Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação de Santana lança o PRO Alfabetização na Idade Certa em busca de melhorias no aprendizado dos alunos

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Santana do Piauí, promoveu o lançamento do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PRO Alfabetização na Idade Certa). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (04) onde reuniu gestores escolares, professores, coordenadores e diretores.

A adesão do programa pelo município foi uma iniciativa da prefeita Maria José através da Secretaria de Educação que tem à frente a secretária Maria Inês.

O PRO Alfabetização na Idade Certa foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através do governo do Piauí, em regime de colaboração com os municípios para garantir alfabetização na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Em Santana, o programa tem como coordenador municipal o professor Arnaldo de Sousa Rocha, juntamente com os formadores Leiane Moura e Jailton Brito.

O coordenador municipal do programa, professor Arnaldo Rocha, destaca os cinco eixos do PRO Alfabetização na Idade Certa. São eles: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Coordenador Arnaldo Rocha e os formadores Jailton Brito e Leiane Moura

“O município recebe o programa com muito entusiasmo, por melhorias, no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, e o diferencial, por ser um programa que irá ter um acompanhamento mais robusto dentro das nossas expectativas, de aprendizagem e um avanço educacional que almejamos ter na alfabetização”, ressaltou Arnaldo.

Dentro do programa é importante destacar três competências: Leitura, Escrita, Letramento Matemático e Habilidade para avanço nos estudos de forma autônoma.

Publicidade

O PRO Alfabetização na Idade Certa apresenta as principais ações e incentivos, que são: Formação continuada de professores e gestores municipais escolares; Material didático complementar para todos os professores e alunos do ciclo de alfabetização; Avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação de Santana, Maria Inês Rocha, declarou que a adesão do programa pelo município é devido a preocupação em cada vez mais buscar qualidade para o ensino.

Secretária de Educação de Santana do Piauí Maria Inês Rocha

“Nós abraçamos a causa, fizemos a adesão porque sabemos que a educação acontece através do professor. Esse programa ´é rico e o município vai dar todo suporte necessário para que aconteça de forma real, na escola. Acreditamos que a alfabetização é o ápice da aprendizagem do aluno e se ele for bem alfabetizado vai mais preparado para as outras séries também”, pontuou.

“Estamos juntos sempre buscando uma educação para todos, de qualidade, procurando superar nossas dificuldades nesse ano de pandemia porque quem faz a diferença são eles dentro de sala. Esse programa não é apenas de uma escola ou da secretaria, é da Educação de Santana do Piauí e através dela queremos ampliar horizontes para nossos alunos”, concluiu a secretária Maria Inês Rocha.

A prefeita Maria José reiterou as palavras da secretaria Maria Inês falando da importância de fazer a base bem feita porque o resultado futuro será brilhante.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-11-04-at-08.40.11.jpeg
Prefeita Maria José participa do lançamento do programa Pro Alfabetização na Idade Certa

Na ocasião os formadores Jailton Brito e Leiane Moura fizeram uso da palavra no evento. No lançamento do programa o secret´ário de Saúde, Layrton Carvalho, esteve presente.

Facebook

MAIS ACESSADAS