Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em Alagoinha, X Conferência Municipal de Saúde trata sobre gestão do SUS e rotinas frente à pandemia

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (14), a X Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha (anexo) e reuniu servidores do município, profissionais, e a população em geral.

A psicóloga e cirurgiã-dentista, Denise Layan, ministrante da Palestra Magna, explicou os objetivos da conferência, bem como a importância do SUS no controle da pandemia da Covid-19, além de orientar na discussão dos seguintes eixos temáticos: Gestão do SUS e participação social; Da atenção primária à especializada; Condutas e rotinas da atenção primária frente à pandemia da covid-19.

Cirurgiã-dentista, Denise Layan, ministra Palestra Magna na X Conferência de Saúde em Alagoinha

Representando o prefeito Jorismar Rocha que teve ausência justificada, esteve presente o secretário de Administração, Flávio Rocha, onde desejou a todos uma boa conferência, bom proveito, bom trabalho e enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde de Alagoinha, Rosa Maria, deu boas-vindas, agradeceu pela presença de todos e parabenizou a equipe de saúde do município.

No evento foi registrada a presença do médico Dr. Nascimento Rocha, que explicou o significado de conferência.

O enfermeiro auditor, Matheus Soaras, ressaltou que a conferência é um marco na saúde pública de Alagoinha do Piauí, mesmo em tempos de dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, e escassez de recursos financeiros.

“A gestão municipal através da secretaria de saúde conseguiu realizar esse belíssimo evento com a participação maciça da população, dos trabalhadores e prestadores de saúde com intuito de elencar propostas e discussões para melhoria da saúde pública do município, estabelecendo normativas e propostas para os próximos três anos de mandato”, destacou.

“A discussão foi bastante produtiva e pôde-se perceber o quão inteirado estavam os participantes na linha de debates nos eixos temáticos […] foi um evento brilhante onde parabenizo todos os envolvidos da secretaria municipal de saúde e demais secretarias que contribuíram direto e indiretamente, como por exemplo, a secretaria de educação que forneceu espaço, e outros secretários que estiveram presentes”, finalizou Mateus.

De acordo com Mateus Soares, na X Conferência Municipal de Saúde em Alagoinha do Piauí, foram elaboradas 30 propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde do próximo quadriênio 2022-2025.

A plenária final encerrou às 13h30min. Foi ofertado refeição e lanche para os participantes. Na X Conferência Municipal de Saúde houve apresentações musicais com a cantora Nikely, e a banda MLA que cantou o hino municipal e um louvor.

Estiveram presentes na conferência além dos palestrantes, a primeira-dama e secretária de Educação, Anatália Rocha; o secretário de Administração, Flávio Rocha (representando o prefeito); a secretária de Saúde, Rosa Maria; a profissional de saúde, Carmelina (representando os agentes de saúde do município); Rosária Rocha (representando a Igreja Católica); a conselheira tutelar, Dayres Sá (representando o Conselho Tutelar); Caetano Joaquim (representando a Igreja Presbiteriana Renovada); o médico, Nascimento Rocha (representando os médicos do município); a enfermeira, Alane Sousa (representando os enfermeiros e técnicos de Enfermagem); a enfermeira e coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Francidaves Sá.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS