Connect with us

Francisco Macêdo

Educação de Francisco Macedo desenvolve 2ª etapa do projeto Oficinas Pedagógicas

Publicado

em

Aconteceu nesta terça (1º) de outubro na Escola de Educação Infantil Proinfância Ananias Maria de Alencar, a segunda etapa de formação do projeto voluntário Oficinas Pedagógicas de autoria da professora Socorro Coutinho, da cidade de Jaicós. A segunda etapa assim como o início se dá por meio de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo e a Secretaria de Educação do município. O tema trabalhado foi Leitura na educação infantil. 

Como metodologia aplicada, o projeto voluntário é desenvolvido por meio de oficinas que servem para subsidiar a prática dos professores com materiais e recursos para trabalhar com alunos proporcionando desempenho melhor no processo ensino-aprendizagem.

A educadora infantil, Socorro Coutinho, formada em Pedagogia, professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade Jaicós, com especialização em Psicopedagogia e Supervisão Escolar, apresentou, inicialmente, o projeto ao prefeito Nonato Alencar e ao secretário de Educação de Francisco Macedo juntamente com a equipe pedagógica, no dia 12 de julho do corrente ano. Após a parceria firmada entre idealizadora, gestão municipal e educacional foi a vez da implantação e apresentação do projeto aos professores que colocaram em prática já no retorno das aulas no semestre letivo 2019.2.

A segunda formação ocorrida nesta terça – feira abrangeu além da escola Próinfância Ananias Maria de Alencar sob a direção de Izeita Alencar e coordenação de Airan Vieira, outras unidades de ensino como Abílio José de Almeida localizada no povoado Retiro dirigida por Maria Lucimar e coordenada por Francisca Ramos Neta. Na oportunidade estendeu-se para a educação especial representada pela professora Lorena Alencar.

Idealizadora do projeto, professora Socorro Coutinho, explica como é desenvolvido.

Publicidade

“São confeccionados materiais que subsidiam a prática pedagógica. De forma inovadora, o projeto é trabalhado com a construção de jogos e materiais pedagógicos que promovam um ensino diferenciado e motivador, estimulando a aprendizagem coletiva, afetiva e psicomotora dos alunos”, explica Socorro.

Lorena Alencar é professora da Educação Especial e Inclusiva pertencente a rede municipal de ensino, lotada na Unidade Joaquim Antão de Carvalho. A docente relatou sobre o sucesso que tem feito o projeto implantado.

“O projeto da professora Socorro, tem feito maravilhas porque trabalhamos o lúdico dentro da sala de aula e de certa forma inovam fazendo com que o aluno aprenda vivenciando de forma diferente saindo da rotina de sala de aula onde muitas vezes é limitado ao caderno e livro. Ele aprende jogando, vendo comparações dos jogos com leituras oferecidas pelas professoras”, disse.

Professora Lorena Alencar e professora Socorro Coutinho

“Foi um projeto que mudou muita a vida de professores e alunos. A dos professores porque as aulas não ficam cansativas e monótonas. A vida dos alunos porque de certa forma eles aprendem mais, assimilam o lúdico, o jogo e a brincadeira com a aprendizagem tornando se mais completa e fixada dentro dos padrões de leitura e assim eles não se cansam tanto. Eles sentam e participam da leitura de forma ativa e interagem entre si. Eles aprendem com motivação. É muito bom. O projeto da professora Socorro tem nos ajudado bastante, pois é prático e facilita muito o trabalho de nós professores que ministramos a aula com sucesso”, declarou a professora Lorena Alencar.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, fez sua avaliação e relatou sobre seu ponto de vista acerca da eficácia do projeto.

Publicidade

“Desde o primeiro dia quando ela me apresentou eu fiquei encantado com o projeto. Estive presente e pude notar a grande empolgação dos professores assim como da coordenação pedagógica e de todos que estavam envolvidos. Podemos ver que trata-se de confecção de materiais com a finalidade melhorar a didática do ensino. Assim desperta mais interesse. Esse projeto traz uma desenvoltura brilhante e desperta ainda mais as produções para ministrar suas aulas. É muito gratificante e eles vieram já com a certeza de encontrar uma dinâmica atraente”, relatou o secretário de Educação de Francisco Macedo.

Após a conclusão da formação foi ofertado um almoço na residência da professora e diretora da Escola Proinfância Ananias Maria de Alencar, diretora Izeita Alencar.


Matérias Relacionadas:

Secretaria de Educação de Francisco Macedo discute melhorias e apresenta projeto de oficinas pedagógicas

Educação de Francisco Macedo abre Jornada Pedagógica 2019.2 com oficinas e avaliações da BNCC; fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS