Connect with us

DESTAQUES

Fortes chuvas causam cheia no Rio Curimatá em Francisco Macedo e transbordam barragem em Padre Marcos

Publicado

em

Após um longo período sofrendo com as consequências da severa seca, o município de Francisco Macedo passa a vivenciar um novo cenário. O ano de 2020 chegou trazendo boas chuvas, que tem ocasionado o aumento no volume de água dos reservatórios, despertando a esperança dos sertanejos.

As fortes chuvas registradas na região levaram à cheia do Rio Curimatá, principal fonte de captação de água da barragem do Estreito, localizada em Francisco Macedo. O reservatório, que já chegou a ficar com apenas 6% de sua capacidade, agora está recebendo uma grande quantidade de águas do rio.

As chuvas constantes já causaram cheias também de açudes que ficam próximos a PI-243, estrada que interliga as cidades de Belém, Padre Marcos e Francisco Macedo, que transbordaram seguindo o curso para a barragem Boa Esperança, situada próxima à cidade de Padre Marcos, que também atingiu seu volume máximo.

As águas da Boa Esperança estão sendo desaguadas na barragem Caraíbas, no município de Massapê do Piauí, que atingiu o nível máximo de comportamento de água no início da noite desta quarta-feira (25).

Publicidade

As chuvas também tem causado alguns transtornos. Devido ao forte volume registrado na noite desta quarta-feira (25), a PI-243 rompeu em dois lugares. Um deles no trecho próximo ao município de Francisco Macedo e o outro na localidade Passagem Funda, próximo ao Bar do Peixe.

De acordo com informações de moradores francisco-macedenses, um dos trechos que rompeu fica próximo ao açude de Elim, como é conhecido. “O sangradouro do açude não deu conta de despachar o volume de água que tesava passando e a água desviou por um caminho passando em uma extensão de aproximadamente 50 metros, por cima da pista”, informou o morador  Erasmo Alencar.

Segundo informações de pessoas que passaram ainda no início da enchente durante a noite, o volume de água estava próximo à altura do joelho. “Devido o volume aumentar o asfalto começou a se romper, corroendo pelas laterais. É um trecho que está muito perigoso principalmente se carro grande passar”, acrescentou.

A Polícia Militar esteve no local sinalizando com arbustos e cones para evitar a ocorrência de acidentes.

O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, informou que já está tomando providências para que sejam feitos os reparos na estrada. “Entrei em contato com o deputado Georgiano e ele disse que irá ao DER, que é o órgão competente, para que eles possam fazer as obras de reparo que forem necessárias. Outra coisa primordial, que peço as autoridades competentes, é não permitir o tráfego de carreta de Jaicós por aqui, enquanto não regularizar a PI e que sejam tomadas as providências também em Padre Marcos. Estamos preparando um oficio para encaminhar as autoridades” disse.

Publicidade

O gestor ainda disse que está na expectativa que a barragem do Estreito transborde. “E o que a geste espera é que dentro de poucos dias a barragem transborde, pois está entrando muita água do rio principal, que é o Curimatá e os riachos afluentes também estão com muito volume de água” destacou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS