Equipe técnica da Semar promove campanha em municípios da região de Picos e Pio IX
Publicado por: Willians Sousa | Data: 23/11/18

Equipe técnica da Semar promove campanha em municípios da região de Picos e Pio IX

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) promove campanha de preservação de água em municípios do Vale do Guaribas. As cidades de Bocaina, Santana do Piauí, São João da Canabrava, Picos, São José do Piauí, Sussuapara e São Luís do Piauí receberam técnicos da SEMAR durante toda sexta-feira,23.

O trabalho está sendo desenvolvido em parceira com a Agência Nacional de Águas (ANA). De acordo com a consultora especialista em qualidade de água, Ana Clara, a promoção e divulgação da campanha visa garantir a preservação e o uso de forma adequada e com qualidade, assim evitando prejuízos e danos futuros ao lençol freático, bem como em poços, reservatórios e todas as fontes que abrange às diversas finalidades como consumo residencial, de irrigação, empresarial, agricultura, piscicultura entre outras fontes.

Na quinta-feira, 22, a equipe visitou a Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, ambos na cidade Pio IX. Além da sede do município, as visitas foram realizadas nas seguintes localidades: Coivaras, Recreio, São Luís e Posto Cancão, zona rural pio-nonense. A campanha foi divulgada também através da emissora de rádio local, Umbuzeiro FM.

A iniciativa é realizada pelo Sistema Estadual de Recursos Hídricos e trata especificamente das águas subterrâneas, de acordo com o Decreto nº 11.341, de 22 de março de 2004, que regulamenta a Outorga de Direito de Uso. Além destes, a Lei nº 6.474, de 23 de dezembro de 2013, institui o Cadastro Estadual de Fontes e Usuários de Recursos Hídricos do Estado do Piauí e autoriza outras providências. O Sistema é instituído pela Política Estadual de Recursos Hídricos e Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, lei nº 5.165, de 17 de agosto de 2000.

O cadastro será realizado na cidade de Picos no período de 26 a 28 de novembro, das 8h às 17h, na sede da Câmara Municipal, localizada na rua Marcos Parente, 155, Centro. Já no município de Pio IX, o cadastramento estará sendo realizado nos dias 29 e 30 de Novembro, das 8h às 17h, na sede da Câmara Municipal, localizada na rua Josias Antão de Carvalho,36, centro.

Cadastro Semar

A regularização pelo cadastramento é destinada a todos os prestadores de serviços de saneamento urbano, bem como indústrias, mineradoras, aos aquicultores e demais usos rurais, que captam água ou lançam efluentes nos rios, reservatórios e lagos de domínio do Estado.

A campanha tem como objetivo conscientizar toda população dos municípios de Alagoinha do Piauí, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Alegrete do Piauí, Pio IX, Santo Antônio de Lisboa e São Julião, cujo os moradores fazem captação de água para consumo, irrigação, agricultura, poços, piscicultura, produção e/ou qualquer outro uso.

Para o cadastro serão necessários documentos de identificação, CPF, sendo pessoa física e CNPJ, para pessoa jurídica, comprovante de residência e dados da localização do poço ou reservatório.

Para mais informações entrar em contato através do telefone: (86) 99403-8880

 

Matérias Relacionadas: Semar inicia cadastramento de usuários de água na região de Picos e Pio IX

Picos beneficiará 20 municípios da microrregião com cadastramento de usuários de água

Pio IX sediará cadastramento de usuários de água com 7 municípios da região

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA 0 Comments

APPM nega irregularidades em licitações e diz que vai procurar TCE

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal (PSB), negou que existam irregularidades envolvendo licitações na maioria dos municípios do Estado.

Caridade do Piauí

Prefeitura de Caridade divulga calendário de inscrições do Garantia Safra

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, divulgou o calendário de inscrições para o programa Garantia Safra, ciclo 2017/2018. O Garantia Safra é uma ação

POLÍCIA

PM apreende quase 95 pedras de crack em terreno baldio no Piauí

Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (BPM) apreenderam quase 95 pedras de crack na tarde deste sábado (18), por volta de 16h30 em um terreno baldio na Rua Emilia