Connect with us

Alegrete do Piauí

Missa Eucarística marca encerramento do Estágio Pastoral dos Seminaristas em Alegrete do Piauí; Veja fotos

Publicado

em

O município de Alegrete do Piauí, recebeu entre os dias 02 a 14 de janeiro,  os 12 seminaristas que participaram do Estágio Pastoral da Diocese de Picos do ano de 2017. Foram 13 dias de intensa vivência pastoral no meio das comunidades. Dividido em dois momentos o Estágio começou pela zona rural do município onde os seminaristas estiveram na primeira etapa nas comunidades: Baixão, Tabuleiro, Malhada Alta, Boa Vista e Alegrete Velho, e a segunda etapa na zona urbana.

Acompanhados pelo Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e pelo Promotor Vocacional da Diocese, Pe. Edvaldo Silva, os seminaristas, em contato direto com as comunidades rurais e urbanas, realizaram visitas, celebrações e incentivaram à comunidade a participar mais ainda da vida da Igreja.

Uma novidade deste ano no estágio foi a realização de encontros de formação para grupo de liturgia, homens do terço e jovens, onde foram abordadas diversas temáticas como a importância da família na Igreja, o protagonismo dos jovens na Igreja e na sociedade e a atuação assídua dos homens do terço na comunidade. Os encontros foram para os grupos da área pastoral do município de Alegrete e também da área pastoral de São Francisco de Assis de Francisco Macedo.

Para marcar o encerramento do Estágio, uma multidão lotou a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima onde aconteceu uma Missa às 17h, na tarde deste sábado, 14,  presidida pelo Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano e concelebrada pelos padres, Antonio Ismael de Holanda, vigário paroquial de Alegrete, Edivaldo Silva, promotor vocacional e pároco da Igreja de São Sebastião em Patos-Pi, Sebastião Francisco dos Santos, pároco da Igreja São Francisco de Assis no Junco em Picos, Francisco Pereira Borges, Pároco da Catedral em Picos e Fernando Amando de Sousa, pároco da Igreja de Santo Antonio de Padre Marcos Piauí.

Durante a Celebração Eucarística, os seminaristas José Marcos da área Pastoral de São Francisco de Assis em Acauã e Gildo Coelho da Paróquia Santa Teresinha em Queimada Nova, ambos do 3º ano de Teologia receberam o Ministério de Acólitos, podendo oficialmente proclamar a Palavra de Deus e ensiná-la ao povo. E o seminarista Cláudio Santana da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana recebeu o Ministério de leitor, momento de confirmação vocacional e de doação ao serviço na Santa Mãe Igreja.

Publicidade

Em entrevista ao Cidades Na Net o seminarista Marcos Vinicius, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Bocaína, demonstrou alegria e gratidão ao povo de Alegrete pela recepção e experiência vivenciada. “Visitamos o povo alegretense e conhecemos a alegria do coração de todos, saímos daqui  renovados na vocação com anseio ainda maior de perseverar de se doar para futuramente está ordenado padre e quem sabe vim atuar aqui na já então paróquia de Nossa Senhora de Fátima. O momento é de agradecimento ao povo de Alegrete pelo acolhimento e pela experiência vivida por todos nós seminaristas.” Afirmou Marcos.

O seminarista Cláudio Santana da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana também falou sobre a realização do estágio. “Manifesto minha alegria de está em Alegrete realizando mais uma etapa do nosso estágio e dizer mais da minha alegria de receber hoje o Ministério de leitor, é mais um degrau na formação sacerdotal, mais um passo que consegui subir e é para mim motivo de esperança. Manifesto minha prontidão para os serviços  que o ministério exige que é a proclamação da palavra de Deus, peço a Deus e ao espírito santo que me ilumine nessa nova missão que seja para mim um tempo de graça e aprendizagem para cumprir minha missão.”

Cláudio disse ainda que Alegrete é lugar de um povo alegre, acolhedor. “A marca que vou levar daqui é a forma correta de acolher. Com sua expressão de fé e amor os alegretenses preencheu nossos corações.  Daqui vamos levar muitas coisas boas que certamente servirá para a futura missão pastoral na Diocese”. Concluiu.

Após o momento pós-comunhão, os seminaristas Vanderlan Silva Felix e Francisco de Assis fizeram a leitura do relatório geral das atividades realizadas ao longo das duas semanas de estágio. O relatório apresenta aspectos relevantes da religiosidade de Alegrete, bem como apresenta problemas na área de Saúde e Segurança Pública no município.

O Pe. Edvaldo Silva promotor vocacional do Seminário, disse ao Cidades na Net que encerra o estágio com a sensação do dever cumprido. ” Para nós que estamos a frente das vocações na Diocese  é momento de alegria concretizar uma ação conjunta da igreja católica, o Estágio superou as expectativas. Sabemos que podemos continuar unidos ao povo de Alegrete, pedindo pelas vocações pedindo para que as famílias possam se comprometer com a evangelização. Rogamos a Deus que esta comunidade apartir do Estágio Pastoral possa crescer cada vez mais no compromisso da evangelização e continue levando Jesus cristo sobretudo aos mais necessitados da comunidade”. Pontuou.

Publicidade

A Ministra da Eucaristia, Niuma Goís comentou ao Cidades da alegria e o sentimento de despedida dos seminaristas. “Durante estes 14 dias vivemos momentos de graças, alegrias e louvores a Deus na nossa comunidade. Os seminaristas trouxeram toda espiritualidade e brilho no senhor Jesus. Já sentimos saudade pela volta dos mesmos ao Seminário. Só temos a agradecer o aprendizado e as sementes deixadas em Alegrete pelo Estágio Pastoral”. Disse Niúma.

O Cidades Na Net também conversou com o Vigário Paroquial, Pe. Ismael Holanda, Ismael destaca que acompanhou de perto e junto com a comunidade realizou com sucesso o Estágio.” Me sinto muito feliz e em paz por ter cumprido com sucesso a missão que Deus me deu. A passagem dos Seminaristas pelo Estágio foi momento de muito ânimo, de renovação da fé, de renovação dos compromissos cristão que a igreja exige, inclusive o compromisso social. Nós vimos que a Igreja em se tem suas deficiências mas acredito que foram sanadas com a passagem dos seminaristas com as  formações que tivemos. Mas precisamos despertar também a nossa vida cristã na comunidade,  notamos realidades sofridas que carece de maior atenção do poder público de Alegrete.”

Ismael parabenizou o trabalho dos seminaristas e agradeceu a comunidade. “Os seminaristas fizeram um ótimo trabalho, escutaram e ajudaram muito, inclusive já deixaram saudades, muitos fieis choraram com a partida dele, agradeço a todos,  foi um trabalho honesto, prazeroso e saudável”. Pontuou o Padre.

No final da Missa, o Projeto Amigos do Seminário, em forma de agradecimento pela força de vontade, doação voluntária e contribuição de cada amigo e animador, sorteou uma TV LED 32’’ e um Smartphone Samsung. A TV foi sorteada entre todos os amigos do projeto e o Smartphone entre os animadores. E ao término, os seminaristas, juntos, anunciaram que o próximo Estágio Pastoral acontecerá em janeiro de 2018, na Área Pastoral de São Sebastião, em Sussuapara- Piauí.

Veja mais imagens:

Publicidade



Por Iago Sousa/Cidades Na Net

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS