FRANCISCO MACEDO | Saúde promove campanha ‘Francisco Macedo é Rosa e Azul’ em prevenção ao câncer de mama e de próstata
Publicado por: Da Redação | Data: 13/01/20

FRANCISCO MACEDO | Saúde promove campanha ‘Francisco Macedo é Rosa e Azul’ em prevenção ao câncer de mama e de próstata

Durante os dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretária de Saúde, pasta administrada pelo secretário Cristóvão Alencar, realizou no município a campanha ‘Francisco Macedo é Rosa e Azul’.

A campanha visou atender o público masculino e feminino acima de 45 anos. E os exames realizados foram em prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. Além da sede do município, as ações de combate também aconteceram na zona rural com objetivo de assistir o maior número de pessoas.

No dia 09/01, os ultrassons aconteceram na comunidade Retiro, no PSF do local, e os procedimentos foram realizados de forma mista, atendendo a homens e mulheres.

Em 10/01, os exames foram realizados no povoado Cabeceira, no colégio Acelino Terno, com atendimentos mistos, em um local preparado adequadamente para a ocasião.

Dia 11/01 as consultas foram realizadas na sede do município, na UBAS Joaquim Antão, e os procedimentos voltados apenas para o público feminino.

Por fim, em 12/01 os exames também foram realizados na UBAS Joaquim Antão, e os atendimentos foram voltados para o público masculino.

O prefeito, Nonato Alencar, falou sobre a realização da campanha e dos compromissos que possui com a população, em especial proporcionar saúde e educação a todos.

“Desde o início da minha gestão sempre deixei claro que a saúde e a educação do município seriam as minhas prioridades. Estamos realizando mais uma vez esta ação tão valiosa para o nosso povo, e isso prova o nosso comprometimento com a população. Eu assumi esse compromisso, e estamos realizando este compromisso tanto na sede como na zona rural para identificarmos os possíveis casos. Nesta etapa estamos intensificando os atendimentos e colocando mais profissionais para cuidar dos homens e mulheres da nossa cidade. Iremos continuar trabalhando e ajudando a todos”, pontuou o gestor.

O Dr. Ryan Lacerda, que realizou os atendimentos junto a sua equipe, parabenizou a gestão pela realização de mais uma campanha e falou sobre a importância da realização dos exames de prevenção e de detecção de possíveis casos.

“Sabemos que o câncer de mama é um dos grandes causadores de morte para as mulheres no Brasil, e o de próstata nos homens. Então, a realização de campanhas como esta é bastante importante, e a prevenção é o melhor remédio. Já identificamos casos de pessoas que estão com a doença e a partir deste resultado irão ser encaminhados para Teresina, e assim iniciarem o tratamento. Parabenizo aqui o prefeito, Nonato, e espero que as campanhas continuem contribuindo com a prevenção das patologias, principalmente para as pessoas mais carentes”, disse.

A enfermeira, Letícia Maria Queiroz, ainda explicou um pouco como desenvolvem os trabalhos na Saúde e como buscam atender o público alvo no município.

“A Saúde do município trabalha com o enfoque na conscientização da prevenção, e no cuidado com a saúde que vai muito além de atividades no consultório. Trabalhamos com a realização de campanhas o ano inteiro; visamos diminuir a taxa de mortalidade. Realizamos palestras, rodas de conversas, atendimentos em grupo e fazemos um trabalho de assistência e humanização na feira-livre, ou seja, tudo para contribuir com a saúde da população e atingir o maior número de pessoas”, disse.

Milena Alencar, coordenadora da Atenção Básica, ao falar sobre os atendimentos realizados durante a campanha, destacou: “Atingimos um grande público entre homens e mulheres do município, cerca de 400 pessoas foram atendidas durante os dias de atendimento, e eu estou muito feliz pela participação de todos”.

Confira as imagens:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Após dois dias desabastecida, gasolina é vendida a R$ 5,05 em Jaicós

Em consequência da paralisação dos caminhoneiros, a cidade de Jaicós estava sem combustível desde segunda-feira, 28. A gasolina chegou em um posto da cidade na manhã desta quarta-feira, 30, e

Francisco Macêdo

Câmara de Francisco Macedo votará PL de gratificação para o Comitê de Combate ao Covid-19

A Câmara de Vereadores de Francisco Macedo votará na próxima segunda-feira, 04 de abril, às 19h, em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 011/2020, que requer concessão de gratificação especial

Francisco Macêdo

Prefeitura de Francisco Macedo promove confraternização em homenagem ao Dia da Merendeira

Através de solicitação da nutricionista, Auriléia Paiva, responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, no município de Francisco Macedo, localizado há 400 km da capital do Piauí,