Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em busca do ICMS Ecológico, escolas de Alagoinha desenvolvem projetos de conscientização e preservação do Meio Ambiente

Publicado

em

A gestão do prefeito Jorismar Rocha em Alagonha do Piauí por meio das Secretarias de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou nos dias 27 e 28 de abril, a culminância de projetos voltados para a preservação ambiental.

Visando um futuro sustentável, fruto de preservação ambiental e responsável, bem como a certificação através do ICMS Ecológico, três escolas municipais desenvolveram projetos nos meses de março e abril com diversas atividades voltadas para a Educação Ambiental com foco na preservação, economia da água e cuidados com a produção e descarte do lixo.

A escola Jonas Nicolau da Rocha – Sede e Anexo – que tem como diretoras Penha Rocha e Lucilene Araújo, trabalhou dois projetos: “Água é vida” e “Lixo: Reduzir, reutilizar e reciclar”.

A Unidade Escolar Joaquim José da Silva dirigida pela professora Aucirlândia Rocha trabalhou o projeto “Árvore da Vida”.

Na U.E. Francisco Teodoro de Brito que tem à frente a diretora Zilma Alves, foi desenvolvido o projeto “Dia do campo: agricultura familiar e pecuária em Serra velha, município de Alagoinha do Piauí”.

Os referidos projetos envolveram os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental  do 1⁰ ao 9⁰ Ano e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo de trabalhar os projetos é incentivar a preservação ambiental e garantir que os ensinamentos e práticas sejam repassados de geração em geração.

Publicidade

Dentro da metodologia de trabalho foram realizadas pesquisas, confecção e exposição de cartazes, exibição de vídeos, recital de poesias, paródias, coreografias, coleta de lixo dentre outras atividades.

O prefeito Jorismar Rocha, destacou a importância e necessidade de se trabalhar educação ambiental.

“Precisamos preservar o meio ambiente para nós e para as futuras gerações. As ações das escolas são louváveis e muito importantes porque o meio ambiente é o meio em que vivemos e por isso precisamos dele para termos qualidade de vida”, destacou Jorismar.

Para a secretária de Educação, Anatália Rocha, trabalhar projetos voltados à preservação ambiental é prevenir e ao mesmo tempo garantir um futuro promissor com cidadãos conscientes e responsáveis.

“A educação ambiental é uma ação disciplina que todo cidadão deve ter em prática desde os primeiros anos de vida, porque dependemos do meio ambiente para viver e quanto mais tivermos um meio ambiente saudável e sustentável, mais qualidade vida teremos. Então é um dever nosso trabalhar em prol do meio ambiente para termos uma vida melhor, assim como as futuras gerações”, destacou a secretária e primeira-dama de Alagoinha do Piauí.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rossiny Carvalho, enfatizou a importância e elogiou os professores que estiveram à frente na coordenação dos projetos e os alunos que executaram as atividades em prol da conscientização e preservação do meio ambiente.

“Uma ação muito louvável das escolas e professores que estiveram à frente porque é educando que se transforma em um futuro melhor. Parabéns aos professores e alunos envolvidos”, concluiu Rossiny.

ICMS Ecológico

Publicidade

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso à parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais.

O ICMS não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente.

Veja abaixo fotos das três escolas

Escola Jonas Nicolau da Rocha

Escola Francisco Teodoro de Brito:

Escola Joaquim José da Silvia
Localidade São João:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS