Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete do Piauí realiza mobilização do projeto Busca Ativa Escolar

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através da Secretaria de Educação deu início na manhã desta quarta-feira (21), as atividades da ‘Busca Ativa Escolar – FORA DA ESCOLA, NÃO PODE’. A atividade teve início às 7h em frente a SME, logo em seguida saíram em caminhada pelas ruas e avenidas da cidade, com o intuito de chamar atenção da população para a questão da evasão e abandono escolar.

Dessa forma, durante esse mês de julho serão desenvolvidas ações para reforçar a importância da participação ativa da criança e adolescente na escola, mesmo que esta esteja funcionando em outros formatos. Seja com atividades educacionais presenciais ou remotas, o direito a educação continua valendo e precisa ser garantido.

De acordo com a prefeita Lilian Alencar a Busca Ativa foi desenvolvida pelo UNICEF e através desse projeto é possível assegurar e garantir os direitos das crianças e adolescentes ao acesso a educação, buscando trazer melhorias significativas neste âmbito.

“Agradeço a Deus por mais essa oportunidade de trabalhar por nosso município. A busca ativa escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF. É através disso a gente almeja mais conquistas e melhorias do nosso município”, reforçou a prefeita Lilian garantido trabalhar pelo município de Alegrete.

Na ocasião, a Secretária de Assistência Social, Ariane Santos enfatizou a importância da assistência social assegurar e garantir os direitos das crianças no que diz respeito a educação.

Publicidade

“A assistência social busca integrar as equipes resgatando, tanto a formação de direitos das crianças para voltar à escola, quanto o fortalecimento da família nesse processo de adaptação. Mapear e garantir que as crianças tenham direito aos programas de transferência de vida, ajuda fortalecer as políticas municipais de assistência como a de educação. Nesse momento a família precisa ser amparada, orientada e as crianças precisam ter seus direitos garantidos” enfatizou a secretária de Assistência Social Ariane Santos.

Como órgão de tamanha importância no que se trata de garantir e assegurar os direitos das crianças e adolescentes, a Suzana Ramos esteve representando o Conselho Tutelar, onde ressaltou que o objetivo da ação é buscar entender porquê as crianças não estão na escola, sendo que é um direito de todos ter acesso à educação e suporte neste momento difícil que estamos enfrentando.

“Nossa função como conselho é garantir os direitos dessas crianças e adolescentes a ter acesso à escola, direito ao lazer, a cultura e na educação. Estamos dando suporte indo buscar esses alunos nas casas e saber qual motivo não estão na escola, mesmo que de forma remota já que temos passado por momentos difíceis onde os alunos estão desestimulados, muitos não tem acesso à internet. A escola disponibiliza material didático”, ressaltou a representante do Conselho Tutelar de Alegrete.

Já a secretária de saúde, Anna Carla Bezerra destacou que os agentes de saúde contribuem bastante quando se trata da vida escolar das crianças, uma vez que a educação é um ambiente saudável para as crianças se desenvolverem e é importante esse trabalho em conjunto.

“Trabalhamos com os agentes de saúde que são os que mais estão inseridos em contato com as pessoas, tendo em vista todas as ações. Eles são a porta de entrada e assim nos auxiliam nesse tempo na busca dos estudantes que estão fora, incentivando-os, levando informações, trazendo levantamentos. A gente busca incentivar nos estudos, porque a saúde não é apenas a ausência de doença, mas qualquer fator que afaste de uma qualidade de vida. A Educação é o meio saudável para crianças e adolescentes crescerem. É um prazer sempre trabalhar em parceria”, destacou a secretária de Saúde Anna Carla Bezerra.

Publicidade

Secretária de Educação, Virginia Célia aproveitou a ocasião para agradecer aos profissionais que estavam presentes e chamar atenção de todos sobre a não presença das crianças no ambiente escolar.

“É muito importante essa Busca Ativa. Agradeço a todos que se fizeram presentes, ao conselho tutelar, secretaria de assistência social, secretária de saúde, a representante do conselho municipal de educação, aos professores, diretores e coordenadores prefeita Lilian Alencar que está incentivando em todos os momentos de melhorias e desenvolvimento em nosso município. Peço a todos os pais, comerciantes e todas as pessoas da nossa comunidade que não deixem que seus filhos, parentes, fiquem fora da escola porque ela é o lugar certo para formarmos cidadãos e dedicar nossa vida ao crescimento pessoal. Quero pedir aos que sabem de crianças fora da escola que comuniquem à Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Saúde. Estamos fazendo o chamamento àqueles que se matricularam e não estão comparecendo ou fazendo as atividades e, aqueles que ainda não se matricularam”, pontuou a secretária de Educação de Alegrete, professora Virgínia Célia.

A programação segue até o dia 30 deste mês, entre os dias 21 a 29 serão realizadas visitas em loco nas casas e no dia 30 o dia “D” em frente a Secretaria Municipal de Educação.

Conteúdo Relacionado: Educação define ações e estratégias do Busca Ativa Escolar em Alegrete do Piauí

Mais imagens

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS