Connect with us

MUNICÍPIOS

Escola realiza 1ª Mostra Literária e estimula leitura e escrita dos alunos e valorização das obras dos professores de Vila Nova

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira (18) a Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima em Vila Nova do Piauí promoveu a I Mostra Literária com o tema “professores escritores”.

A ideia da atividade foi do professor Francisco de Assis Sousa e da diretora Evinha Lima, tendo como intenção principal, incentivar o hábito da leitura nos alunos e valorização dos professores escritores do município, como explica a diretora Evinha Lima. “O nosso objetivo com essa I Mostra Literária do Sabino Gomes é o reconhecimento dos professores do nosso município que são escritores, e os que não têm livros publicados, mas têm artigos publicados. Então eu e o professor De Assis tivemos a ideia de fazer esse trabalho envolvendo a leitura e a análise literária de livros e artigos escritos por professores de Vila Nova”.

Diretora Evinha Lima

Há cerca de um mês a escola vem se preparando para o projeto, os estudantes tiveram acesso à Biblioteca Municipal Patativa do Assaré para terem contato com as obras dos professores de Vila Nova e poderem lê-las. Em seguida, com a concretização da Mostra, foi realizada a análise literária de todo material acessado.

Evinha destaca que a análise literária faz com que o aluno desperte o estímulo à leitura e ao mesmo tempo propicia a valorização do que é produzido pelos conterrâneos vila-novenses.

Além do corpo discente e docente da instituição, outros professores foram convidados e participaram do projeto. Os professores escritores presentes foram homenageados com a entrega de um quadro simbólico pela diretora. Foi entregue à filha e marido da professora Francisca Leal um quadro em homenagem à memória de sua atuação na docência. Os alunos e a comunidade presente também receberam lembrancinhas.

A diretora também agradeceu a gestão municipal, equipe da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré e sua equipe. “Agradecer ao pessoal da biblioteca porque sempre que a gente precisa eles estão de portas abertas sendo um complemento na educação de Vila Nova do Piauí e os nossos alunos são bem recebidos para fazer visitas e pesquisas. Também agradecer a administração através do prefeito Edilson Britto que também é professor e sempre nos apoia, assim como a secretaria de educação. Parabenizar também a todos os professores da nossa escola por seus esforços em promover com sucesso essa mostra”.

O outro idealizador do projeto, professor e escritor Francisco de Assis Sousa conta outro objetivo que pode ser atingido com a mostra literária. “A Mostra Literária tem como objetivo primeiro, difundir os professores que prestam serviço em Vila Nova do Piauí a mostrarem suas obras e depois mostrar para todos os estudantes que eles também serão capazes de escrever poesia, contos, crônicas e de trabalhar a arte da escrita de modo geral”.

Professor Francisco de Assis

O professor acredita que a experiência da Mostra Literária trará exemplos de referência aos alunos e que assim eles acreditarão que ser um escritor não é algo distante, ele avalia o evento. “E o meu sentimento neste momento é de missão cumprida por socializar e levar para o público em geral, comunidade escolar e demais colegas professores a possibilidade de sermos melhores através da literatura. E estamos aqui valorizando a escrita dos nossos professores por que é da nossa aldeia que brotam os frutos”.

Tanto o professor quanto a diretora já estão na expectativa para a realização da 2ª Mostra Literária e esperam que mais eventos desta envergadura se tornem comuns em Vila Nova do Piauí.

Facebook

MAIS ACESSADAS