Connect with us

Francisco Macêdo

Francisco Macedo realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde; fotos

Publicado

em

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Francisco Macedo. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, com o tema: “Democracia e Saúde: Bases para consolidação e Financiamento do SUS”.

A conferência teve início às 08h com credenciamento dos participantes e formação da mesa de honra pelo prefeito Nonato Alencar; enfermeira e conferencista, Janaina Alencar Castro; a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Jamilly Alencar; o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar; o secretário de Agricultura, Sebastião Alencar; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Alencar; o coordenador da Atenção Básica, Cleverlândio Ramos; a enfermeira, Letícia Queiroz; o assessor técnico, Antônio Fernandes e o vereador Antônio Gilmar.

Após a formação da mesa de honra, a execução dos hinos: nacional, piauiense e municipal. A abertura foi decretada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Alencar, e a leitura do regimento interno pelo palestrante e coordenador da Atenção Básica, Cleverlândio Ramos.

Presente no evento, durante uso da palavra, o prefeito, Nonato Alencar, fez seus singelos agradecimentos e destacou que a realização de uma conferência é importante, uma vez que serve para o engrandecimento das ações.

“É de entendimento que uma conferência serve para reforçar e engrandecer as ações da saúde de Francisco Macedo. Para nós a saúde e a educação são prioridades da nossa cidade porque sem saúde e sem educação é impossível que qualquer cidadão possa levar sua vida. Sou reconhecedor do trabalho dos agentes, desde o agente comunitário ao médico”, discursou o prefeito.

Publicidade

Após discurso do gestor municipal, foi dado início a palestra magna presidida pela enfermeira e conferencista, Janaina Alencar, que abordou sobre o surgimento do Sistema Único de Saúde no Brasil, no tocante às propostas associadas à área da saúde pelo médico e sanitarista, Antônio Sérgio da Silva Arouca, considerando como o único sistema do mundo a oferecer atendimento gratuito para a população brasileira. Na apresentação da palestra, a conferencista exibiu um texto de Arouca.

“Saúde é um bem-estar físico, social e vai muito mais além. Saúde significa que as pessoas tenham acesso a casa, ao trabalho, ao salário condigno, a água, a educação, as informações e respeite a livre opinião. Saúde é muito mais além do que não estar doente”, descreve o texto.

Janaina apresentou ricas informações sobre o SUS enfatizando que “é um sistema integral que garante acesso universal e igualitário à população brasileira do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”.

Para a enfermeira, a consolidação do SUS é tornar mais sólido, estável e firme, bem como alicerçar, estabelecer, estabilizar e fortificar.

“Um dos princípios fundamentais é que todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação, tenham direto ao acesso, às ações e aos serviços de saúde”, disse.

Outro fator de grande relevância que foi colocado em pauta durante a conferência de saúde, foi o princípio da equidade que significa que todos brasileiros sejam tratados conforme sua necessidade obedecendo suas diferenças e particularidades.

Publicidade

“Equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. A rede deve estar atenta às necessidades reais da população. A equidade é um princípio de justiça social”, explicou.

Na abordagem sobre o Sistema Único de Saúde foram apresentados os tipos de serviços e atendimentos ao cidadão brasileiro, tais como: Sistema Nacional de Transplantes; sistema de hemocentro; resgate de emergências e e atendimentos pré-hospitalares em situações de acidentes; distribuições de medicamentos para o controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes; sistema de vacinação e imunização de milhões de pessoas em prazo de uma semana; produção de vacinas para as doenças negligenciadas ou emergentes; expansão do programa saúde da família e a melhoria dos indicadores.

Defensora do Sistema Único de Saúde, a enfermeira e palestrante, frisou ainda que o SUS é uma política de referência no mundo, onde muitos brasileiros desconhecem a política desconsiderando sua importância.

“O SUS é um sistema que ouve a voz do povo porque tem o estado de direito e estado de direito democrático”, pontuou.

“Sou uma defensora, defendo, apoio e visto a camisa porque sei dos benefícios que tem. Para 75% da população o Sus é a única alternativa de um plano de saúde. Agradeço a oportunidade de conduzir essa palestra magna e trazer para a população franciscomacendense a importância, princípios e valores. É um sistema que vem crescendo e digo não ao sub-financiamento e não privatização porque muitas vezes o problema não está na sua política e, sim, no seu financiamento, má gestão dos recursos, além dos profissionais que não vestem a camisa e não defendem o que determina que tem que ser”, desabafou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a expectativa de vida do brasileiro em 1988 era de 69,7 anos. Em 2016, subiu para 75, 8 anos de idade. Contabilizados nos últimos anos, mais de 4,1 bilhões de tratamentos ambulatoriais, 1,4 bilhão de consultas médicas e 11, 5 milhões de internações foram registrados ao ano entre outros serviços de atendimento.

Publicidade

O segundo palestrante, o coordenador da Atenção Básica de Francisco Macedo e conferencista, Cleverlândio Ramos, apresentou durante palestra o diagnóstico da saúde do município. Com população total de 3.128 habitantes, os serviços de saúde da Rede Municipal são: 02 Unidades Básicas de Saúde, Planejamento familiar, suplementação de Ferro e Vitamina A, hipoclorito de sódio, citologia oncológica, Pmaq, Bolsa Família, Teste do pezinho e da orelhinha, visitas domiciliares, PSE e campanhas de vacinação.

Para o coordenador, a patologias mais preocupantes são as doenças relacionadas ao aparelho circulatório decorrentes de obesidade, hipertensão arterial que podem causar AVC, infarto do miocárdio, entre acidentes de trânsito, enquadrado nas causas externas devido município estar situado próximo a uma rodovia federal de tráfego intenso.

“Por ser uma cidade com número de habitantes pequeno as patologias mais preocupantes são as do sistema circulatório, pois há famílias que desenvolvem doenças por conta da genética e hereditariedade. As causas externas estão relacionadas a acidentes de trânsito por conta de um ponto turístico que culmina no aumento do tráfego de veículos, visto que o município fica à beira de uma rodovia”, pontuou.

Entre outras dificuldades enfrentadas, o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar, elencou a marcação de exames, consultas e cirurgias aletivas,

“A proposta que estamos levando para o governo estadual e federal é que fizesse uma ligação direta através do Ministério da Saúde, para que as marcações de exames, consultas e cirurgias, o município tenha autonomia para credenciamento com médicos, clinicas e hospitais”, acrescentou.

Desde o ano de 2002, Francisco Macedo, possui uma Unidade Básica de Saúde, pretendendo os gestores, ampliar o atendimento hospitalar devido a necessidade.

Publicidade

“Em relação às UBS´s, gostaríamos que o governo buscasse um mecanismo para ampliar o atendimento para pequenas internações.  Certamente irá melhorar a qualidade da saúde do município, visto que os municípios pequenos não possuem hospitais e, assim, desafogaria a grande demanda dos hospitais regionais”, concluiu.

No que tange a relevância e evolução, a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Jamilly Alencar, destacou que realização da conferência, serve para diagnosticar a situação atual e a partir disso, propor o bom funcionamento da gestão municipal.

“Por meio da conferência é possível avaliar a situação da saúde do município e assim auxiliar no bom funcionamento da gestão. Em meio algumas dificuldades posso considerar que a saúde de Francisco Macedo está bem assistida”, destacou Jamilly.

Agente de combate a endemias, Roberto Leal, avaliou a 4ª conferência como importante, pois é uma ocasião em que os participantes podem falar sobre necessidades da área da saúde fazendo suas colocações. Entretanto, alguns desafios foram relacionados pelo agente juntamente com seu grupo.

“Um dos desafios é essa integração entre os profissionais e comunidade e, atrair mais as pessoas para participar de eventos como esse. Nosso grupo elencou algumas questões de gestão do SUS como desafios para os próximos 20 anos e outras demandas que existem de planejamento maior”, destacou o agente.

Publicidade

Tratando-se não apenas de problemas e dificuldades, mas também de adesões a melhorias, Francisco Macedo aderiu recentemente ao Sistema Nacional de Assistência Farmacêutica, denominado também de Orus. Para a farmacêutica Ludmilla Alencar, a instalação do sistema é uma exigência do MS e serve para o controle de estoque de medicamentos que são fornecidos para os assistidos.

“Todos os medicamentos que tem na farmácia básica são cadastrados no sistema, mediante a nota fiscal, possibilitando a identificação de entrada e saída dos remédios. Os pacientes cadastrados com o cartão do Sus recebem o medicamento, permitindo assim a identificação do investimento que o município faz na farmácia básica”, explicou a farmacêutica.

Carla Lariza, coordenadora do Nasf e assistente social, citou alguns benefícios que a cidade recebeu, destacando sobre os pacientes que foram atendidos no mutirão de cirurgia de catarata, ocorrido entre os dias 20 e 25, do corrente mês, na cidade de Picos, o que para ela é um fator relevante que deve entrar na lista de ações positivas promovidas pelo MS. A coordenadora ressaltou que o procedimento cirúrgico contemplou quatro pacientes, caracterizando-se como procedimento exitoso, propiciando a oportunidade de voltar a enxergar da visão que foi tratada.

“Os pacientes passaram por todo procedimento até a cirurgia de catarata. O mutirão foi muito bem organizado. Tanto o município quanto os usuários ficaram bastante satisfeitos e não relataram nenhum problema pós-cirúrgico”, declarou Lariza.

A nutricionista da Educação que também faz atendimentos na saúde de Francisco Macedo, Auriléia Paiva, participou da conferência e destacou em entrevista ao Cidadesnanet.com que há organização satisfatória nas áreas. A mesma afirmou que o atendimento é de grande valia porque contempla pessoas portadoras de diabetes, hipertensão, gestantes de risco e crianças.

Publicidade

“É um atendimento semanal e de grande valia porque conseguimos prevenir diabetes, obesidades e desnutrição”, afirmou.

“Em outras ocasiões os pacientes, durante consultas médicas, são recomendados ao nutricionista e assim eles citam que já tem na cidade. Fico feliz porque os pacientes voltam para mim por conta que os efeitos positivos são notórios […] O profissional de nutrição no município na área da saúde, é de grande importância para fazer bons diagnósticos auxiliando as pessoas e evitando que elas saiam para outras regiões”, concluiu a nutricionista.

Ao final da reunião foram formados grupos que formularam propostas sobre os temas a serem apresentados em plenária seguindo os eixos temáticos, onde todos receberam certificado de participação.

A delegação foi formada pelo coordenador da Atenção Básica, Cleverlândio Ramos juntamente coma Farmacêutica, Ludmilla Alencar.

A Conferência Municipal de Saúde é regida pela lei 8142/90 do Ministério da Saúde e acontece a cada quadriênio, ou a cada três anos de gestão do município.

-Veja mais fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS