Connect with us

Clicks do Mês

Em Francisco Macedo, Clicks do Mês conta a história de Maria, que é exemplo de coragem e determinação; Veja!

Publicado

em

Foi a cidade de Francisco Macedo que concedeu ao projeto Clicks do Mês, a oportunidade de retratar mais uma história inspiradora. Na edição de outubro, Maria da Conceição Silva, 48 anos, nascida em 29 de junho de 1972, no povoado Retiro, zona rural de Francisco Macedo, é quem compartilha um pouco de sua trajetória.

Preta, como é mais conhecida, é cadeirante, pois nasceu com uma má-formação congênita da coluna vertebral. Mas, seu problema de saúde nunca a fez pensar em desistir. Preta é exemplo de coragem e determinação. Ela é filha de Maria Etelvina da Conceição Silva e Francisco José da Silva, que do trabalho na roça, criaram ela e mais 8 filhos.

Preta conta que a família sempre fez o que pôde por ela, mas em meio as dificuldades, garantir o tratamento que precisava não foi possível. “A minha infância foi um pouco difícil, eu não podia me divertir como as outras crianças, também só vivia enfrentando problemas de saúde, foi complicado. Minha família é muito humilde, meus pais enfrentaram muitas dificuldades principalmente em relação a minha saúde, porque esse problema que eu tenho precisa de muito tratamento e eles não tinham condições de fazer esse tratamento que eu precisava, por esse motivo hoje vivo com muitas sequelas por não ter feito o tratamento. A minha criação foi difícil devido o meu problema.  Meus pais e irmãos sempre fizeram o que puderam, mas devido à falta de condições não foi o suficiente”.

Maria nasceu com mielomeningocele e precisava fazer uma cirurgia com poucos dia de vida.   “Eu nasci com um problema chamado mielomeningocele, que compromete a coluna vertebral e deixa várias sequelas. O ideal de quem nasce com esse problema é fazer a cirurgia de correção com poucos dias de vida, mas como a dificuldade era grande naquela época eu fiz somente com 24 anos e esse atraso em fazer a cirurgia fez com que eu ficasse com várias sequelas irreversíveis”.

Aos 24 anos, a jovem Maria teve que enfrentar duas cirurgias. Uma das primeiras grandes batalhas vencidas por ela. “A minha cirurgia foi feita pelo SUS em Teresina. Quem nasce com esse problema nasce com tipo uma bolha no final da coluna que é cheia de líquido e sempre ficava vazando, aí o médico falou que tinha que fazer a cirurgia com um neurocirurgião. Fui com duas irmãs, me hospedei na casa de uma amiga, Lucia Alencar, e fiz a cirurgia.  Só que quando fez a primeira vez não deu certo, ficou vazando mais líquido ainda. Com 15 dias da primeira fiz outra cirurgia e começou vazar novamente. Mas o médico falou que tinha que cicatrizar com remédio porque não podia mais fazer outra cirurgia. Graças a Deus deu certo hoje está cicatrizada”.

Publicidade

Alguns anos depois, ela passou por um momento ainda mais difícil. Em um curto período de tempo, ela perdeu duas pessoas que muita amava, a mãe e uma irmã.  “Outra dificuldade que enfrentei foi com a perda de meus pais e de minha irmã mais velha, eles eram um porto seguro para mim. Faz 15 anos que minha mãe faleceu, ela tinha enfisema pulmonar. Para mim foram momentos difíceis, ela sofreu muito, passou 3 meses no oxigênio sem poder tirar nem um minuto. Assim que minha mãe faleceu minha irmã mais velha descobriu que estava com câncer no intestino e aí foi outro sofrimento. Quando estava com 1 ano e três meses que minha mãe faleceu minha irmã faleceu”.

Há 4 anos, ele perdeu também o pai. “Já o meu pai tinha câncer na próstata e sofreu uma queda, quebrou o fêmur e tá com 4 anos que ele faleceu. Mas Deus me deu forças e vou seguindo junto com os outros irmãos, sobrinhos e amigos que me ajudam sempre a seguir em frente com toda paciência e carinho, a quem agradeço muito”.

Mas, sua história também é marcada por vitórias, e uma delas surpreende e com certeza, orgulha a muitos. Preta, mesmo tendo estudado somente até a 4ª série do ensino fundamental, escreveu e lançou um livro. O “Prazer de viver é o nome” da obra.

Ela conta que conseguiu lançar o livro com a ajuda de amigos e que acredita que é apenas uma das muitas conquistas que alcançará. “Sobre o livro que escrevi foi no ano de 2014, veio do nada essa vontade de escrever um livro, tipo de auto ajuda e aquela ideia foi aumentando na minha cabeça e escrevi. Só que eu não tinha condições de publicar, só fiz escrever e graças a Deus com a ajuda de dois amigos meus, que é o meu eterno amiguinho Genésio Antão e Rauni Sousa, eles fizeram de tudo pra que eu realizasse esse sonho, e pela honra e glória de Deus consegui essa conquista de muitas que virão na minha vida. Escrever o livro foi muito importante. Apesar de pouco estudo, eu consegui realizar esse sonho” conta ela.

O título do livro lançado por Maria, representa a sua história. Apesar das dificuldades, problemas de saúde, sua gratidão e prazer pela vida são enormes. “Eu escolhi o título o prazer de viver já pensando em mim, que apesar de ter nascido com esse problema eu sou muito feliz, tenho uma família maravilhosa e nunca tive motivo pra reclamar por ter nascido com problema só tenho a agradecer a Deus. Teve um médico que falou que eu ia viver até 8 anos, mas graças a Deus hoje estou aqui com 48 anos”.

Publicidade

Outro sonho que Maria alcançou, mais uma vez com a ajuda de pessoas amigas, foi a compra de uma cadeira de rodas nova, que foi adquirida no começo deste ano. “Eu tinha só uma cadeira que já estava com mais de 10 anos de uso, já tinha quebrado e estava muito apertada e correndo perigo, porque quando ela quebrou mandei soldar, mas não ficava confiável. Eu participo de um grupo de cadeirantes e eles resolveram fazer uma campanha entre eles pra mim comprar uma cadeira e minha sobrinha fez um grupo dos amigos e familiares. Graças a Deus deu certo eu comprei a cadeira de rodas e hoje estou muito feliz, foi um sonho realizado. Minha vida mudou muito. Hoje eu consigo andar na cadeira de rodas tranquila sem medo de acidentes. Foi uma grande conquista que a muito tempo eu estava precisando e graças a Deus realizei esse sonho, e tenho fé que outros sonhos irei realizar”.

Maria também é artesã. Quando ainda era adolescente ela aprendeu a fazer crochê e produz diversas peças. “O crochê eu aprendi quando eu era adolescente, uma moça me ensinou. Hoje o crochê pra mim é uma terapia, adoro fazer. Apesar de não ter saída pra vender mas eu continuo fazendo todos os dias” destacou ela.

Hoje, o sonho que ela almeja alcançar é fazer adaptações na sua casa para facilitar seu dia a dia. “No momento a dificuldade que enfrento é por meu quarto ser muito pequeno não tem espaço, e não é adaptado e também meu banheiro que não é adaptado, o meu sonho é um dia conseguir fazer umas adaptações no meu quarto e um banheiro. Então, o que quero é crescer meu quarto e fazer um banheiro adaptado e adaptar minha casa de uma maneira que fique melhor pra eu andar na cadeira” disse.

Por fim, Preta disse que participar do projeto Clicks do Mês também foi uma conquista. “Pra mim foi um grande prazer. Eu me senti muito feliz, adorei participar do projeto e me senti valorizada. Eu sempre sonhei em participar. Foi uma grande conquista, pela qual agradeço muito. Um sonho realizado” concluiu.

Veja os Clicks de outubro: 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS