Connect with us

Francisco Macêdo

Conselho Tutelar de Francisco Macedo orienta sobre sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes

Publicado

em

A Campanha 18 de Maio que traz como tema “Faça Bonito” foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, após o caso Araceli que muito repercutiu no país no ano de 1973, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

Araceli era uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta. O crime ficou impune até os dias atuais.

O Conselho Tutelar de Francisco Macedo, através dos conselheiros Edvaldo Manoel, Veriana, Silvana, Neusa, Osmarina, repassa mensagens sobre a importância da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Edivaldo enfatiza a necessidade de mobilizar a sociedade francisco-macedense e, de modo geral, conscientizar e combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A conselheira Veriana repassa importantes orientações de como identificar sinais em crianças que sofrem abusos sexuais. O sinais quando crianças ou adolescentes estão sendo abusadas são: alteração de humor, agressividade repentina, vergonha excessiva, medo ou pânico.

Publicidade

Silvana que também é conselheira tutelar recomenda para não deixar que o atual momento que a população vive que é o isolamento social, torne-se fator de exploração sexual de crianças e adolescentes.

A conselheira Neusa explica que o abusador utiliza da manipulação da criança e que esta não percebe ser vítima. É através disso que o agente manipulador consegue ganhar a confiança e dar continuidade ao ato criminoso.

“Crianças nascem para ser amadas e não violentadas. Elas devem explorar a vida e não serem exploradas”, frisou a conselheira tutelar Osmarina.

O Conselho Tutelar de Francisco Macedo repassou a mensagem de reflexão para pais, mães, crianças, adolescentes e a população em geral.

“Esquecer é permitir, lembrar é combater”, orienta os membros do Conselho Tutelar.

Publicidade

Em Francisco Macedo as denúncias podem se feitas através do Disk 100, pelo e-mail: [email protected] e através dos telefones: (89) 9 9420 6880 / 9 9427 4090 / 9 9446 6040 e 9 9400 6508.

O Dia 18 de Maio foi instituído com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000. Todos os anos, nesta data, a impunidade sobre a morte desta criança é lembrada em diversas atividades de discussão sobre o tema no Brasil.

Na época, em 1973, a menina Araceli com apenas 8 anos de idade, teve todos os direitos violados: raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta que não foram condenados.

Veja abaixo o vídeo completo dos conselheiros tutelares de Francisco Macedo

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS