Connect with us

MUNICÍPIOS

Engenheiro agrônomo de Pio IX lançará livro “Territorialidade Poética”

Publicado

em

O  engenheiro agrônomo Paulo Gustavo de Alencar vai lançar, no dia 28 de dezembro, o livro “Territorialidade Poética”. A obra apresenta poesias em diversos estilos e a literatura de cordel que retrata as manifestações culturais do sertão piauiense, as relações humanas e temas socioambientais.

A cerimônia de lançamento vai acontecer na praça José Antão de Alencar, no município de Pio IX. O exemplar que expressa a saudade, acolhimento, paisagens do Piauí conta com apresentação do professor Edwar Castelo Branco. Ao meionorte.com, o escritor Paulo Gustavo explica de onde partiu toda a sua inspiração.

Engenheiro agrônomo lança  livro com poesias e cordéis (Foto: arquivo pessoal)

Engenheiro agrônomo lança  livro com poesias e cordéis (Foto: arquivo pessoal)

“Ele [o livro] trata um pouco da questão da pessoa do sertão que vai morar em uma cidade maior, é sobre o sentimento de ser do sertão e continuar apegado a ele. Eu sou de Pio IX, sudeste do Piauí, e cheguei a Teresina para estudar, mas nunca me desliguei da cultura do povo do semiárido do Nordeste, especificamente da minha região que fica na divisa com o Ceará”, disse Alencar.

Escrever é um passatempo, completa Paulo Gustavo ao refletir sobre cada tema nos retratos poéticos. Sentimentos como o amor, registros eternizados na memória e o relato do cotidiano leve e cheio de riquezas culturais caminham por cada página.


Sobre o autor
PG Alencar (Paulo Gustavo de Alencar), é natural de Pio IX, município localizado no semiárido piauiense. Engenheiro agrônomo formado e possui mestrado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede entre Universidades Federais do Nordeste, também trabalha no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

Foto: reprodução 

Foto: reprodução O cordel é o seu principal estilo poético, embora produza em outros estilos abordando temas como a questão agrária e socioambiental, a paisagem e as diversas relações humanas. Seu principal canal de divulgação é o site Recanto das Letras.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS