Connect with us

DESTAQUES

Em Vila Nova, amigos e familiares celebram missa de um ano e prestam homenagens à saudosa Márcia Ramos de Carvalho

Publicado

em

Amigos e familiares se reuniram na tarde da última terça-feira (19), na Igreja de Santo Antônio, em Vila Nova do Piauí, para a celebração da missa de um ano do falecimento de Márcia Ramos de Carvalho.

A cerimônia foi aberta pela professora Goretti de Deus, que fez a leitura e anunciação do canto inicial. Em seguida o padre Francisco Ramires presidiu a celebração.

Em memória de Márcia Ramos, o sacerdote pediu a Deus o consentimento do descanso, luz e paz. “Que Ele use para com ela da misericórdia […] lembrai da vossa filha Márcia que chamastes desse mundo a vossa presença. Concedei que tendo participado da morte de Cristo pelo batismo, participe igualmente da sua ressurreição”, proferiu o padre.

Márcia atuava na Pastoral da Pessoa Idosa e demais grupos, considerada pela população vila-novense como uma pessoa servidora, que se doava.

“Que todos nós aprendamos a nos doar, a nos fazer próximos, compreender o outro, se colocar à disposição. Acredito que esse era o grande legado deixado por Márcia […] o exemplo de uma pessoa que doa, nunca é esquecido”, proferiu o sacerdote.

A celebração da missa de um ano foi organizada pela professora Goretti de Deus juntamente com membros da pastoral, grupo que Márcia integrava.

Na missa Goretti direcionou agradecimentos, em nome dos familiares e amigos de Márcia, ao público que se fez presente. Ela agradeceu por todas as orações feitas para recuperação de Márcia e do bebê Rafael que ela carregava no ventre, quando a mesma foi diagnosticada com a Covid-19 no dia 15 de setembro de 2020.

Publicidade

Assista a missa no vídeo abaixo

Homenagens

Após a missa, as pessoas se dirigiram até a casa que antes era de Márcia, atualmente da professora Goretti, para prestarem homenagens.

Em um retroprojetor foram exibidos vídeos de Márcia em diferentes épocas e ao lado de amigos. Na ocasião Goretti fez uso da palavra para lembrar dela em vida.

“Márcia foi uma pessoa que se doou ao próximo o máximo que pôde. Ela ajudava sem pedir nada em troca. Eu tive a sorte de tê-la como amiga, e como irmã como a gente se tratava. Foram mais de 20 anos de amizade”, disse Goretti.

A Pastoral da Pessoa Idosa prestou uma homenagem cantando o canto de Nossa Senhora. Ocasião em que o grupo agradeceu pelos ensinamentos como exemplo de ser humano que Márcia foi.

Durante as homenagens também foi exibida e contada a biografia através do retroprojetor. Na exibição foi mostrado um vídeo composto com imagens dela junto com a professora Goretti, em diferentes épocas.

Uma das grandes amizades de Márcia Ramos em Vila Nova, era com Ivanilda e suas filhas. Na ocasião foi mostrado um vídeo de Ivanilda falando sobre o que Márcia representava para ela.

A professora Goretti, completou as palavras de Ivanilda, dizendo:

“Ela nunca me negou uma ajuda. Eu nunca precisei dela para ela não estar rente! Quem gosta de verdade, sabe, que perder quem a gente ama, dói, e muito! Minha querida Márcia, minha amiga, minha irmã, quanta saudade! O que falar de você hoje? Que há um ano foi embora e deixou um vazio entre nós. Separação assim dói. O mundo de muitos foi melhor porque você existiu aqui.

Publicidade

Hoje seu coração não bate mais, mas você será para sempre recordada como grande ser humano que foi. Foi um privilégio ter sido sua amiga, sua irmã, de uma pessoa tão maravilhosa como você. Peço a Deus todos os dias que te permitas descansar em paz e se puder sinta orgulho do bem e dos ensinamentos valiosos que você deixou aqui para tantas pessoas.

Revendo suas fotos esses dias eu tive a ousadia de pensar que você sabia que iria cedo, pela forma intensa como vivia. Você se entregava de corpo e alma a tudo que fazia. Viver é a coisa mais rara desse mundo porque a maioria das pessoas que aqui passam, apenas existe, mas você viveu verdadeiramente a sua vida.

Você fez o bem, ajudou, você marcou a vida das pessoas pelas quais você passou.

Vamos vivendo por aqui. Cada um sabe em seu íntimo a falta que você faz. Você sempre será nossa Márcia, a Marcinha, a pessoa dócil, educada, dedicada, amorosa e que nos faz muita falta. Aquele adeus daquele jeito e daquela forma dói até hoje. Quem sabe um dia a gente não se encontra? Queria que você soubesse, de onde você está, que existem muitas pessoas que te amam e eu também te amo. E por esse amor, nós optamos e acreditamos que, quando a luz desse mundo se apaga não é o fim. É apenas o começo para que essa luz se acenda em outro lugar. A gente vai acreditar que um dia a gente vai se encontrar. Fica bem minha flor!”, concluiu Goretti de Deus.

A jornalista Edilene Ramos, prima de Márcia, agradeceu a todos pela homenagem prestada.

Publicidade

Veja a homenagem completa no vídeo abaixo

Patrícia que trabalhava com Márcia fez a leitura de um texto onde contou parte de sua história de vida. Ao final do momento de homenagens todos os participantes seguravam balões brancos e soltaram ao alto.

Márcia Ramos morreu na noite de 19 de outubro de 2020, por volta das 19h, vítima da Covid-19. Proprietária de farmácia, pedagoga e técnica em Enfermagem ela deixou um legado de trabalho e amor ao próximo. Márcia começou com os sintomas desde o dia 12 de setembro de 2020, sentindo febre, dor de cabeça e dores no corpo, durante três dias. Quando realizou o teste para covid-19 por orientação medica e apresentou resultado positivo.


Conteúdo Relacionado: VILA NOVA DE LUTO | Morre aos 39 anos, vítima da Covid – 19, Márcia Ramos


Biografia

Márcia Ramos nasceu no dia 02 de julho de 1981 em Picos. Filha de Francisca do Socorro Ramos de Carvalho e Nicolau Francisco de Carvalho, tinha quatro irmãos: Valmir, Pedro, Moisés e Marciano.

Publicidade

Márcia viveu a infância na localidade São Carlos, na zona rural de Vila Nova do Piauí. Sua alfabetização se concretizou ainda pequena, na localidade onde morava. Posteriormente foi estudar em Alegrete do Piauí e se mudou para Picos onde concluiu o Ensino Fundamental. O Ensino Médio foi concluído na cidade de São Julião-PI. Iniciou a Faculdade cursando Serviço Social, em Araripina-PE, entre os anos de 2007 a 2010. Em 2014 iniciou o curso de Pedagogia e concluiu o mesmo em 2017. Além dos cursos de culinária, pintura, fabricação de bijuterias e artesanato em geral, ingressou no cursos de Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem – que concluiu em 2014, em Alegrete do Piauí.

Na segunda metade do ano de 2005 após meses de estágio em uma farmácia em Picos, Márcia passou a tomar conta da farmácia Santa Rita, de propriedade de seu irmão Valmir, na cidade de Vila Nova do Piauí. Anos mais tarde ela passa a ser proprietária da mesma após Valmir decidir deixar o empreendimento, quando mudou o nome para Márcia Farma.

Em 2020, no período da pandemia, Márcia começa a realizar o grande sonho de ser mãe. Grávida, no dia 15 de setembro, foi diagnosticada com o novo coronavírus. No dia 13 de outubro, Márcia perdeu a criança, do sexo masculino, após um período de 22 semanas de gestação. No dia 19 de outubro, aos 39 anos, ela veio à óbito.

Veja no vídeo a biografia completa

VEJA MAIS FOTOS DA MISSA E HOMENAGENS

Facebook

MAIS ACESSADAS