Connect with us

Fronteiras

7ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é aberta em Fronteiras. Veja fotos do 1º dia!

Publicado

em

O município de Fronteiras, realizou na noite desta quinta-feira (24), a abertura da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que visa promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

O evento, promovido pela Prefeitura de Fronteiras, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Assistência Social, e com apoio das demais secretarias, Comissão Intersetorial e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e Conselho Tutelar aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social e reuniu membros da sociedade civil e representantes do Poder Executivo, além de um grande número de crianças e adolescentes.

Na solenidade de abertura, após a execução do hino nacional, foi realizada uma apresentação cultural religiosa com as crianças do grupo crescendo com cristo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e uma oração com a criança, Gustavo Pereira, que leu um versículo da bíblia e orou para os presentes.

Em seu pronunciamento, a secretária de Assistência Social, Eudiná Agripino Ribeiro, agradeceu aos prefeito e integrantes das secretarias e falou do objetivo da conferência.

“A pandemia evidenciou ainda mais a necessidade de sistemas de proteção e promoção de políticas públicas que assegurem efetivamente os direitos de crianças e adolescentes e de reparação dos danos causados. E poder realizar hoje esta conferência é uma alegria, pois, temos avanços na política de direitos das nossas crianças e adolescentes. Vamos aqui debater propostas e buscar melhorias sempre”, disse.

O prefeito Eudes Ribeiro, disse que o intuito é planejar ações e continuar a garantir qualidade de vida às crianças e adolescentes. “A conferência vai permitir a discussão do que é de direito da criança e do adolescente. São assuntos abordados entre os profissionais da assistência social e todos os segmentos da sociedade. Como prefeito tenho trabalhado, em meio as dificuldades, para proporcionar o melhor no que diz respeito ao apoio às crianças e adolescentes do nosso município através das ações promovidas pelo Cras. Temos um projeto que já está implantado dentro do município que é a sala do autista com Dr. Anderson que está coordenando como psicólogo e toda uma equipe”, disse.

Eudes falou sobre ações futuras que pretende executar para beneficiar as crianças e adolescentes.

“Nosso projeto é maior e objetiva ter um complexo que será construído. Nós já temos o terreno e vamos buscar esse recurso. Isso mexeu muito comigo quando tratamos com as mães de autistas e elas passaram realmente a explicar o que é um filho autista e me sensibilizou muito. Essa ação já está presente na vida dessas famílias. São mais de 40 mães. Está sendo feito um trabalho por parte de Dr. Anderson e toda equipe, pois, existem ainda algumas com receio e com isso vai aumentar a demanda, mas estamos se preparando para isso. Estou feliz com a abertura da conferência dos direitos das crianças e adolescentes na nossa gestão”, concluiu o prefeito de Fronteiras.

Matheus Sousa presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi outro orador que fez um pronunciamento e destacou sobre as ações que o município tem realizado. “É uma felicidade imensa fazer a abertura da sétima conferência. É um momento que concretizamos de fato todos os direitos de crianças e adolescentes em nosso município. Esse trabalho com abertura dessas salas e momentos expositivos mostra o resultado de um trabalho anual. Essa é a segunda exposição e há dois anos vem enchendo os olhos dos pais que concretizam e acreditam no trabalho que a gestão desenvolve com seus filhos ao permitir que eles venham frequentar as atividades ofertadas. Para amanhã a gente espera muita participação do público com ideias para construirmos um novo plano para trabalharmos os direitos dessas crianças”, disse.

O gestor do conselho avaliou a Prefeitura no contexto do cuidado com a Criança e o Adolescente. “A gestão é sempre muito solícita e aberta para que a gente possa estar fazendo esse trabalho. Ela apoia e é uma gestão que desde quando o prefeito Eudes assumiu é muito íntegra e tem uma participação intersetorial muito forte das secretarias que vestem a camisa para que todos esses trabalhos sejam realizados”, frisou o presidente do CMDCA de Fronteiras.

Quem também foi convidada a mesa de honra e fez um discurso na abertura foi a professora Inácia Ribeiro, que é Articuladora do Selo Unicef. “Esse é um momento muito especial e está sendo realizada a conferência exatamente para que representantes da população de Fronteiras vejam o que é melhor para nossas crianças e adolescentes. Amanhã trabalharemos todos os eixos que dizem respeito às políticas públicas para oferecer bem-estar para essas pessoas aonde iremos analisar também os indicadores de impactos sociais no nosso município de como ele está no ano de 2022 em relação às vacinas, busca ativa escolar, famílias cadastradas e assim planejar ações para os próximos dois anos”, falou.

O cidades Na Net também ouviu a Ana Prisciele, que é assistente social e assessora do município. “Para o nosso município e todos os municípios a conferência é essencial e importante para que a gente possa avaliar, analisar e conseguir formular mais ações para desenvolvermos cada vez mais com efetividade nossas atividades no município. Foi um momento inicial maravilhoso onde tivemos as presenças de muitas crianças, adolescentes, pais e nada mais importante do que ouvi-los, saber as necessidades para trabalharmos em cima delas. Estou muito feliz com essa abertura e esse início […] nosso município tem aumentado muito o atendimento de crianças e adolescentes, principalmente crianças com o transtorno do espectro autista. Temos desenvolvido diversas atividades e ações e fizemos a implantação de uma sala de atendimento dessas crianças”, destacou.

A senhora Angela Darla, mãe de criança portadora do TEA e assistente social elogiou a gestão e falou da conferência. “A importância dessa conferência é idealizar (mostrar, apresentar) ideias para os direitos de crianças e adolescentes, crianças especiais. Esse momento é de suma importância para que a sociedade possa participar, apresentar suas queixas e tirar dúvidas”, enfatizou.

Após as falas os presentes foram convidados a visitar as salas com exposição dos serviços ofertados pela gestão as crianças e adolescentes.

Além das presenças já citadas também esteve presente no evento a primeira – dama e secretária de Educação, Zildênia Ribeiro, a secretária de Juventude, Maria Alice Bezerra e a Mobilizadora do NUCA, Michele Paiva.

_2º dia:

A conferência tem continuidade durante todo o dia desta sexta – feira, dia 25 de novembro, onde os participantes serão divididos em grupos para a discussão dos cinco eixos e elaboração de propostas. Os eixos são: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19 e a eleição dos delegados que participarão da conferência estadual representando o município.

Publicidade

_Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS