Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Assistência Social promove II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira; fotos

Publicado

em

Em prol do esporte e da qualidade de vida, a gestão “Contruindo uma nova história” do prefeito Adeílson Carvalho, o Novim (Progressistas), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu na manhã deste sábado (24), o II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira.

O evento aconteceu no auditório Francisco das Chagas Alencar onde doze alunos receberam a graduação pela primeira vez. Entre eles um aluno trocou de cordas.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, parabenizou os capoeiristas pela garra, força de vontade e alcance da graduação.

“A capoeira é um patrimônio cultural da humanidade e muito me orgulha termos um grupo de capoeira no nosso município. É uma cultura e arte que admiro e amo muito. A capoeira tem todo nosso apoio, apoio da gestão, e o que a gente puder fazer para incentivar crianças e adolescentes para crescer nosso grupo e estarmos melhorando. É a parte que ajuda no desenvolvimento motor da criança, na adolescência, faz bem pra mente e corpo, e para a saúde”, destacou Ester.

Mestre João Arcanjo ressalta que a capoeira está presente em mais de 150 países no mundo.

“Só tem a contribuir com o caráter e na formação de crianças e jovens. Acredito que em Francisco Macedo ao longo dos anos a história da capoeira tem mostrado isso, grandes benefícios a jovens que pela capoeira passaram”.

O batizado é a primeira formação do aluno depois de um período de aproximadamente 1 ano e meio de treinamentos.

“O aluno passa um período treinando para aprender gingar, as esquivas, movimento de ataque e defesa, desequilibrante, movimento floreado. O batizado é apresentar o aluno que passou por esse período à sociedade. Ele vai mostrar o que ele aprendeu, o talento dele junto com o capoeirista mais veterano que vieram de outras cidades. O aluno vai jogar pela primeira vez e mostrar o que aprendeu para a família, para o povo, receber a graduação, um mérito ao esforço dele, e recebe um certificado nessa primeira graduação”, explica o mestre.

Cafu é instrutor de capoeira em Francisco Macedo e fala de um dos princípios de inclusão social da capoeira.

“Com essa graduação a gente acaba incentivando mais ainda as crianças a participarem e andarem com a gente nesse bom caminho. A capoeira tem muitas coisas boas a oferecer onde a gente não trata só de movimentos. É um trabalho cada vez mais que reforça a educação e a socialização de cada um deles, oferecendo o melhor possível”, destaca.

“Esse evento marca todo o apoio que a gente recebe. Graças a Deus trabalhamos com muita facilidade devido ao apoio tanto dos pais como de toda a gestão e uma equipe dedicada voltada para isso. A gente tambem pode ver a felicidade estampada no rosto de cada criança que se sente orgulhosa e valoriza a capoeira. Hoje a gente dá mais um passo a diante, em relação aos novos cidadãos que estão sendo formados. Nossa expectativa é que todos os alunos venham a contribuir com toda sociedade de uma forma mais leal, justa e bem promissora”, destacou Cafu.

“Hoje estou feliz por receber grandes amigos que tenho como Joãozinho, mestre João, Miguel, Zumbi, Cicinho. Todos que sempre contribuiram com a gente e nosso grupo e mora em outros estados. Foi uma honra muito grande e desde já queria agradecer pela presença e contribuição deles para nosso evento”, revelou.

Publicidade

Sarah é alua de capoeira e fala sobre a participação no grupo. “A capoeira é muito importante para mim porque me divirto muito além de me exercitar e interagir com as pessoas. Na capoeira a gente recebe as graduações e isso é um prazer para nós”.

A aluna recomenda que as pessoas deveriam tentar. “Eu gosto muito da capoeira porque um dia eu participei, eu tive uma primeira vez”, concluiu.

Graduação e cores

A graduação é reprentada por cordas e suas cores. Cada cor significa um nível e a junção de várias cores corresponde a elevação do nível da graduação.

Entre as cores estão: Cinza – vem das cinzas e das cinzas retornará; Amarelo – Onde está buscando a riqueza do conhecimento; Laranja – Representa o futuro que está nascendo, dentro da capoeira; Verde – Do limo das pedras, onde está fixando com a Capoeira, começa a ficar liso; Azul – Onde atingiu um grau de conhecimento, é a busca da temperança e do equilíbrio; Roxo – Primeiro estágio em busca da energia positiva de ser mestre; Marron – Onde começa e atinge o amadurecimento de ser mestre. Fica concreto como madeira de lei; Vermelho – Simboliza a vida; Preto – Simboliza a raça negra; Vinho – O símbolo do envelhecimento. Quanto mais velho melhor; Branco – Representa a pureza.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS