Connect with us

Francisco Macêdo

Impactos da pandemia nos direitos das crianças e adolescentes é pauta da VIII Conferência de Francisco Macedo; veja

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Macedo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (23), a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar e teve como tema geral: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas e proteção integral, com respeito à diversidade”.

A conferência iniciou com o credenciamento dos participantes, em seguida, a assistente social Sara Leal deu as boas vindas e formou a mesa de honra com o vice-prefeito Odair Lopes; os secretários Adenilson Carvalho (Saúde), Ester Damares (Assistência Social) e Carlos Marinho (Administração e Finanças); o controlador geral Acileide Coutinho; a chefe de gabinete Josefa Maria de Sousa; os vereadores Lorena Alencar e Domingos Diniz; a presidente do CMDCA, Seomária e a vice, Leonízia Santos e a representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, Shirley Diniz.

Na sequência, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional e depois assistiram à apresentação cultural do grupo de capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organizada pelo monitor Cafú.

As autoridades presentes tiveram espaço para um momento de fala. O vice-prefeito Odair Lopes destacou sua alegria em participar da conferência e disse que a gestão municipal se preocupa com as questões ligadas à juventude.

“Dizer da alegria de estar aqui para participar mais uma vez dessa conferência onde serão discutidas políticas públicas para as crianças e adolescentes do nosso município. Nossa administração tem sempre se preocupado e procurado trabalhar em prol das crianças e adolescentes do nosso município e essa conferência irá fortalecer ainda mais as ações para um bom crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”.

A primeira-dama e secretária de assistência social Ester Damares, pontuou a importâcia do evento.

“É uma conferência muito importante onde iremos discutir os efeitos pós pandemia, o quanto o público das crianças e adolescentes foram afetados e prejudicados e programar ações que devam ser executadas para garantir os direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes”.

A conferencista responsável foi a assistente social Ângela de Maria Bezerra Neta, à nossa redação, ela explicou que que o principal objetivo da sua palestra e da conferência foi abordar as dificuldades deixadas pela pandemia em relação aos direitos das crianças e adolescentes.

“Essa conferência tem como tema principal, as vulnerabilidades decorrentes do período durante a pandemia e pós pandemia. Então hoje a gente vai discutir cinco eixos: o primeiro vai falar dessa política pública da questão da saúde, educação e assistência social, no segundo eixo, vamos discutir a violação dos direitos da criança e do adolescente, no terceiro, o protagonismo juvenil, no quarto, o protagonismo deste adolescente dentro das políticas públicas do Estado e no quinto, o financiamento das políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente”.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_0602.jpg

Ela ainda frisou que o momento é importante porque a criança e o adolescente possuem um papel de destaque dentro das políticas públicas da sociedade, como defende o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_0600.jpg

Passada a palestra, foram formados grupos para a discussão dos seguintes eixos temáticos: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos, durante e pós -pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico e Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós -pandemia da covid-19.

Após isso, foram eleitas as delegadas que participarão da Conferência Estadual. São elas: Seomária, Yasmin e Osmarina (titulares), Josy, Daniela e Shirley Diniz (suplentes).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_0542.jpg

Representando o NUCA, a adolescente Shirley Diniz finaliza falando do apredizado adquirido na conferência e a importância dela.

“A conferência foi incrível e de muito aprendizado, é muito importante a participação dos adolescentes e jovens para reivindicar projetos para nossa inclusão. A temática foi de extrema importância, incluindo o respeito a diversidade e garantia dos nossos direitos. Podemos nos expressar e fazer reivindicações e a partir disso, é possível promover a articulação de ações entre autoridades e órgãos públicos. O NUCA está sempre inserido em eventos como esse e desenvolvendo campanhas”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-11-23-at-12.35.29.jpeg

Ao fim, todos receberam um certificado de participação da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Francisco Macedo.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS