Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação de Vila Nova realiza formação e faz escolha do livro didático PNLD 2023; fotos

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Vila Nova do Piauí, realizou uma formação nesta sexta-feira (09), na sede da secretaria. O tema foi “Planejar com foco nos resultados, com intervenções pedagógicas”.

Na pauta da formação ministrada pelo professor Charlidon Sobreira houve análise dos resultados dos diagnósticos; matriz de referência SAEB e SAEPI; planejamento do projeto de intervenção; oficina e sugestões.

A formação teve como público-alvo professores de Português e Matemática de turmas do 2º, 5º e 9º anos, além dos gestores e coordenadores.

O palestrante, destacou que o trabalho foi focado nas turmas citadas, que são as que passam por avaliações externas.

“Fizemos o diagnóstico, hoje estamos apresentado resultados e traçando os planos de intervenção pedagógica para melhorar índices e preparar nossos alunos para essas avaliações. E focar também no ICMS Educacional e o Alfa 10 que é para alunos do 2º ano. A rede municipal em parceria com a Frâncio Consultoria está buscando colocar Vila Nova neste cenário das 150 melhores escolas e entre os 10 melhores municípios do Piauí que serão ranqueados através dos resultados dessas avaliações”, explicou Charlidon.

A secretária de Educação, Antônia Maria, destacou que a formação é de grande importância e agradeceu pelo apoio.

“Quero agradecer a todos os professores por participar dessa formação e ao nosso palestrante Charlidon, bem como a professora de português e a gestão municipal que sempre apoia nossa educação em todas as ações”, disse a secretária.

Segundo Antônia Maria, a formação é feita em etapas. A primeira foi para professores descritores em Português e Matemática. A segunda consiste nas intervenções com os professores e amostragem de resultados. Na terceira etapa será apresentado um diagnóstico de comparação aos resultados anteriores.

Escolha do livro

Publicidade

Durante o período da tarde, vários professores participaram na sala de reuniões da SEMEDE, da escolha do livro didático do Programa Nacional de Livros Didáticos 2023 (PNLD) dos Anos Iniciais que é o modelo para toda a Rede Municipal. A escolha se deu com a 1ª e 2ª opção de acordo com os componentes curriculares.

PNLD

O Ministério da Educação explica que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

Veja mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS