Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação de Vila Nova retoma aulas presenciais do Ensino Fundamental, Infantil e EJA

Publicado

em

Após mais de 12 meses com aulas totalmente remotas devido à paralisação por conta das medidas de isolamento para a prevenção da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação de Vila Nova retomou as aulas na modalidade presencial.

O retorno às unidades escolares por professores e alunos foi preparado pela gestão do prefeito Edilson Brito através das equipes da Secretaria de Educação, pasta que tem à frente a secretária, professora Antônia Maria.

Para isso, de acordo com a secretária Antônia Maria, na última sexta-feira (10), pais e responsáveis de alunos participaram de uma reunião com docentes para tratar sobre a retomada do ensino presencial. Nesta segunda-feira (13), aconteceu a primeira aula presencial, marcando abertura do segundo semestre letivo.

O ensino presencial acontece para alunos de Pré-Escola (Ensino Infantil), Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos durante quatro dias na semana que são: segunda, terça, quinta e sexta. Todas as quartas-feiras as unidades são higienizadas.

A diretora da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima, explica que para garantir maior segurança as turmas foram divididas. Na parte da manhã, são duas turmas, sendo uma cada em sala. Durante a tarde, a turma do 7º ano que contém 31 alunos foi dividida.

“A escola está preparada para receber. Toda equipada e graças a Deus cada aluno está colaborando, mantendo o distanciamento, sentados em salas. O lanche estamos servindo nas salas para evitar correria. Toda quarta-feira a escola está sendo higienizada”, frisou a diretora.

Alicinete Bezerra é diretora da Unidade Escolar Professor Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo”. Ela destaca que o retorno presencial para duas turmas apenas.

Publicidade

Alicinete ainda acrescentou que objetivando reforçar maior segurança a equipe é composta por professores, auxiliares de sala e auxiliar de pátio – que conduz os alunos até o banheiro, orienta para higiene das mãos.

“Essas duas turmas a gente dividiu. Tem 15 alunos em cada turma. Todos esses cuidados a gente vem fazendo e a preocupação em receber e orienta-los direito”, completou Alicinete.

Trinta alunos estudam na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para o retorno presencial, a coordenadora da EJA, professora Goretti de Deus, explica que apenas 12 são residentes na sede do município e os demais na zona rural. Nesta modalidade serão ministradas aulas de forma híbrida (presencial e remota).

“As aulas irão funcionar a noite de forma presencial e quanto aos alunos da zona rural que não podem vir, terão aulas de forma remota”, esclarece.

Dessa forma os professores ministram aulas presenciais durante a noite e no dia seguinte o conteúdo é colocado no grupo de Whatsapp. A coordenadora salientou que a cada 15 dias as atividades são enviadas no formato impresso. As aulas da EJA iniciarão de forma presencial nesta quarta-feira.

Na Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, as turmas de Pré 1 e 2 são juntas, assim como no 1º e 2º ano, elas têm auxiliares de sala. De acordo com a diretora Luzia Francisca, devido ao número de alunos ser pouco não necessitou divisão. Ela falou também sobre os dias que haverá aulas na escola.

“São quatro dias presenciais: segunda, terça, quarta e sexta-feira e na quinta as aulas serão on-line”, destacou.

Fotos de Reunião com famílias da U. E. Zacarias Manoel da Silva

Publicidade

Fotos de Reunião com as famílias do Sabino Gomes e Professor Osvaldo

Fotos da volta às aulas da U. E. Zacarias Manoel da Silva

Fotos da U.E. Sabino Gomes de Lima

Fotos da U.E. Professor Osvaldo

Facebook

MAIS ACESSADAS