Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Saúde promove campanha ‘Francisco Macedo é Rosa e Azul’ em prevenção ao câncer de mama e de próstata

Publicado

em

Durante os dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretária de Saúde, pasta administrada pelo secretário Cristóvão Alencar, realizou no município a campanha ‘Francisco Macedo é Rosa e Azul’.

A campanha visou atender o público masculino e feminino acima de 45 anos. E os exames realizados foram em prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. Além da sede do município, as ações de combate também aconteceram na zona rural com objetivo de assistir o maior número de pessoas.

No dia 09/01, os ultrassons aconteceram na comunidade Retiro, no PSF do local, e os procedimentos foram realizados de forma mista, atendendo a homens e mulheres.

Em 10/01, os exames foram realizados no povoado Cabeceira, no colégio Acelino Terno, com atendimentos mistos, em um local preparado adequadamente para a ocasião.

Dia 11/01 as consultas foram realizadas na sede do município, na UBAS Joaquim Antão, e os procedimentos voltados apenas para o público feminino.

Publicidade

Por fim, em 12/01 os exames também foram realizados na UBAS Joaquim Antão, e os atendimentos foram voltados para o público masculino.

O prefeito, Nonato Alencar, falou sobre a realização da campanha e dos compromissos que possui com a população, em especial proporcionar saúde e educação a todos.

“Desde o início da minha gestão sempre deixei claro que a saúde e a educação do município seriam as minhas prioridades. Estamos realizando mais uma vez esta ação tão valiosa para o nosso povo, e isso prova o nosso comprometimento com a população. Eu assumi esse compromisso, e estamos realizando este compromisso tanto na sede como na zona rural para identificarmos os possíveis casos. Nesta etapa estamos intensificando os atendimentos e colocando mais profissionais para cuidar dos homens e mulheres da nossa cidade. Iremos continuar trabalhando e ajudando a todos”, pontuou o gestor.

O Dr. Ryan Lacerda, que realizou os atendimentos junto a sua equipe, parabenizou a gestão pela realização de mais uma campanha e falou sobre a importância da realização dos exames de prevenção e de detecção de possíveis casos.

“Sabemos que o câncer de mama é um dos grandes causadores de morte para as mulheres no Brasil, e o de próstata nos homens. Então, a realização de campanhas como esta é bastante importante, e a prevenção é o melhor remédio. Já identificamos casos de pessoas que estão com a doença e a partir deste resultado irão ser encaminhados para Teresina, e assim iniciarem o tratamento. Parabenizo aqui o prefeito, Nonato, e espero que as campanhas continuem contribuindo com a prevenção das patologias, principalmente para as pessoas mais carentes”, disse.

Publicidade

A enfermeira, Letícia Maria Queiroz, ainda explicou um pouco como desenvolvem os trabalhos na Saúde e como buscam atender o público alvo no município.

“A Saúde do município trabalha com o enfoque na conscientização da prevenção, e no cuidado com a saúde que vai muito além de atividades no consultório. Trabalhamos com a realização de campanhas o ano inteiro; visamos diminuir a taxa de mortalidade. Realizamos palestras, rodas de conversas, atendimentos em grupo e fazemos um trabalho de assistência e humanização na feira-livre, ou seja, tudo para contribuir com a saúde da população e atingir o maior número de pessoas”, disse.

Milena Alencar, coordenadora da Atenção Básica, ao falar sobre os atendimentos realizados durante a campanha, destacou: “Atingimos um grande público entre homens e mulheres do município, cerca de 400 pessoas foram atendidas durante os dias de atendimento, e eu estou muito feliz pela participação de todos”.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS