Connect with us

Marcolândia

Formação do PPAIC de Marcolândia trabalha otimização do processo de alfabetização

Publicado

em

Professores da Rede Municipal de Ensino de Marcolândia participaram da formação do PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de julho. O evento aconteceu no auditório da Unidade Escolar Mariano da Silva Neto e foi voltado para a Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e gestores escolares.

Com apoio da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos e da Secretaria Municipal de Educação o programa é coordenado pela professora Vaumiranda Silva – que trabalhou com gestores escolares – e as formadoras Maria da Conceição Andrade (Educação Infantil) e Queila Sousa (Ciclo de Alfabetização).

O PRO Alfabetização na Idade Certa foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através do governo do Piauí e é composto por cinco eixos: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Entre os objetivos do programa está o de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e com isso sejam detentores de habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

A secretária de Educação de Marcolândia, Auxília Matos, destacou a importância do PRO Alfabetização para o processo de aprendizagem e reforçou o apoio da gestão municipal, ocasião em que ainda agradeceu a equipe por todo empenho.

Durante essa etapa na formação foi trabalhado o fortalecimento da importância do letramento literário na formação do leitor no espaço da escola, assim como reconhecimento da necessidade de trabalhar a rotina didática no ciclo de alfabetização dentro de um conceito positivo e com foco nas metodologias ativas.

Com os gestores escolares a formação ministrada pela professora Vaumiranda Silva abordou a alfabetização, orientações curriculares, a necessidade de adequar as escolas para atender as realidades e garantir êxito no processo de alfabetização, bem como a gestão cultural escolar.

O programa dentro de sua metodologia explana também a compreensão, orientações curriculares embasadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como na legislação para o Ciclo de Alfabetização, a apropriação de estratégias eficientes de gestão escolar que otimizem as práticas docentes com foco na alfabetização, e, a identificação de ações necessárias para efetivação do programa no município de Marcolândia.

Publicidade

A formação para professores da Educação Infantil de Marcolândia foi ministrada pela professora Maria da Conceição Andrade que trabalhou planejamento dos tempos de materiais e dos ambientes na educação infantil, conforme a BNCC, buscando melhorias na qualidade da educação.

O Ciclo de Alfabetização que compreende o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental foi ministrado por Queila Sousa.

Fotos por Francisco Carvalho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS