Connect with us

DESTAQUES

Marolas provocam derramamento de água na barragem do Estreito em Francisco Macedo. Veja vídeo!

Publicado

em

A barragem do Estreito tem chamado atenção de banhistas e da população em geral, precisamente neste fim de semana. Um fenômeno está provocando o derramamento de água do reservatório na cidade de Francisco Macedo, situada a 400 quilômetros de Teresina.

Um vídeo que circula na internet mostra a barragem transbordando. Mesmo com a capacidade quase completa, no entanto, o fato é diferente do que conhecemos popularmente como “sangrando” como explica o climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa.

O fenômeno em questão é semelhante as ondas do mar conhecido também como “marolas” quando chega nessa época do ano, nos meses de maio e junho, em que os ventos surgem de forma mais intensa e produzem ondas nas águas da barragem.

“Quando o vento roça a lâmina de água, ela cria ondulações. Essas ondas são semelhantes as ondas do mar. Isso só é possível porque tem o espelho d’ água relativamente extenso e isso faz com que o vento percorra uma distância grande. O efeito visual é muito semelhante ao sangramento/ transbordamento da barragem. Isso acaba lançando a água para fora da estrutura da represa”.

A barragem do Estreito possui uma capacidade de armazenamento de pouco mais de 26 milhões de metros cúbicos de água e extensão de aproximadamente 7 quilômetros. O reservatório abastece o municipio de Padre Marcos.

Publicidade

Com as chuvas que caíram na região no perído de inverno, até recentemente, a barragem armazena atualementte entre 24 e 25 milhões de metros cúbicos.


CLIQUE NO LINK E VEJA O VÍDEO COM O FÊNOMENO MAROLA

https://youtube.com/shorts/1lE3ldKyYoc?feature=share


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS