Francisco Macêdo

Com o tema: “Desafios são vencidos nas formações”, Educação de Francisco Macedo promove II Seminário do PPAIC

Publicado

em

Na última sexta-feira, 16 de agosto, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria de Educação, realizou o II Seminário de Alfabetização do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com o tema: “Desafios são vencidos nas formações”.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado, para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

O Seminário Intermunicipal tem como objetivo mostrar algumas das práticas realizadas nas escolas das redes municipais de ensino no nosso município.

O evento teve início com o credenciamento, seguido da apresentação da banda marcial Genésio de Carvalho Neto, onde foram entoados os hinos do Piauí e de Francisco Macedo. Na sequência, também houve uma apresentação com o tema: “É tão bom vir para a escola”.

Na ocasião, a coordenadora da Creche Proinfância Maria Ananias, Zozima Solidade, fez uma oração, seguido da secretária de Educação, Reneuda Maria, que deu boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do evento para enriquecer o conhecimento dos profissionais.

Durante o encontro, foram apresentadas práticas bem-sucedidas na Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, gestores escolares e dirigente municipal, que facilitaram o aprendizado de português, leitura e matemática.

O momento foi marcados por várias apresentações de práticas exitosas como: Conto e reconto, A casa sonolenta, Fui ao mercado, Consciência fonológica- deslocamento e lateralidade, Divertindo- se com as formas geométricas, Pescaria da leitura, Leitura compartilhada, Construindo práticas e consolidando resultados, Acompanhar, identificar e auxiliar no processo de aprendizagem e Monitoramento em ação.

Publicidade

Uma mesa julgadora, composta pela equipe multidisciplinar do município como a psicopedagoga, Cosma Cândida, a nutricionista da educação, Auriléia Paiva, a assistente social da educação, Carla Lariza e a psicóloga, Eduarda Paiva, tiveram a responsabilidade de selecionar as práticas que serão levadas para o Seminário Regional.

As práticas escolhidas para serem apresentadas incluem:

  • Educação Infantil: Pré II – Conto e recontos com a professora Luiza
  • Ciclo de Alfabetização: 2º ano – Consciência fonológica com a professora Carisma Alencar
  • Gestão Escolar: Construindo práticas e consolidando resultados com o diretor Erivan
  • Dirigente Municipal: Boas práticas da Secretaria Municipal de Educação com a secretária Reneuda.

Durante o seminário, a coordenadora do PPIC, Nadja Paula, também agradeceu a secretária Reneuda e ao diretor da escola Joaquim Antão de Carvalho, Erivan, pelos esforços e dedicação ao programa que tem trazido bons resultados para a educação do município.

Fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile