CRAS e Educação de Fronteiras culminam atividades alusivas ao mês da consciência negra “amplie a sua”; fotos
Publicado por: Iago Sousa | Data: 02/12/17

CRAS e Educação de Fronteiras culminam atividades alusivas ao mês da consciência negra “amplie a sua”; fotos

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Fronteiras – PI, através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e a secretaria de Educação, promoveram atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, lembrado oficialmente no Brasil, no dia 20 de novembro. A culminância do projeto sobre a temática, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 01, no auditório Dona Quinô.

Na cerimônia de culminância, o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Raoni Sousa, explanou que as atividades teve como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a situação da população negra e a mobilização da sociedade para romper com a desigualdade e o preconceito, além de possibilitar contato mais próximo com a cultura afro-brasileira.

Raoni, que também é articulador do Selo Unicef – edição 2017-2020, explicou que durante o período de 30/10 à 30/11 foram desenvolvidas diversas atividades sobre a consciência negra nas escolas municipais de ensino, como rodas de conversas sob responsabilidade da Assistente Social Saara Raquel e da Psicóloga Ana Paula, oficinas artísticas no CRAS orientados pelas oficineiras do SCFV, reuniões de planejamento e encontros de produção para este momento de culminância. Ainda nas escolas alguns professores se colocaram a disposição para trabalharem o tema através de desenhos e garatujas, (Centro de Educação Infantil) poema, poesia, contos e dissertações (Hermínio José Ribeiro e Nossa Senhora de Fátima).

De todos os textos e desenhos os melhores foram selecionados e os alunos foram premiados durante a culminância com um belíssimo troféu, medalha e certificado de participação no projeto. Os textos e desenhos foram avaliados pelos profissionais que compõem o CRAS de Fronteiras com responsabilidade, imparcialidade e empenho.

Os alunos premiados foram: Nathielle Alves, Jhenffer Vitória e Livia Maria, na categoria Desenhos e Garatujas, do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho; Gabriela de Sousa, Milleny Vitória de Sousa Alencar e Maria Helena, na categoria contos; Maria Alice – da Escola Nossa Senhora de Fátima -, Hagata Kiara – da Escola Herminio José Ribeiro-, e Rayka Rielly Bezerra, aluna da Escola Herminio José Ribeiro; Camila Vitória e Ana Isabela, alunas da Escola Herminio José Ribeiro, na categoria dissertação e Andresa Cirlene da Silva Figueredo, na categoria poesia/cordel.

Todas as produções ficaram em exposição para apreciação em ambos os lados das paredes do auditório. Durante o evento houve ainda apresentações culturais, como: a dança “Dandalunda” e “Maneira o Pau” com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de responsabilidade de Janaina Silva; apresentação de dança do Grupo de Dança Art. Pop formado por alunos da Escola Hermínio José Ribeiro em parceria com o CRAS, com o oficineiro Raoni Sousa.

Para a Presidente do CMDCA e representante da Secretaria de Assistência Social, Ana Priscielly, as ações realizadas em Fronteiras fortalecem, ampliam, valorizam a cultura africana, reconhecendo, significando e resignificando as identidades. “O nosso trabalho social teve como perspectiva refletir às questões de raça e etnia, bem como uma forma de fortalecer o empoderamento, a construção de identidades positivas, a valorização da diversidade, a participação social e a defesa coletiva da dignidade e dos direitos deste segmento” ressaltou.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Verônica Pereira Ribeiro, participou do evento de culminância e em seu discurso, falou a sobre a importância de atividades de conscientização que quebrem paradigmas enraizados na sociedade. “São atividades como essa que fortalecem a luta contra o preconceito, através do exemplo de Zumbi dos Palmares, um símbolo de bravura e resistência do povo brasileiro, parabéns Raoni, parabéns equipe do Social, parabéns pais e alunos pela expressiva participação”, encerrou.

O evento contou a presença do secretário de comunicação Clediomar Sousa e reuniu diretores e coordenadores de escolas, equipe do CRAS, e dezenas de pais, alunos e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Fronteiras.

Veja mais fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES 0 Comments

Quatro vereadores se articulam pela presidência da Câmara em Jaicós

Vereadores eleitos e reeleitos nas eleições no dia 2 de outubro, no município de Jaicós, terão, em janeiro, uma nova eleição, desta vez, para a mesa diretora da Câmara Municipal.

DESTAQUES

Médicos piauienses mortos em queda de helicóptero são velados em São Luís

Os corpos dos médicos piauienses que morreram na queda de um helicóptero estão sendo velados na manhã desta segunda-feira (2) na sede do Conselho Regional de Medicina do Maranhão. O

DESTAQUES

Feira Livre aos sábados fortalece o comércio local e impulsiona a economia em Francisco Macedo

A reportagem do Portal Cidades Na Net, esteve durante toda a manhã deste sábado, (05/08), no município de Francisco Macedo, distante cerca de 400 km da capital do Estado, para