Alagoinha do Piauí

Em Alagoinha, IV Conferência Municipal de Educação debate implementação do PNE

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação realizou na quarta-feira (20) a IV Conferência Municipal de Educação.

O objetivo da Conferência é avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação-PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

Neste ano o tema trabalhado é “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

Adotando as medidas de prevenção à Covid-19, o evento aconteceu na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha (anexo) com a participação de representantes do Poder Público municipal, equipe da Secretaria de Educação, Igrejas, Sindicatos, Câmara, Prefeitura, CRAS, e demais servidores públicos da rede municipal de ensino e sociedade civil.

Na IV Conferência Municipal de Educação, a mesa de honra foi composta pelo prefeito Jorismar Rocha; primeira-dama e secretária de Educação, Anatália Rocha; a secretária de Saúde, Rosa Maria; os vereadores Alex do PT e Samuel Sá; o conferencista Antônio Silva; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Marlene Hosana; o pastor Francisco Santos (Igreja Assembleia de Deus); a pastora Ana (Igreja Batista); o sindicalista Casimiro, representante do Sindicato dos Servidores da Educação; Neto Aquiles, supervisor da Rede Estadual de Educação; a diretora da escola onde aconteceu o evento, Cilene; a assistente social Angela Bezerra, representante Secretaria Municipal de Assistência Social.

Publicidade
Mesa de honra da IV Conferência Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí

Na abertura do evento o escritor Samuel Nascimento fez a declamação de um poema de sua autoria.

A abertura foi declarada pela presidente do Conselho Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí, professora Marlene Hosana. Ela desejou a todos um bom dia, proveitoso, bom trabalho e que os participantes pudessem aproveitar ao máximo a conferência.

Presidente do Conselho Municipal de Educação de Alagoinha, Marlene Hosana.

A secretária municipal de Educação Anatália Rocha no uso da palavra saudou todos os presentes.

Secretária de Educação e primeira-dama, Anatália Rocha.

“Esse momento é de suma importância, pois está sendo articulado entre o poder público e a sociedade visando o acompanhamento e cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. Analisaremos os desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados. O objetivo é alfabetizar todas as crianças no final do terceiro ano e conquistar melhorias nas médias nacionais para o Ideb. Agradeço pela presença de todos, do palestrante Antônio, secretários, a vocês, mães, pais de alunos, minha equipe da secretaria de Educação. Muito obrigado!”, concluiu a primeira-dama agradecendo pela presença do público.

O prefeito Jorismar Rocha esteve presente e enfatizou que a conferência é um momento para esclarecimentos objetivando melhorar a qualidade do ensino.

Prefeito Jorismar Rocha

“Quero agradecer a presença de vocês. É uma conferência que produzirá bons frutos e está muito bem representada pelas entidades: igreja sindicato, câmara, prefeitura, cras. Todas as instituições representantes do nosso município se encontram para o debate sobre educação. Dentro dessa conferência cada entidade vai poder participar. Temos o palestrante, o advogado que nos auxilia […] que tenham uma boa conferência e possam esclarecer, somar para que melhore a qualidade de nossa educação”, falou Jorismar destacando a pandemia e os cuidados para com o retorno das aulas presenciais.

“Estamos avaliando semanalmente e diariamente para que na hora que tivermos maior segurança possamos começar a aulas presenciais”, concluiu o prefeito de Alagoinha do Piauí.

Os eixos trabalhados na conferência pelo conferencista Antônio Silva foram os seguintes: O PNE 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas: Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação e Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção.

Antônio Silva é professor Historiador; Mestrando me Ciências da Educação; Ex-secretário de Educação de Tanque do Piauí; Avaliador Educacional da rede PCR/MEC; Analista de pesquisa da BNCC/UNB; Redator de Historia do Currículo do Piauí; Coordenador Estadual do Currículo do Piauí e Coordenador dos ADE – GE4/GE5.

O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que é realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos e engloba todo o sistema de ensino do município, tanto as escolas estaduais, municipais, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos. Além, da Formação de Professores e Valorização do Magistério.

Ao final da conferência foram escolhidos os delegados: Servidores da Educação: Gilvane (Titular), Wilson (Suplente), Maria Zilma (Titular), Francisca Adriana (Suplente). Conselho Municipal de Educação: Nayara (Titular), Givanilda (Suplente). Representantes dos estudantes: Joselane (Titular), Isabel (Suplente). Representantes dos Pais: Izoneide (Titular) e Suely (Suplente).

Delegados escolhidos durante a IV Conferência Municipal de Educação de Alagoinha do Piauí

Veja mais fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile