Floriano

Moradores de comunidade precisam atravessar rio para chegar até cidade no Piauí

Publicado

em

Os moradores do assentamento Irajá, na Zona Rural de Floriano, têm dificuldades em chegar até à Zona Urbana da cidade. A única estrada que liga à comunidade ao município está em péssimas condições por conta das fortes chuvas e, por este motivo, alguns populares se arriscam em atravessar o Rio Itaueiras, que apresenta uma forte correnteza nos períodos chuvosos.

Procurada pela TV Clube, a Secretaria de Infraestrutura de Floriano comunicou que existe um projeto do Governo do Piauí para a construção de uma ponte no rio. Sobre a estrada, a secretaria alegou que, por conta das fortes chuvas, qualquer ação está inviabilizada visto que a presença de máquinas e piçarramento pode piorar a situação. O órgão assegurou que, assim que o período chuvoso encerrar, a situação no assentamento será resolvida.

Os moradores realizam a travessia pelo rio porque pela mata não é seguro. A falta de acesso à Floriano prejudica, principalmente, às crianças que ficam impossibilitadas de irem à escola e às pessoas que trabalham na Zona Urbana.

“Quando o inverno é bom mesmo, o rio chega a passar um mês cheio, aí isola, a gente fica sem ter acesso, as crianças não vão estudar. Quem trabalha também tem uma dificuldade para passar, às vezes tem que atravessar no nado”, diz a presidente do assentamento, Anilza Mendes.

Os filhos da Jarlânia Riques, Emília e Davi, por exemplo, estão há uma semana sem assistir aula. A agricultora contou que não tem coragem de atravessar o rio, que está cheio.

Publicidade

“O rio estando cheio, não tem como eles passarem. Como eles são crianças, e eu também morro de medo de passar, eles estão há uma semana sem ir à escola. Quando tá baixo, nós passamos, mas temos medo de passar e não conseguir voltar”, afirmou a mulher.

Fonte: G1 Piauí |Foto: Reprodução /TV Clube

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile