Connect with us

Francisco Macêdo

Saúde de Francisco Macedo implanta Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19

Publicado

em

Mais uma frente de combate ao novo coronavírus foi criada em Francisco Macedo pela Prefeitura Municipal, na gestão “União e Trabalho”, do prefeito Nonato Alencar, através da Secretaria de Saúde que é gerida pelo secretário Cristóvão Alencar. Foi implantado o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.

De acordo com a presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, Milena Alencar, o centro está anexo na Unidade Básica de Saúde Joaquim Antão de Carvalho Neco e conta com sala de espera para atendimento e triagem que são feitas pelas técnicas de enfermagem, consultório, sala de testagem e sala de observação.

Ao lado esquerdo, Milena Alencar, junto com a enfermeira, Eliã Costa.

“O centro é totalmente isolado da UBAS e foi criado para atender pessoas que apresentam queixas que se caracterizem no quadro epidemiológico de coronavírus. Tem por finalidade prestar atendimento exclusivo e separar os pacientes dos demais atendimentos de modo geral para evitar maior risco de disseminação”, explica Milena Alencar.

O horário de expediente do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 é no turno da manhã das 08h às 12h e, durante a tarde, das 14h às 17h.

Milena enfatiza que a implantação do centro de atendimento foi uma adesão ao programa do governo federal. “Foi um programa do governo federal que a gente aderiu e deu o direito de contratar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, concluiu.

O prefeito Nonato Alencar esteve presente, visitou a unidade de atendimento e disse o quão importante é para o combate à Covid-19.

Publicidade

“De suma importância. É uma iniciativa de valor imensurável que serve para atendimento diferenciado porque os pacientes que chegam com queixas que caracterizem no quadro epidemiológico do coronavírus serão atendidos aqui e os demais pacientes que precisam de outros tipos de atendimentos serão recebidos como de costume que é lá na outra parte. Dessa forma, com a criação desse centro vai evitar que haja maior índice de contaminação”, destacou.

Para o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar, no município que ainda tem poucos casos, o centro é mais uma forma de reduzir a disseminação do coronavírus e combater com maior força.

Secretário de Saúde, Cristóvão Alencar / Imagem de arquivo

“Com esse centro certamente haverá maiores possibilidades de identificarmos pacientes que apresentem sintomas característicos e vai facilitar o trabalho de combate ao novo coronavírus. Para aquelas pessoas que apresentam síndromes respiratórias temos um lugar específico e não ficarão juntas de demais pacientes que necessitam de outros atendimentos. Vai reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, além de deixar a procura das unidades de saúde para manutenção e retorno do atendimento de rotina.”, reforçou o secretário de Saúde de Francisco Macedo.

A UBAS Joaquim Antão de Carvalho Neco está situada na Avenida Joaquim Antão de Alencar, s/n, Centro, em Francisco Macedo.

          

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS