Connect with us

Francisco Macêdo

Educação de Francisco Macedo realiza Semana Pedagógica e prepara profissionais para o último trimestre letivo de 2019

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, na gestão do prefeito Nonato Alencar, realizou através da Secretaria de Educação as últimas atividades pedagógicas do trimestre letivo visando o fortalecimento de todo o corpo docente e, assim, contribuir para com o desempenho do alunado e de todos os profissionais da Educação Municipal. Os encontros aconteceram durante os dias 02, 07 e 08 de outubro no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

No segundo dia a Coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Finais,  professora e palestrante Ahellys Nathalya Sousa Carvalho, falou sobre planejamentos escolares, partilha de conhecimento e o pode que eles transmitem.

“A formação continuada é de suma importância na vida de todos os profissionais, principalmente os da educação. Em um mundo de constantes transformações, precisamos estar sempre em busca de formações, para que a qualidade do ensino seja cada vez melhor, isso que a Educação de Francisco Macedo almeja uma educação de qualidade, e não tem medido esforços para alcançar esse objetivo. Foi aberto um leque de ideias e propostas que sabíamos que teriam muito efeito na educação de Francisco Macedo, e então nasceu esse desejo de compartilhar e juntos formar opiniões e conquistar grandes resultados em breve”, disse.

A Formadora, Professora e Palestrante Seomária Júlia de Lima, abordou a importância da demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos e a diferença que a boa preparação pedagógica pode proporcionar aos alunos.

“É uma parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvem-se de forma segura e com boa autoestima. Buscamos preparar os alunos com altas habilidades em competições de conhecimento, onde eles possam estar adquirindo e mostrando resultados de qualidade e melhoria na aprendizagem”, falou.

Publicidade

Seomária Júlia, em sua fala relatou problemas que podem ser causados pela falta de investimento na Educação do país.

“Apesar de inúmeros caminhos sugeridos para a educação brasileira, o consenso que emerge entre educadores, pais e estudantes é único: a educação no país está em crise como a falta de investimentos generalizados, a dificuldade no acesso à escola, a carga horária e as poucas vagas, fortalecimento que tem que acontecer na escola pública e o modelo distorcido de formação de docentes”, disse.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, fala da importância dos encontros para as equipes pedagógicas e os trabalhos que podem ser desenvolvidos por meio de um bom treinamento, fortalecendo os conhecimentos.

“É muito importante trazer palestras para os nossos profissionais, ou seja, professores e demais servidores da Educação. Essa Semana Pedagógica estava com duas formações de palestras de grande relevância para o nosso trabalho a fim de aprimorar e fortalecer a nossa educação. As palestram abre a oportunidade de nossos professores poderem dar sugestões e apresentarem seus anseios. Diante de tudo isso faz com que as nossas equipes possam se planejar e favorecer estratégias para um trabalho gratificante para as situações que nos deparamos com dificuldade, como déficit de aprendizagem de alguns alunos dentro das turmas, para que não deixemos de lado esses alunos, e que todos se desempenhem e se desenvolvam com as buscas e ideias, juntos para nos fortalecer”, disse.

Virgílio Alencar parabenizou a gestão do prefeito Nonato Alencar e os professores que integram a rede educacional do município.

Publicidade

“A nossa educação hoje, posso avaliar como de qualidade, mesmo sabendo as dificuldades, mas não podemos esquecer como ela vem se expandindo apresentando bons resultados, alunos que desde a educação infantil ao fim da alfabetização já sabendo ler e escrever. As formações desses dois dias de trabalho trouxeram cada vez mais potenciais para os nossos professores desempenhar com maior eficácia, o sistema precisa incentivar, conversar e abrir espaço para compartilhar experiências e aprendizados. Francisco Macedo é um município que tem profissionais comprometidos que desejam ver o crescimento, assim como eu que tenho a visão de ver cada vez mais a cidade crescer em prol da melhoria educacional junto aos professores”, relatou.

O professor Neto Lima, participante da capacitação falou sobre a importância do evento para os profissionais da Educação.

“Mais uma vez parabenizo a gestão e ao secretário de Educação pela capacitação que sempre vem somar e agregar novos conhecimentos com novos temas. As palestrantes sempre trazem algo diferente e os professores que não se aprimoram e não entra no processo, ele acaba ficando obsoleto. Os professores estão de parabéns pela participação de todos sem exceções e o aproveitamento foi total”, disse.

Durante o terceiro dia a Diretora do Departamento Pedagógico Professora Niedja Mendonça discorreu sobre: Qualidade da Educação, Educação Infantil, Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno, Diretrizes Curriculares Nacionais, Matriz Curricular, BNCC, Currículo, Plano Nacional de Alfabetização, uso dos sítios e respectivos aplicativos QEdu: uso de dados, QEdu redes, MobiCorretor e Na Ponta do Lápis.

Niedja Mendonça explica a temática abordada durante a palestra e os novos recursos que serão utilizados através de aparelhos celulares.

Publicidade

“Pontuamos várias ações a serem desenvolvidas ao longo do último trimestre letivo, bem como para o inicio letivo de 2020. Trabalhamos diretrizes e normativas que regulamentam educação brasileira desde o ensino infantil ao ensino fundamental em series iniciais e finais. Foram apresentados mudanças, resultados e aplicativos que serão usados como instrumentos e ferramentas educacionais visando a melhora no desempenho e nas tomadas de decisões”, explica.

O professor Erivan, falou sobre sua avaliação ao encontro e quais próximos passos a serem tomados pelos educadores.

“O evento foi positivo, cheio de informações e precisamos sempre de momentos como este. A secretaria de Educação está fazendo a sua parte e agora cabe a nós professores levar todo o conhecimento adquirido e repassa-los para os nossos alunos”, disse.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS