DESTAQUES

Em Francisco Macedo, agricultor constrói, de forma artesanal, centrífugas de bater mel

Publicado

em

A inteligência do homem é algo incrível e sempre traz consigo a criatividade para desenvolver diversas inovações interessantes e também funcionais. Em especial, o brasileiro, que gosta de desafios e tem a astúcia para sempre inovar.

Neste contexto, o portal Cidades na Net foi até à localidade Retiro, zona rural do município de Francisco Macedo, distante cerca de 400 km da capital Teresina, para conhecer o João Neto. O apicultor de 45 anos que fabrica, de forma artesanal, uma centrífuga de bater mel, uma das principais ferramentas utilizadas pelos apicultores no processo de extração do mel contido nos quadros.

João começou a trabalhar com a apicultura desde 1998, ano em que fez o curso para apicultor, e parou de trabalhar no ramo no ano de 2017. João já passou por muitas cidades trabalhando em diversa profissões, entre elas, operador de motosserra.

Foi trabalhando nesta profissão, em 2019, em uma empresa na cidade de Capitão Gervásio de Oliveira, cerca de 530 km quilômetros da capital piauiense, que um amigo indicou um rapaz que tinha a centrífuga de bater mel e mostrou a ele. Daí, despertou a curiosidade em João Neto e a vontade para construir uma.

No mesmo ano, o construtor arregaçou as mangas e fez a tentativa de construir uma, tentativa esta que deu certo e até hoje ele recebe inúmeros pedidos e constrói na sua própria residência.

João Neto contou a nossa reportagem como surgiu a ideia de construir a referida centrífuga e revela que desde quando começou a fazer, não faltam encomendas.

“Eu tive sempre a curiosidade de fazer e um colega meu de Capitão Gervásio me indicou um rapaz que tinha uma pequena metalúrgica, daí, eu pedi para ele me levar lá. Ele me levou e o rapaz me atendeu muito bem e me mostrou como desenvolvia a máquina. Quando cheguei em casa, fiz a primeira, foi onde meus colegas que trabalham com apicultura de Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia, Fronteiras, Francisco Macedo etc. foram pedindo e eu fui fazendo. Graças a Deus, meu trabalho está bem conhecido e não faltam pedidos para fazer”, revelou João.   

Modo de funcionamento

Publicidade

A máquina consiste em um tambor, podendo ser de ferro ou plástico, a pedido do cliente. O interior é composto por barras de ferro finas, onde são armazenados os quadros de mel. Três peças de rolamento são utilizadas, duas em baixo e uma em cima, que realizam o movimento de rotação.

Na parte de cima, no exterior na centrífuga, é usada uma catraca, o centro, pedal junto da coroa, e a corrente de bicicleta que também pode ser de moto, como o cliente preferir.

Veja vídeo:

https://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2023/02/VID-20230202-WA0135.mp4

Fazendo o movimento giratório com o pedal, é realizado a extração dos quadros no interior da centrífuga, onde o mel já sai extraído por uma boca de cano de n° 50, encontrada no exterior pela parte de baixo da máquina.

Satisfação da clientela

João Neto revelou a nossa reportagem que nunca recebeu reclamação ou insatisfação dos clientes que receberam a máquina feita por ele, sendo todas aprovadas desde quando começou a fazer.

Como entrar em contato

João realiza encomendas por toda região de Francisco Macedo e disponibiliza o número de telefone aos interessados para entrarem em contato.

Publicidade

Número de telefone: (89) 8116-9715

Mais imagens:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile