Connect with us

MUNICÍPIOS

Erosão em sangradouro ameaça estrutura de barragem em Queimada Nova

Publicado

em

As fortes chuvas que caíram no início do ano fizeram a barragem Serra do Brejo, em Queimada Nova, a 522 km de Teresina, sangrar pela primeira vez. Mas a cheia tem causado preocupação após uma erosão no sangradouro ameaçar a estrutura do manancial, pois uma mureta que protege a parede foi totalmente destruída pela força da água.

Preocupados com a situação, vereadores do município aprovaram requerimento na Câmara Municipal pedindo providências urgentes. O temor é que quando a barragem voltar a sangrar a erosão continue a crescer e acabe levando ao rompimento do açude, que possui capacidade para mais de 5 milhões de metros cúbicos de água.

Moradores temem que aumento da erosão leve ao rompimento da barragem (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)
Moradores temem que aumento da erosão leve ao
rompimento (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

“Houve uma erosão bem profunda que mudou a trajetória da água que sai da barragem. A mureta que divide o sangradouro e a parede quebrou e a água está indo para a parte de trás. A grande preocupação é a erosão que avança nesse sentido deteriorando a parede da barragem”, explicou o vereador Carlos Amorim, presidente da Câmara Municipal.

A barragem Serra do Brejo foi inaugurada há menos de três anos e custou cerca de R$ 5 milhões. Como a região do semiárido não teve períodos chuvosos suficientes nos últimos anos, o açude nunca havia atingido a capacidade máxima. De acordo com o vereador, a vazão foi bastante intensa e a sangria atingiu altura superior a 60 centímetros.

“Estamos pedimos providência às autoridades enquanto a situação não se agrava. Se voltar a chover, a barragem sangrar de novo e essa erosão vai crescer cada vez mais. É um açude grande e caso venha a se romper seria uma tragédia, pois atingiria muitas pessoas que vivem em áreas baixas no município”, alertou o parlamentar.

Barragem foi inaugurada há menos de três anos (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)
Barragem Serra do Brejo foi inaugurada há menos de três anos (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

A barragem Serra do Brejo foi construída através de convênio entre a prefeitura de Queimada Nova e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Procurado pelo G1, o prefeito Celso Nunes Amorim disse que também solicitou providências e que uma equipe de engenheiros da Codevasf já esteve no local.

“Já tomei providências. Realmente precisamos fazer umas obras de reparo, mas não é algo que possa levar ao rompimento da barragem. Os engenheiros da Codevasf estiveram lá essa semana vendo a erosão provocada entre o sangradouro e a parede e vão me enviar um relatório com o que deverá ser feito para resolver a situação”, falou o gestor.

Publicidade

Em janeiro, a sangria da barragem chegou a interromper o tráfego na PI-459 e deixou a cidade de Queimada Nova praticamente isolada. Dois trechos ficaram rompidos por conta da vazão. Um desvio foi improvisado pela prefeitura do município, enquanto os reparos são feitos na rodovia.

 

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS