Connect with us

MUNICÍPIOS

Em Vila Nova, 04 projetos de leis são aprovados na 11ª sessão ordinária; fotos

Publicado

em

Foi realizada nesta sexta-feira, 27, a penúltima sessão ordinária do ano 2020 da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí. A 11ª sessão foi presidida pelo vereador e presidente da Casa, Flávio Adão de Sousa. A reunião foi transmitida pelo canal no Youtube no endereço  (https://www.youtube.com/watch?v=5R0yE50TJK8), pelo Facebook e também pela rádio Radcom Vila Nova FM 87,9.

Durante a sessão, quatro projetos de leis foram apresentados e votados: o PL n° 011/2020, que dispõe sobre a denominação da Rua Quirino Francisco de França, localizado no Povoado São João Batista, zona rural de Vila Nova do Piauí. Aprovado, de autoria do vereador Luis Acelino, o PL pede denominação da rua e placa de fixação para identificação da via. Na justificativa, o parlamentar disse que é uma terra de herança onde filhos e netos de Quirino estão com residências fixadas na rua.

Outro PL votado e aprovado foi o de n° 012/2020, de autoria do vereador Adonelys Araújo, que dispõe sobre a denominação do Mercado Público, de Antônio Borges Leal, situado no povoado São João Batista, zona rural de Vila Nova do Piauí. O parlamentar explica que o nome escolhido homenageia quem fez parte da construção do prédio.

O vereador Francisco Dantas de Sousa, o Nena, encaminhou o Projeto de Lei n° 013/2020. O PL provado dispõe sobre a denominação da rua Josefa Maria da Silva, localizada no Bairro Ulisses Guimarães. Nena solicita que seja instalada a placa de identificação da via pública e justifica que a homenageada prestou serviços na agricultura, pecuária, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Josefa foi esposa de Jovelino Romão da Silva onde tiveram 17 filhos, 65 netos e 08 bisnetos. Josefa (in memoriam) é mãe do ex-vereador Reinaldo Jovelino que legislou durante cinco mandatos e foi o primeiro presidente da Câmara Municipal.

Publicidade

A rua inicia na Avenida Central e tem extensão de mil metros, ou seja, 1 km. A via segue no sentido sul até o perímetro urbano.

O ex-vereador, Reinaldo Jovelino, filho de Josefa Maria da Silva, esteve presente na sessão e também agradeceu pela homenagem. Em suas palavras destacou que sua mãe foi costureira, casada com o carpinteiro Jovelino  Romão.

“Agradeço a todos vocês e imensamente ao vereador Francisco Dantas, autor do projeto de lei”, disse o ex-vereador.

O Cemitério Público do Povoado São João Batista, foi pauta da 11ª sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira. Para denominação do espaço como João Eustáquio Leal, foi apresentado, votado e aprovado o Projeto de Lei n° 014/2020. O autor, vereador Adonelys Araújo, justifica que o homenageado foi um dos moradores mais antigos das imediações que construiu família e deixou legado.

Na 11ª Sessão Ordinária foi apresentado para ciência dos parlamentares, o Decreto n° 048/2020, de 09 de novembro de 2020, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a proceder abertura de Crédito Adicional Extraordinário, no Orçamento Geral do Município de acordo com a Lei n.º 241/2019, no valor de R$ 38.303,95 (Trinta e oito mil trezentos e três reais e noventa e cinco centavos) da fonte de recursos outras vinculações de transferências com base na legislação pertinente.

Publicidade

Próxima sessão

Para a próxima sessão ordinária serão apreciados e votados outros PLs, sendo um de autoria do vereador Francisco Dantas de Sousa, o Nena, que requer a instituição da data de 12 de dezembro como o Dia Municipal do Vaqueiro. O parlamentar em seu PL solicita que na data de celebração, sejam desenvolvidas atividades, juntamente com entidades da sociedade civil, pertinentes.

Presenças

Estiveram presentes na sessão, o assessor jurídico Felipe Navez, o ex-vereador Reinaldo Jovelino, vereadores eleitos como Eneás Abreu, o assessor técnico Klebim e os vereadores que ocupam assento na casa: presidente Flávio Sousa, Severo Sousa, Maria das Dores – Bibia de Benício, Luís Acelino, Francisco Dantas – o Nena, Adonelys Araújo e Deijano Lima. Todos os parlamentares são do Partido Social Democrático (PSD).

Mais fotos

Publicidade

          

Matéria Relacionada: Divulgada pauta da 11ª sessão da Câmara de Vila Nova do Piauí que acontece na sexta (27). Confira!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS