Connect with us

DESTAQUES

Educação de Francisco Macedo abre Jornada Pedagógica 2019.2 com oficinas e avaliações da BNCC; fotos

Publicado

em

Aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (31), em Francisco Macedo, a Jornada Pedagógica 2019.2, foi realizada pela Secretaria de Educação através da Prefeitura Municipal e aconteceu durante todo dia, na Escola Municipal Joaquim Antão de Carvalho, voltada para dois tipos de público-alvo sendo um para os professores da Educação Infantil, Educação Especial, monitores, auxiliares e bibliotecárias, e, a outra ocasião paralela, voltada para professores do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

O primeiro público-alvo citado recebeu orientações da professora Socorro Coutinho que coordenou oficina com tema “Educação Emocional” do Projeto Voluntário de Oficinas Pedagógicas. De acordo com Socorro, o projeto utiliza como metodologia oficinas que subsidiarão a prática dos professores com materiais e recursos para trabalhar com os alunos.

“Os professores sairão daqui com os materiais para trabalhar diretamente com os alunos na sala de aula proporcionando desempenho melhor. É um projeto feito através do professor para alcançar o foco especial que é o aluno. O projeto trabalhar acerca das emoções que temos como ser humano para que o aluno compartilhe com os outros colegas. Essa oficina serve para os professores trabalharem com os alunos o que eles sentiram aqui na prática”, explica Socorro.

Educadora Infantil, formada em Pedagogia, professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade Jaicós, com especialização em Psicopedagogia e Supervisão Escolar, emocionada durante entrevista, a autora do projeto relata que elaborou e implantou nas escolas de forma voluntária e nos dias atuais se sente realizada por contribuir no desenvolvimento da educação.

“É voluntário e vai continuar sendo porque é parte da minha vida. O pagamento maior é a troca de conhecimentos com outras pessoas. Me sinto realizada e feliz fazendo isso. A cada oficina é uma nova descoberta e a cada é encontro são muitas emoções. Isso é muito prazeroso. Vendo a necessidade resolvi desenvolver esse projeto. Implantei em Massapê há três anos. É um momento que o professor pode escutar, ouvir e saber qual o sentimento do aluno, pois às vezes a criança não consegue externar o que está guardado em seu interior. É um momento muito rico e com bastante emoção”, revela a psicopedagoga.

Professora da Educação Especial e Inclusiva da Unidade Joaquim Antão de Carvalho, a docente Lorena de Alencar Coutinho, afirma que a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação foi de grande valia porque a oficina é mais dinâmico.

Publicidade

“A oficina traz mais novidades para nossos alunos e assim podemos dar andamento para os alunos aprenderem mais. Estamos trabalhando o projeto que a professora Socorro trouxe sobre as emoções. Sabemos que na contemporaneidade isso é existente no mundo. Em muitos momentos nós professores nos sentimos de certa forma perdidos dentro de uma sala de aula sem saber o que fazer porque chega uma criança com problema familiar. Portanto esse projeto dela ensina como vivenciar essas diversidades em sala de aula”, pontuou.

“É um projeto muito bom e a Secretaria de Educação fez uma escolha excelente. A gente tá de parabéns porque quando incluiu um grupo de professores todo mundo ganha. Só temos a agradecer”, concluiu Lorena elogiando a inciativa da Seme com apoio da Prefeitura Municipal em abraçar e desenvolver o projeto.

Dentro da programação da jornada pedagógica em seu primeiro dia, aconteceu, paralelo, a palestra com tema “Elaborando Provas e BNCC”, ministrada pelo professor Frâncio Charlidon. Voltada para professores do 1º ao 9º ano a palestra abordou conteúdos sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No encontro, de acordo o palestrante, o objetivo foi voltado para avaliação externa sobre a forma que o professor vai desenvolver e classificar os itens para o melhoramento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município.

“Os professores que participaram do segundo encontro solicitaram mais encontros com intuito de estender conhecimentos para melhorar a educação e consequentemente o Ideb em Francisco Macedo. Estamos trabalhando a respeito de como a BNCC traz inovações voltadas para os itens, pois a maioria dos professores não trabalham itens e sim questões. De certo é que nas avaliações externar são trabalhados “itens”. Desse modo será abordado as formas de classificação e assim conhecimentos”, ressaltou.

No segundo momento foi trabalhado acerca da taxonomia de bloom onde será feito a distinção dos itens se são global, operacional ou básico. “Eu tive que repassar no primeiro momento explicar a teoria para os alunos conhecer a segunda parte. Hoje as avaliações externas vêm cobrando isso”, ressalta.

Publicidade

Professor Neto Lima, docente da Escola Eleuza Maria de Alencar, pertencente a Rede Municipal de Educação, participante da palestra Elaborando Provas e BNCC, destaca que o assunto trabalhado é relevante, visto que a capacitação expande maiores conhecimentos no que tange a Prova Brasil avaliadora do Ideb.

“Essa palestra traz novas maneiras de mostrar para gente que precisamos no aprofundar cada vez mais fazendo com que os alunos obtenham êxito na Prova Brasil. Hoje foi mostrado como se trabalha os itens do básico, passando pelo operacional e o global que são itens diferentes que mostram em que situação está nosso aluno […] cada vez que o professor vem ele traz algo novo para nos mostrar e por isso é bastante proveitoso. Foi uma grande iniciativa da gestão municipal por meio da SEME. O município de Francisco Macedo está de parabéns por trazer esse tipo de capacitação. Muitas vezes nos achamos autossuficientes, mas foi mostrado aqui que estamos em uma realidade diferente. É fundamental que todos possam participar para ter conhecimento do que realmente é a avaliação da Prova Brasil”, afirmou o docente Neto Lima.

Na abertura da jornada pedagógica o secretário municipal de Educação de Francisco Macedo, Virgílio Alencar, falou sobre primeiro dia onde ocorreu duas palestras. Na ocasião eles destaca a relevância dos temas para evolução da educação municipal apontando de início o projeto da professora Socorro Coutinho e também a cerca da palestra ministrada pelo professor Frâncio Charlidon.

“Inicialmente a professora Socorro apresentou o projeto há um mês atrás para a diretoria de educação onde nos interessamos pela iniciativa que é voluntária. De certo é que o município abraça o projeto com total apoio da Prefeitura por meio do prefeito Nonato Alencar e da SEME – Secretaria Municipal de Educação em materiais para o desenvolvimento das oficinas onde a professora entra com a parte humana. Esse projeto é desenvolvido já em outras cidades como Massapê, Jaicós e recentemente Francisco Macedo foi escolhida. Estamos iniciando hoje com o desenvolvimento de oficinas para confecção de materiais a serem utilizados pelos professores para o desenvolvimento da educação infantil”, frisou.

“A outra formação conta com o professor Frâncio, profissional que desenvolveu duas formações neste ano aqui na elaboração de provas com o intuito de preparar para o Ideb porque agora em 2019 é ano de avaliação e, hoje envolvemos os professores do Ensino Fundamental com a elaboração de provas de acordo com a BNCC com itens que tenham fundamentação para a boa desenvoltura dos nossos alunos”, concluiu o secretário Virgílio Alencar.

Publicidade

O prefeito Nonato Alencar que marcou presença na abertura da jornada pedagógica reafirmou o compromisso de buscar sempre junto à Seme novos métodos que visam melhorar o ensino do município. Desde a apresentação do projeto no início do mês quando recebeu a professora Socorro, Nonato têm se mostrado satisfeito com a iniciativa.

“Na primeira ocasião a professora nos apresentou o projeto no último dia 12 desse mês. Hoje com abertura da jornada pedagógica foi o momento de colocar em prática um importante mecanismo para melhor aprendizagem dos nossos alunos, pois a metologia desenvolvida dentro do projeto de oficinas pedagógicas é muita rica porque cria de certa forma um laço direto entre a criança (aluno) e o professor que vai passar a perceber como é o sentimento do aluno. Quando vi pela primeira vez não tive dúvida que ia trazer bons frutos para nossa educação, haja vista que mais escolas como em Massapê e Jaicós já adotaram e estão há algum tempo trabalhando o projeto. Tenho certeza que doravante alcançaremos melhores resultados porque vai facilitar também a dinâmica do professor e, claro, envolver mais ainda os alunos. A gente sabe que criança gosta de objetos e coisas que chamam atenção e com certeza é mais um avanço para nossa educação e para o nosso município que tem a ganhar com esse projeto. Parabéns professora Socorro e digo a vocês que o que for para o bem de nosso município estaremos de braços abertos. Só tenho a agradecer pelo empenho de nossos professores e do secretário Virgílio. Quero dizer que não mediremos esforços para o bem de nosso povo”, acrescentou.

Nonato ressaltou também a participação do professor Frâncio Charlidon que pela terceira vez está atuando trazendo mais conhecimentos para os docentes da Educação Municipal.

“Hoje temos duas ocasiões importantes. Como já falei agora pouco do projeto e a outra é o potencial que o professor Charlidon tem em repassar seus conhecimentos para nossos professores. É a terceira vez que ele está aqui e tenho certeza que é de grande proveito porque nesse ano de 2019 que é um ano de avaliação do Ideb, ele está aqui para deixar nossos professores com maior capacidade de ensinar nossos alunos e prepará-los para a Prova Brasil”, finalizou o prefeito Nonato Alencar.

A Rede Municipal de Ensino de Francisco Macedo possui três escolas na sede e uma na zona rural. As unidades de ensino da sede são: Unidade Escolar Municipal Eleuza Maria de Alencar; Proinfância Ananias Maria de Alencar e Escola Municipal Joaquim Antão de Carvalho. Na zona rural, no povoado Retiro está situada a Unidade Escolar Abílio José de Almeida.

Ao todo, os profissionais lotados na educação do município são: 03 coordenadores, 04 diretores, 01 diretora do departamento pedagógico, 01 secretária executiva, 01 coordenadora do Educacenso, 01 nutricionista, 01 secretária executiva do Conselho Municipal de Educação, 01 coordenadora da merenda escolar, 01 técnica da SME, 27 professores, 08 zeladores, 05 merendeiras, 06 monitores de turma, pátio e ônibus, 01 auxiliar de bibliotecária, 03 vigias e 03 secretárias de escola.

Publicidade

Ao final da oficina os professores fizeram exposição dos trabalhos desenvolvidos na oficina pedagógica.

Matéria Relacionada: – Secretaria de Educação de Francisco Macedo discute melhorias e apresenta projeto de oficinas pedagógicas

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS