento, jovem poeta e articulista cultural de Alagoinha, surgir a ideia de envolver todas as cidades do Vale do Riachão, por existir uma afinidade cultural entre essas comunidades.

“Acredito que o fato de estarmos ligados pelo mesmo rio que atraiu os primeiros habitantes a virem desenvolver a pecuária e a agricultura, bem como criar suas famílias aqui, resultando uma cultura com traços semelhantes. Apesar de cada localidade ter suas peculiaridades, além de muitos fazerem parte da mesma família como Brito, Rocha e Rodrigues, eles visitavam uns aos outros com frequência e aconteciam casamentos entre seus membros, contribuindo assim, para a construção da cultura da região”, pontuou o historiador Nilvon Batista.

Samuel Nascimento relata que o propósito do grupo é futuramente criar uma academia de letras que se chamará ALVAR – Academia de Letras do Vale do Riachão.

“Ainda não tivemos encontros presenciais até mesmo por conta da pandemia. No entanto, temos um grupo no Whatsapp para a articulação do grupo”, frisou Samuel Nascimento.

Publicidade

Com informações de Samuel Nascimento | Edição: Cidades Na Net


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS