Connect with us

Fronteiras

FRONTEIRAS | Palestra sobre o 18 de Maio enfatiza estigmas no corpo, mente e alma

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras, na gestão do prefeito Eudes Agripino Ribeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma palestra nesta sexta-feira (18), em alusão a Campanha 18 de Maio “Faça Bonito”. O mês em curso é conhecido também como Maio Laranja por ser um período de intensificação do combate e prevenção ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.

O evento teve como objetivo mobilizar a população da cidade contra a violência sexual de crianças e adolescentes, além de prevenir e conscientizar sobre o tema. Além da palestra houve apresentações e música.

O Dia “D” da Campanha Nacional contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio, foi realizado no Colégio Francisca Pereira, com a participação e o apoio da Secretaria de Educação; do secretário de Saúde, Antônio Neto; da secretária da Juventude, Maria Alice; da coordenadora do CRAS, Adriana; da coordenadora do Programa Criança Feliz, Auricélia; do assessor da prefeitura, Izalberto Luz

Além desses, vale ressaltar o apoio da coordenadora das escolas do Campo, Rosângela, e do presidente do Conselho Tutelar, Stallone, bem como da professora, Dilma Leite; da coordenadora da Vigilância em Saúde, Yaponira Pereira; da assistente social, Priscielly; do médico Dr. Antônio Aquiles, assim como os adolescentes do NUCA e a diretora da escola sede do evento.

A palestra foi ministrada por Evangelista Gesiel Filho, que falou sobre dois exemplos bíblicos de abusos que aconteceram com duas mulheres, além de explicar acerca das feridas que os abusos causam, não somente no corpo, mas no psicológico, na alma e no espírito.

“Jesus é o médico que cura as feridas, até dos que se encontram desamparados”, destaca.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Eudiná Ribeiro, agradeceu às autoridades presentes e falou sobre a responsabilidade que todos têm. Eudiná alertou que a sociedade em si é a rede de proteção para crianças e adolescentes e deve sempre conscientizar e prevenir contra o abuso sexual.

Dentre outros apontamentos a secretária de Assistência social alertou que a campanha deve continuar, não apenas na data do 18 de maio, mas sim todos os dias.

“A prevenção é a melhor forma de garantir a integridade, saúde física e mental de crianças e adolescentes, além de buscar, cada vez, parcerias com o poder público e a sociedade em geral”.

Publicidade

A secretária de Educação e primeira-dama do município, Zildenia Maria Ribeiro, falou sobre a importância da comunicação e da boa convivência de crianças e adolescentes no ambiente familiar, o que proporciona confiança e acolhimento entre os integrantes da família.

O médico Dr. Antônio Aquiles explanou acerca da Lei de proteção à criança e adolescente. Teve, também, a apresentação especial realizada pelos adolescentes do NUCA.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS