Connect with us

Francisco Macêdo

Formação e entrega de prêmios marcam 3º dia da Jornada Pedagógica em Francisco Macedo; fotos

Publicado

em

A Unidade Escolar Abílio José de Almeida, situada no povoado Retiro, zona rural de Francisco Macedo, sediou durante manhã e tarde desta quarta-feira, 05 de fevereiro, mais uma etapa da Jornada Pedagógica 2020.1. No terceiro dia da jornada foram entregues medalhas para alunos destaques 2019 e ministrada palestra pelo professor Daniel Pereira que trabalhou com professores, diretoria, coordenadora e cuidadora de crianças, sobre o tema Teoria e prática na formação de professores em salas multisseriadas.

O evento foi aberto com a oração de São Francisco seguindo o tema da jornada deste ano que é “É dando que se recebe”. Logo em seguida, os pronunciamentos do prefeito Nonato Alencar, e do secretário de Educação, Virgílio Alencar. O prefeito, Nonato, elogiou os profissionais da educação municipal. O gestor fez referência a toda equipe que compõem a rede de ensino municipal e aos profissionais lotados na U. E. Abílio José de Almeida, parabenizando também o palestrante. “Essa é uma escola referência graças ao grandioso trabalho desenvolvido. Isso é de grande importância e estamos trabalhando para que isso aconteça. Todos os professores têm trabalhado para o desenvolvimento de nossa educação”, disse o prefeito de Francisco Macedo.

Prefeito Nonato Alencar

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, agradeceu pela presença de todos, em especial ao professor Daniel que irá ficar três dias no município preparando os colaboradores da Educação.

“A gestão sempre se preocupa com as melhorias para a educação do município. Realizamos a ampliação e a reforma nas escolas para melhorar a qualidade e a segurança de todos os alunos e profissionais. Estamos felizes em realizar a formação pedagógica onde iremos também fazer a entrega da premiação do Aluno Destaque 2019. Iremos começar este ano letivo com muitas novidades, melhorias e investimentos na Educação do município”, disse destacando que a escola tem um espaço destinado para o cultivo de hortaliças e que brevemente serão plantadas.

Espaço destinado para cultivo de hortas

A ocasião foi marcada pela entrega de premiações aos alunos destaques 2019 que receberam certificados e medalhas. Foram agraciados com as honrarias os discentes da referida escola: Enzo Gabriel Silva Santos, Ianne Priscila de Almeida Silva, Rafaela Amanda de Sousa, Michely da Conceição Sousa e Maria Vitória do Nascimento.

Dentre os premiados, a aluna Maria Vitória do Nascimento, que recebeu o certificado e a medalha de ‘Aluno Destaque 2019’, falou do sentimento em receber os prêmios. “Me sinto muito feliz e agradecida a Deus. Me esforcei bastante e hoje pude receber o reconhecimento dos meus esforços. O sentimento é de gratidão!”, concluiu.

Os conselheiros tutelares, Edvaldo Manoel e Maria Marlene (Silvana), estiveram presentes e explicaram a finalidade do órgão. Edvaldo falou sobre o trabalho realizado pelo e destacou a importância da capacitação, além de agradecer à gestão municipal por todo apoio e colaboração com os trabalhos realizados no município.

Publicidade

“O Conselho Tutelar é um órgão fiscalizador dos direitos das crianças e adolescentes do município quando eles são violados. A gestão do município sempre nos ajudou, e nós sabemos a importância dessas capacitações para todos. Se uma criança estiver com os direitos negados em qualquer das áreas, nos procure que iremos buscar as soluções dentro das leis. E ela garante que todas as crianças devem estudar e participar das atividades letivas. Pedimos a colaboração dos pais e pedimos que eles colaborem com a educação dos filhos”, pontuou.

Ao término da entrega de premiações e pronunciamentos dos conselheiros, o palestrante e professor, Daniel Pereira, tratou entre outros pontos, sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Este ano estamos com a implantação da BNCC e nosso trabalho é adequar o conhecimento prático e teórico dentro dos padrões. Então, estamos aqui para reforçar e realizar atividades práticas, montagens de planejamento, a organização da escola especialmente neste primeiro semestre, mostrar planos de cursos e sugerir atividades que eles possam trabalhar neste primeiro período em 2020”, pontuou.

O professor, Erivan, lotado na unidade de ensino avaliou como positivo, uma vez que o conteúdo trabalhado tratou sobre as diretrizes da BNCC. “Foi muito positivo porque debatemos vários assuntos sobre a BNCC. É sempre bom debatermos essa questão. A palestra foi muito boa e proveitosa. O professor Daniel está de parabéns!”, disse o docente.

Também fizeram uso da palavra, a nutricionista Aurileia Paiva; a coordenadora da educação do campo, Neta Ramos; a diretora da escola, Maria Lucimar Alencar; a agente cultural e professora Niedja Mendonça e a conselheira tutelar Maria Marlene.

No intervalo do evento que durou manhã e tarde, foi servido almoço para todos os participantes.

Publicidade

A Unidade Escolar Abílio José de Almeida trabalha com alunos desde o Ensino Infantil (Maternal) ao 5º ano. A escola funcionará das 07h às 11h15 pela manhã. No turno da tarde o horário será das 13h às 17h15.

Na última terça-feira, 04, pela manhã, no auditório da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores, secretários escolares, bibliotecárias, cuidadores de crianças e monitores de pátio, participaram de uma formação com tema “A função dos diretores, coordenadores, secretários escolares, bibliotecárias, cuidadores de crianças e monitores de pátio no cotidiano escolar”. No período da tarde foi trabalhada um oficina sobre a construção da rotina escolar.

Nas duas ocasiões, manhã e tarde, foram ministradas pela professora Leoneide Luzia Ramos, que é especialista em Metodologia da Educação Básica e licenciada em Normal Superior.

A programação da Jornada Pedagógica 2020.1 em Francisco Macedo segue até ao dia 13 de fevereiro. As aulas terão início no dia 17 do corrente mês.

Matéria Relacionada>> Palestra marca abertura da Jornada Pedagógica 2020.1 em Francisco Macedo; veja fotos

Publicidade

>> Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS