Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação de Bocaina faz Avaliação da Fluência em Leitura com alunos do 2º ano

Publicado

em

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que estudam em escolas da rede municipal de ensino de Bocaina na zona urbana e rural, participaram nos dias 23 e 24 de agosto (segunda e terça-feira), de uma Avaliação da Fluência em Leitura que faz parte do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

A secretária Municipal de Educação, Simone Granjeiro, destaca o apoio do prefeito Erivelto de Sá Barros e explica que a aplicação é feita pela plataforma CAEd, criada especialmente para abrigar ações de avaliação articuladas à formação de professores, com melhorias nos projetos de recuperação e aprofundamento da aprendizagem, devolutivas pedagógicas e do monitoramento. A aplicação ficou a cargo da coordenadora de ensino da zona rural Lígia Barros, junto aos professores, diretores e coordenadores.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_0382.jpg

“O prefeito Erivelto junto a Dra. Fátima Sá deu total apoio para que as provas acontecessem. Assim como em qualquer evento ou iniciativa eles apoiam a educação de nosso município, sempre pensando no futuro de nossas crianças e adolescentes. Quero aqui parabenizar todos os professores e coordenadores que fazem a equipe da secretaria e principalmente nossos professores e professoras que se desdobraram para a realização dessas provas”, disse a secretária agradecendo a equipe SME pelo empenho.

A fluência de acordo com Simone é entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem dificuldades. Ela citou algumas características de uma leitura fluente: Ampliação do domínio das relações entre grafema e fonemas na ortografia da Língua Portuguesa; Automatização do processo de identificação das palavras; Leitura expressiva que envolva uma adequada atenção aos elementos prosódicos como entonação (variações de altura de voz), ênfase, ritmo, apreensão das unidades sintáticas (fraseados e pausas).

A gestora da pasta acrescentou ainda que diretores, coordenadores e professores que aplicaram as provas, participaram de uma capacitação no último dia 18 na sede da SME.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS