Connect with us

DESTAQUES

Professores denunciam recusa de vacinação da Secretaria de Saúde em Francisco Santos

Publicado

em

Os professores residentes na cidade de Francisco Santos que trabalham em outros municípios estão reclamando por não poderem receber vacinação contra Influenza H1N1. A indignação foi gerada após uma postagem em status pessoal de Whatsapp da enfermeira Silvaneia.

No status do aplicativo da enfermeira havia o comunicado: “Professores que trabalham fora do município não tomarão vacina aqui. Motivo: As vacinas vem contada de acordo com informações que sai daqui do município. Agradecemos a compreensão de todos”.

Duas testemunhas, professoras residentes em Francisco Santos que trabalham em outros municípios e pediram para manter a identidade em sigilo, disseram que não foram vacinadas quando solicitaram.

A primeira testemunha afirmou que tomou a dose no município em que trabalha e relatou. “Eles alegam que se nós que trabalhamos em outras cidades tomássemos aqui, os professores que trabalham em Francisco Santos iam ficar sem vacina”, relatou,

A segunda testemunha ouvida afirmou que teve também que tomar a vacina em outra cidade. “Tive que tomar a vacina em outra cidade onde sou conterrânea. Tomei sem burocracia nenhuma. Moro em Francisco Santos e negaram esse direito para nós”, lamentou.

Publicidade

O outro lado

Sobre o caso, a coordenadora da Atenção Básica de Francisco Santos, Marília Santos, explicou que a Campanha de Vacinação Contra Influenza H1N1, é agendada e o envio das vacinas é feito pelo Ministério da Saúde que verifica o sistema da Educação do município e obtém a relação de professores ativos.

“O ministério não faz estimativa por local de residência. Ele faz a estimativa pelo local de função. As vacinas de campanha só vem com quantidades especificas.”, explicou.

Marília esclareceu sobre a polêmica e destacou que o município não negou vacina, pois seguem o cronograma do ministério e que as doses são recebidas por etapas.

“Seguimos o cronograma do ministério, até porque as vacinas são recebidas por etapas. Não era ainda o dia deles serem vacinados”, ressaltou.

Publicidade

De acordo com a coordenadora foi orientado a vacinação inicialmente dos professores da rede estadual, posteriormente os da rede municipal e demais professores e público.

“Ontem vacinamos professores da rede estadual. Hoje estamos vacinando os professores do município e na próxima semana vamos vacinar os demais professores e público. A campanha só encerra em junho. Todos serão vacinados. Vai ter vacina para todo mundo”, concluiu.

A coordenadora destacou ainda que será avisado quanto ao período de vacinação para os próximos públicos e que estão seguindo também os protocolos repassados sobre o distanciamento como forma de prevenção da conta da Covid-19.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS