Connect with us

Francisco Macêdo

Educação de Francisco Macedo implanta plataforma digital para aulas remotas

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Francisco Macedo promoveu entre os dias 16 e 18 de setembro, a formação para professores, diretores e coordenadores da Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar.

A reunião teve como objetivo apresentar e implantar a plataforma Google Classrom que é uma ferramenta de ensino dentro  do Projeto Piloto para desenvolvimento das aulas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da U.E.E.M.A. e assim possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental Anos Finais aos alunos que ingressarão no Ensino Médio em 2021. Dentre os objetivos está também propiciar o cumprimento das 800 horas da carga horária anual em meio a pandemia Covid-19.

Edivan Gonçalves é analista da empresa EG Sistemas e responsável pela implementação, treinamentos e suporte da plataforma do projeto piloto na Escola Profª Eleuza Maria de Alencar. De acordo com o desenvolvedor, a finalidade é garantir aos alunos, através de aulas remotas, a conclusão do período de ensino que foi interrompido pela pandemia do novo coronavírus.

“Vamos implantar na turma de 9º ano para que os alunos consigam terminar este ano de 2020. É uma plataforma que está  sendo utilizada em outros municípios através da assessoria da EG Sistemas. Francisco Macedo é o 8º município do Piauí que faz uso dessa plataforma”, disse.

Através do sistema são oferecidas aulas remotas onde é possível repassar atividades aos alunos que têm acesso de casa, permitindo que os mesmos façam as devolutivas de seus trabalhos.

Publicidade

“Dessa forma evita aglomerações e garantimos as aulas para alunos da rede municipal de Educação de Francisco Macedo”, acrescentou Edivan Gonçalves.

O treinamento da equipe gestora iniciou na última quarta-feira, 16 de setembro, com profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

A culminância da formação aconteceu nesta sexta-feira, 18, com treinamento para os profissionais que utilizarão a plataforma. No período da manhã foram trabalhadas: atribuições na plataforma, enturmação dos alunos, sala de monitoramento e validação das aulas para a direção, coordenação escolar e apoios técnicos. No período da tarde tratou dos seguintes direcionamentos: atribuições na plataforma voltadas para inserção de aulas, correção de atividades, devolutivas e diário de classe eletrônico. O público-alvo foram os professores da U.E.E.M.A.

“O município está garantindo a implantação e o treinamento de toda equipe que irá utilizar o sistema”, destacou Edivan.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, explicou que outras formações aconteceram a fim de chegar a alternativa para favorecer o máximo possível do aprendizado e que para a implantação do sistema houve reunião para tratar no tocante a situação que se encontra atualmente por conta da pandemia do novo coronavírus tendo como consequência, a suspensão das aulas.

“Na plataforma é possível que haja um bom desempenho das aulas, favorecendo a resolução de atividades e estudo de conteúdos. Assim vamos fazer com que tenha distanciamento evitando aglomerações, ou seja, reduzindo o contato porque estávamos dando continuidade antes com atividades domiciliares entregues semanalmente. Com isso podemos enxergar de duas formas: uma é que vai evitar o contato entre as pessoas inibindo o contágio da Covid-19, e, a outra, é que vai favorecer todos alunos do Ensino Fundamental II. Estamos passando for formações preparando o diretor da escola, coordenadores e professores para o manuseio da plataforma”, explica o secretário de Educação de Francisco Macedo.

Publicidade

Ahellys Carvalho é coordenadora da Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar e pontua a facilitação do ensino-aprendizagem com o uso do recurso tecnológico junto aos materiais impressos.

“Durante todo esse tempo em que as aulas estavam suspensas, a secretaria esteve planejando as melhores estratégias, sempre pensando no melhor para nossos alunos, visando garantir o direito à educação e a aprendizagem. Sabemos o quanto a tecnologia tem sido nossa grande aliada nesse momento, e a plataforma irá facilitar, fazer com que as atividades sejam realizadas com praticidade e rapidez. O uso desse recurso e dos materiais impressos serão fundamentais para garantir o desenvolvimento das atividades letivas”, destacou a coordenadora da Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS