Francisco Santos

Escola Santa Filomena realiza 3º Arraiá da Filó em Francisco Santos e retrata a cultura nordestina; fotos

Publicado

em

A Escola Municipal Santa Filomena, em Francisco Santos, realizou na noite desta quarta-feira, 26, o 3º Arraiá da Filó, Sacudindo Gerações. O evento que conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, enfatiza as práticas pedagógicas e culturais da unidade de ensino.

A solenidade iniciou com a convocação das autoridades para a mesa de honra. No dispositivo estiveram presentes o prefeito Édson Carvalho; a secretária de Educação, Tássia Gisele e esposo, Tales; a secretária de Saúde, Ana Vilma; a secretária de Esporte, Edimary Lima; a secretária de Agricultura, Larisse Ariadina; a secretária adjunta da Secretaria de Educação, Rosa Maura; o pré-candidato a vice-prefeito, Eroley Rodrigues; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Ilka Maria, dentre outras autoridades e docentes da escola. Além destes, foram mencionados o advogado Higor que é representante da comunidade e esposo da diretora da escola, Denise Barros.

Desfiles, representação da flora nordestina, danças regionais, forró, peça teatral, quadrilhas, entre outras atrações marcaram a noite em Francisco Santos que reuniu grande público.

O prefeito Édson Carvalho elogiou o trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação e da escola. O gestor reafirmou que as celebrações culturais devem acontecer sempre e terão apoio da gestão.

“Estamos no mês de São João. É tradicional e sempre houve essas festas. É muito bom para o município. Quero parabenizar todas as escolas, a organização, a secretária, a diretora da escola, os alunos, os professores. É uma linda festa de São João em nosso município”, destcou o prefeito.

A secretária de Educação, Tássia Gisele, destacou que as celebrações estão acontecendo e prosseguem até o dia 11 de julho. A gestora da pasta elogiou toda equipe da unidade de ensino Santa Filomena.

Prefeito Édson com aluna da escola e a secretária de Educação Tássia Gisele

“Muito linda essa festa. Comemorar o São João sempre é muito bom porque traz alegria e assim nós revivemos e valorizamos nossa cultura. As escolas de Francisco Santos estão de parabéns pelas belíssimas apresentações, e desde já, parabéns para a escola Santa Filomena que encantou com lindas apresentações e deixou a noite ainda mais bela”, destacou Tássia.

A diretora da escola, Denise Barros, agradeceu a gestão municipal do prefeito Édson Carvalho por todo apoio, destacou o empenho da Secretaria de Educação e de todos os docentes e alunos da escola.

Publicidade

“Nossa escola é toda alegria e se sente satisfeita pelo trabalho, pelo envolvimento e participação de cada um de vocês, onde juntos formamos um todo: alunos, professores, equipes gestoras, equipe de apoio, pais, familiares e amigos que vieram abrilhantar esse nosso Arraiá. Nosso carinho, nossos aplausos e nossa estima. Grata a todos”, concluiu a diretora agradecendo a todos que estiveram envolvidos.

Apresentações

O 3º Arraiá foi aberto com a declamação de um poema pelo aluno Willian e a música Saga de um Vaqueiro, seguido da apresentação Explode Coração pela equipe de funcionários se despedindo.

Alunos do 9° A (manhã), 9º B (Manhã) e 9º C (Tarde) desfilaram com As Rainhas e os Reis Caipiras. O momento foi conduzido pelas professoras Nívea Vanessa, Lany Castro e Socorrinha.

A rainha Cariele e o Rei David Lucas, alunos do 9º A, representaram a Flor do Mamulengo.

A Flor Girassol do Sertão foi representada pelos alunos do 9º ano B: rainha Emanuela e rei Lamartine.

Flor de Mandacaru que é muito citada na música de Luíz Gonzaga, o saudoso Rei do Baião, foi apresentada pela coreografia da rainha Liz Ariele e do rei Nael José, alunos do 9º ano C.

Publicidade

A terceira apresentação foi marcada pelo desfile das turmas das professoras Tia Geiane, Tia Laura (manhã) e Tia Marisa (tarde). As professoras apresentaram ao público a Turminha da Alegria formada pelas crianças Kayla Melissa, Clara Jennifer, Jean Carlos e Flávio Ryan. Ambos receberam com vibração o aluno Erik Miguel com a professora Marisa.  

O quarto grupo apresentou as danças brasileiras que são genuínas expressões da nossa cultura, e que, através de ritmos e movimentos, contam parte da história do país e de suas respectivas regiões. A dança regional junina ficou a cargo das professoras Joylene, Verinha, Tatiana, Poperlândia, Lígia, Gabriella e Socorrinha.

Agronejo

O Agronejo foi encenado representando a expressão cultural que nasceu das raízes do campo e floresceu nos corações dos brasileiros de Norte a Sul, unindo elementos tradicionais a influências do funk e do trap pelos alunos do 6º C, 8º D e 9º C.

O Brega pop foi interpretado pelos alunos do 6º C, 7º A e 7º B. Apesar de não ter uma origem definida, estudiosos apontam o surgimento do estilo nas décadas de 40 ou 50. A música “Voando para o Pará”, é uma verdadeira celebração da cultura paraense e uma declaração de amor, ao estado do Pará, no Norte do Brasil.

Dança Bugio

Os alunos do 6º A e B, 7º A e B, deram show de talento ao apresentar o Bugio, dança típica do Rio Grande do Sul, com origens no fim do século XIX. Atualmente o bugio é uma dança de salão e deu origem a grandes festivais em algumas cidades do Sul do Brasil.

Forró

Publicidade

Um dos gêneros musicais mais tradicionais e emblemáticos dos festejos juninos é o forró que tem suas raízes no Nordeste do Brasil e muitos o reconhecem como patrimônio cultural imaterial do país. O Centro-Oeste também aderiu a este estilo musical nas suas festas juninas. No arraiá da Santa Filomena as músicas foram coreografadas por alunos do 7º A e 8º D.

A Quadrilha Nordestina mais amada por todos os brasileiros – especialmente os nordestinos – é realizada por dança que une pares vestidos com roupas típicas de forma colorida e caipira, com movimentos e passos definidos, tendo o forró e o baião em destaque como estilos musicais. Essa foi representada por alunos dos 6º, 7º, 8º D e 9º C.

O desenho foi evidenciado nos adornos do arraiá simbolizando a religião, dança, música, e outros elementos da cultura nordestina, produzidos pelos alunos Telisboa José (9º ano), Nataly Kelly (9º ano) e Raí Alison (9º ano).

A arte em toda parte. No Arraiá da Filó, Sacudindo Gerações, o teatro deixou o público fascinado. A peça teatral CHIQUINHA DAS CABRITAS II: O RETORNO DA VEACA AO SERTÃO, de responsabilidade dos professores Juliano, Samuel, Diego e Letícia, destacou o cotidiano interiorano e como muitas pessoas agem no dia a dia. A cultura religiosa, dentre outros costumes foram destaques e retrataram como os casamentos aconteciam no século passado.

Alunos do 8º e 9º ano com participação especial de alunos do 7ª ano dançaram a quadrilha de encerramento do 3º Arraiá da Filó, sob responsabilidade dos professores Dení, Hernandes, Vanessa Marilia, Raquel, Raiane e Cleone. De origem europeia, a quadrilha como é conhecida atualmente, recebeu ao longo do tempo influências de ritmos nordestinos, indígenas e africanos.

No dia 11 de julho a Escola José Ramos vai promover o Arraiá Nosso Encanto do Sertão com a Julina Girassol. O evento está marcado para inicar às 18h, na Quadra Poliesportiva Biquinha Santana, no povoado Boa Viagem (KM 87).

Veja fotos do Arraiá da Escola Santa Filomena

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile